Home Estilo DZN Montes Toscanini: conheça alguns dos rótulos da premiada vinícola uruguaia

Montes Toscanini: conheça alguns dos rótulos da premiada vinícola uruguaia

Renato Lutgens - Sommelier da Casa Flora Importadora
Tempo de Leitura: 5 minutos

Montes

da Redação DiarioZonaNorte

Conhecemos os rótulos da vinícola uruguaia Montes Toscanini, representada no Brasil pela Casa Flora Importadora. O enólogo Leonardo Montes, a frente da bodega, esteve no Brasil durante a ProWine São Paulo – a principal feira profissional do setor de vinhos e destilados da América Latina voltada ao segmento B2B, que aconteceu na cidade de São Paulo entre os dias 27 e 29 de setembro de 2022.

A Montes Toscanini participou do evento, dentro do estande montado pela Uruguay Wines – marca do Instituto Nacional de Viticultura do Uruguai, responsável pela divulgação da industria do vinho daquele pais pelo mundo.

Montes
Renato Lutgens – Sommelier da Casa Flora Importadora, Rodrigo Rodrigues Albernaz – Gestor on Trade da Casa Flora Importadora e Leonardo Montes, enólogo e diretor da Bodega Montes Toscanini
Uruguai

Localizado entre os Paralelos 30 e 35 Sul, a mesma latitude dos vinhedos argentinos, chilenos, sul africanos e neozelandeses – considerada ideal para o desenvolvimento das vinhas, o Uruguai tem uma extensão de 177 mil km², pluviosidade média anual de 900 mm,  Sol  constante e cerca de  3,2 milhões de habitantes, destacando-se pela qualidade de seus vinhos.

O Uruguai tem uma boa variedade de cepas. Entre as uvas tintas, a Tannat – levada para o país em 1870 por imigrantes franceses reina e, hoje ocupa um terço de toda a área plantada no país. Somada as variedades Merlot, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Shiraz e Tempranillo – as tintas representam 72% da área de cultivo de uvas do país. Dentre as brancas, a Sauvignon e a Chardonnay predominam, seguidas da Sauvignon GrisViognier, Riesling e Albariño.

Montes

Bodega Montes Toscanini

Fundada em 1979, a Montes Toscanini é uma jovem adega que carrega em seu DNA uma tradição que remonta o final do Século XIX, quando o patriarca da família emigrou da Itália para o Uruguai e se estabeleceu em Canelones, onde elaborou seu primeiro vinho em 1908. Hoje, a empresa é administrada pela quarta geração da família, produzindo cerca de um milhão de litros de vinho ao ano – entre de mesa e finos (que passaram a ser elaborados pela vinícola em 1995).

Por mais de 20 anos foi a vinícola que mais ganhou prêmios no Uruguai, em degustações à cegas. A Montes Toscanini também acumula prêmios nos tradicionais concursos The Consumer Chooses, The Consumer King, Tannat al Mundo, Catad’Or, Placer e VinoSub30 e está entre as dez vinícolas uruguaias que mais exportam seus produtos, tendo como principais mercados Estados Unidos, México,  Brasil e Ásia.

Mariana Benvenido (@feelthewine), Maze? Alexandrino Loiola (LOUP Restaurante) , Renato Lutgens (Casa Flora Importadora), Reila Criscia – diretora da Anagrama Comunicações e Eventos, Gabriela Caputo (@mylifewithwine)

A produção valoriza o estilo frutado e complexo dos vinhos com grande equilíbrio em boca. A seguir, alguns dos rótulos da vinícola  apresentados durante a ProWine São Paulo:

O Gran Tannat Premium 2018

Rótulo ícone da Montes Toscanini é elaborado a partir da colheita 100% manual da uva, de parcelas selecionadas do vinhedo, quando atingem o ponto mais alto de maturidade polifenólica de sua casca e sementes – antes que a polpa esteja marcadamente madura.  A fermentação alcoólica ocorre sob temperaturas de no máximo 26°C, com maceração prolongada e remontagens diárias por mais de 22 dias, passando por fermentação malolática.

O Gran Tannat Premium sofre fermentação malolática e depois é deixado em repouso em cubas de concreto para passar por um delicado processo natural de clarificação e estabilização. O processo de envelhecimento se dá durante 18 meses em barris de carvalho americano. Como não recebe tratamento ou estabilização antes do engarrafamento, forma sedimentos conforme envelhece na garrafa.

Montes
Reila Criscia – diretora da Anagrama Comunicação e Eventos e Rodrigo Rodrigues Albernaz – Gestor on Trade da Casa Flora Importadora – durante a degustação do Grand Tannat Premium

Crudo 2022

O Crudo é um vinho com uma proposta diferenciada.  Durante a vinificação, o enólogo reduz ao mínimo as intervenções fazendo com que a uva expresse todo o seu potencial natural, sem a adição de sulfitos ou passagem por barrica, graças ao uso de uvas extremamente selecionadas para atingir a qualidade organoléptica  (aromas, aspecto visual e sabores) desejada. O processo de poda trabalha com o desbaste e desfolha da vinha, para que os cachos estejam saudáveis ??no momento da colheita.

Os vinhos passam pelo processo de fermentação malolática, sem adição de colantes ou estabilizantes, por isso a existência de sedimentos na garrafa. São vinhos sensíveis às mudanças de temperatura e é recomendado que o consumo se dê até dois anos após a colheita.

Um varietal 100% Tannat, de cor púrpura com reflexos de cor azul. No olfato apresenta  notas de frutos vermelhos e pretos. Ácido, com taninos macios e redondos. Um vinho muito equilibrado e expressivo.

Reila Criscia – Diretora da Anagrama Comunicação e Eventos, durante a prova do Crudo
Criado En Roble 2019

Elaborado com as castas Tannat (45%), Syrah (40%) e Merlot (15%), onde as uvas são colhidas manualmente e posteriormente, maceradas e fermentadas por mais de 20 dias sob temperaturas que variam entre 24º e 26º, com remontagens diárias.

Os vinhos sofrem fermentação maloláctica e depois são deixados em repouso. Uma vez estabilizado e clarificado, inicia-se o estágio em barricas de carvalho francês durante 15 meses. Nesta fase o vinho adquire todas as características do carvalho, que mais tarde se refletirão no copo. Finalmente, o vinho completa uma etapa de envelhecimento em garrafa.

No visual apresenta uma cor cereja intensa e no nariz apresenta aromas de frutas vermelhas e notas de tabaco e café. Em boca, é seco, muito estruturado, com boa acidez, taninos maduros e final persistente.

Serviço:

Bodega Montes Toscanini

  • Endereço:  Luis Batlle Berres s/ny Gral. Flores – 90200 – Las Piedras –                          Canelones – Uruguai
  • e-mail: [email protected]
  • Telefone: +598 2364 4320
Casa Flora Importadora e Distribuidora

d