Início Cultura Museus estaduais terão entrada gratuita no aniversário dos 468 anos de São...

Museus estaduais terão entrada gratuita no aniversário dos 468 anos de São Paulo

museus
Tempo de Leitura: 2 minutos
museus
  • Uma oportunidade gratuita de conhecer os museus da cidade
  • No MIS, o destaque é a exposição da cantora Rita Lee

No aniversário de 468 anos da cidade de São Paulo, comemorado nesta 3ª feira (25/01/2022), os museus estaduais terão entrada gratuita. Entre os destaques, estão duas mostras do programa Modernismo Hoje que serão inauguradas no Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera. O Memorial da Resistência, a Estação Pinacoteca e Pina Luz, que não abrem às 3ªs. feiras, não farão parte da programação desta terça. Desde 10 de janeiro, instituições culturais do estado exigem o comprovante de vacinação contra a covid-19.

Como parte das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o Museu Afro Brasil recebe  “Arqueologia Amorosa de São Paulo”, que mostra a cidade da segunda metade do século 19 até a primeira metade do século 20, e “Padre Jesuíno do Monte Carmelo aos Olhos de Mário de Andrade”. Elas ficarão em cartaz até 30 de junho de 2022, das 10 às 17 horas.

Quem visitar o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, vai conhecer a mostra temporária “Sonhei em Português”. A exposição fala sobre migrações do século 21 com depoimentos de migrantes na cidade de São Paulo, sejam brasileiros ou estrangeiros. A curadoria é Isa Grinspum Ferraz.

No Museu do Futebol, no Estádio Pacaembu, a novidade é a exposição temporária Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa. Na área em frente ao museu, a criançada poderá participar das atividades do programa “Férias no Museu”, que disponibiliza uma estrutura completa de atividades diversas, como chute a gol, pingue-pongue, futmesa e espaço infantil. Adultos também podem brincar. A programação é das 9 às 18 horas.

A exposição que homenageia Rita Lee estará no Museu da Imagem e do Som (MIS). A mostra, que teve curadoria dela e do filho da cantora, João Lee, traz um panorama da carreira e da vida de Rita.

Nos jardins da Casa das Rosas, na Avenida Paulista, é possível visitar a instalação Renascimento, formada por 365 manequins suspensos, que homenageia as vitimas da pandemia de covid-19 e os profissionais da saúde. A obra é do artista plástico Siron Franco. Além disso, haverá uma programação especial para o aniversário da cidade com a apresentação do projeto “Canta a poesia”.

Também terão programação gratuita nesta 3ª feira (25/01): Museu da Casa Brasileira, Museu da Imigração, Museu Catavento, Paço das Artes, Casa Guilherme de Almeida, Casa Mário de Andrade e Museu de Arte Sacra de São Paulo. <<Com apoio de informações/fonte: Empresa Brasil de Comunicação/ por Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil – São Paulo >>


d