Home Cotidiano Museu do Ipiranga comemora um ano de reabertura com atividades gratuitas 

Museu do Ipiranga comemora um ano de reabertura com atividades gratuitas 

Tempo de Leitura: 3 minutos

reabertura

  • Feriado da Independência marca o 1º ano de reabertura da instituição, com visitação e atividades organizadas em parceria com o Sesc Ipiranga
  • O nome oficial do Museu do Ipiranga é Museu Paulista – Universidade de São Paulo

No próximo 7 de setembro (5a.feira), acontece a nova edição do Museu do Ipiranga em Festa, ação realizada pela Universidade de São Paulo (USP) e o Sesc SP desde 2017 com o intuito de dar visibilidade ao Museu do Ipiranga para que o Edifício-Monumento fosse restaurado e reinaugurado no bicentenário da independência.

A edição deste ano é diferente, pois é a primeira que celebra o museu aberto, restaurado, acessível e disposto a estabelecer diálogos com múltiplas narrativas. Desta vez o público poderá realizar uma visitação gratuita pelas exposições Uma História do Brasil, Para Entender o Museu e Passados Imaginados.reabertura

A visitação em percurso promove reflexões sobre a história nacional e oferece, no salão nobre, uma mediação do quadro de Pedro Américo, Independência ou Morte!. As visitas contam ainda com recursos de audiodescrição, mediante empréstimo de audioguias e de legendas para a comunidade surda.

Na área externa, às 10 horas, o CORALUSP apresenta-se na escadaria da esplanada, abrindo as atividades que serão oferecidas nos terraços laterais do Jardim Francês, com jogos e vivências com material de mediação desenvolvido pela equipe do núcleo educativo do Museu.

Além disso, em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo, estão programados roteiros de visitação dentro do parque da Independência. As atividades dispõem de intérpretes de Libras e o CORALUSP conta com audiodescrição.

reabertura

Ainda nos terraços laterais, ocorrem oito oficinas, que passam por desenho, roda de bordado, bonecas de papel, criação de monstros e autômatos de madeira, além de contações de histórias afro-indígenas. Os visitantes também vão poder experimentar malabarismos com claves, bolinhas e bambolês.

Às 16 horas, para encerrar o Museu do Ipiranga em Festa, uma intervenção dos Pankararu de Real Parque, povo originário de Pernambuco, mas que residem em São Paulo, apresenta aos visitantes o Toré, uma dança ritualística em que os Pankararu retribuição aos encantados, entidades que protegem o grupo.


SERVIÇO:

Programação  – 7 de setembro de 2023 • 9  às 17 horas

Museu do Ipiranga – Visitação gratuita
  • Horário: 9h às 18h
  • Atividade com recursos de audiodescrição e de acessibilidade para a comunidade surda, mediante empréstimo de audioguias.
  • Descritivo: Visita às exposições “Uma História do Brasil”, “Para entender o Museu” e “Passados Imaginados”
Independência ou Morte!
  • Horário: 9h às 18h
  • Local: Salão Nobre
  • Descritivo: Pílulas de mediação no Salão Nobre a respeito da pintura “Independência ou Morte!”, de Pedro Américo.
CORALUSP
  • Horário: 10h
  • Local: Escadaria na esplanada
  • Atividade com recursos de audiodescrição e recursos de acessibilidade para a comunidade surda
  • Descritivo: Criado em 1967, pelo Maestro Benito Juarez e José Luiz Visconti. Engloba 12 grupos e 3 oficinas sob a direção de 7 regentes, com mais de 650 coralistas.

Mais informações com restante da programação: clique aqui

Museu do Ipiranga – Rua dos Patriotas, 100 • museudoipiranga.org.br  


<<Com apoio de informações/fonte: Ex-Libris / Marco Paulo >>

reabertura reabertura reabertura reabertura

d