Home Região Limpa SP realiza ação no Parque do Trote durante a Semana do...

Limpa SP realiza ação no Parque do Trote durante a Semana do Meio Ambiente

Limpa
Tempo de Leitura: 3 minutos

Limpa

da redação DiárioZonaNorte
  • Limpa SP realizou evento no Parque da Vila Guilherme/Trote
  • Iniciativa comemorou a  Semana Nacional do Meio Ambiente

Para celebrar a Semana Nacional do Meio Ambiente, que acontece na primeira semana do mês de junho, a Limpa SP realizou um trabalho de conscientização ambiental entre os visitantes e frequentadores do Parque da Vila Guilherme/Trote. 

crédito da foto: Divulgação Limpa SP

Entre os dias 1 e 3 de junho de 2020, agentes ambientais da Limpa SP – em parceria com a Coopermiti –, coletaram resíduos eletrônicos e distribuíram pacotes com composto para adubar plantas – produzido nos pátios de compostagem da cidade. 

Limpa
Composto orgânico produzido nos pátios de compostagem da cidade

A ação fez parte de uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) e Secretaria de Limpeza Urbana (SELIMP) e aconteceu simultaneamente em outros pontos da cidade e buscou  promover a conscientização ambiental na população e ampliar o descarte correto dos materiais nos ecopontos do município.

Limpa
Verônica Correia, Ana Célia Correia, Fábio Roberto da Silva e Adriana Assis – durante a ação no Parque do Trote.
Limpa SP

A Limpa SP é a empresa responsável pelos chamados “serviços indivisíveis” de limpeza urbana: varrição de vias públicas, capinação, limpeza de bueiros, limpeza e lavagem após feiras-livres, escadarias, vielas, entre outros serviços e gestora de 23  ecopontos.

A empresa impacta positivamente a vida de cerca de 1,5 milhão de pessoas nos 200 quilômetros pertencentes às Subprefeituras de Casa Verde/Cachoeirinha/Limão, Freguesia/Brasilândia, Santana/Tucuruvi/Mandaqui, Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros, Jaçanã/Tremembé (na Zona Norte) e Penha (Zona Leste)

Ecopontos
Ecoponto de Santana
O que pode ser descartado no ecoponto

Durante a ação realizada no Parque da Vila Guilherme/Trote, a Limpa SP também divulgou os endereços dos ecopontos da geridos por ela.

A cidade de São Paulo totaliza 115 Ecopontos, que recebem gratuitamente resíduos recicláveis, restos de poda, grandes objetos (móveis, sofás, etc.), e até (1m³) de entulho. Nessas estruturas o munícipe pode dispor o resíduo em caçambas distintas para cada tipo de material.

Os ecopontos não recebem tintas, solventes, gessos, lâmpadas, pilhas, baterias e eletrodomésticos.

Limpa
Caixa de descarte da Coopermiti para e-lixo
E-lixo

Os resíduos eletrônicos recolhidos durante a ação foram encaminhados para Cooperativa Coopermiti para um descarte correto. O Brasil produz mais de  de 1,4 milhão de toneladas de lixo eletrônico (e-lixo) anualmente o que equivale a  de 36 % de todo lixo eletrônico da América Latina.

Como lixo eletrônico podemos entender os dispositivos eletroeletrônicos, pilhas, celulares, tablets e computadores, aparelhos de televisão, monitores,  ferros elétricos, secadores, lavadoras de louça e de roupa, geladeiras e etc.

Quando o lixo eletrônico é descartado junto ao lixo comum – indo parar em aterro sanitários, ele é exposto ao sol e chuva e pode liberar metais pesados Mercúrio, Cádmio, Cobre, Cromo, entre outros que podem contaminar o solo e lençóis freáticos.