Home Destaque Ipem-SP faz operação e encontra erros no peso em barras de cereais,...

Ipem-SP faz operação e encontra erros no peso em barras de cereais, biscoitos e wafer

Ipem-SP
Tempo de Leitura: 4 minutos

 


Nota da Redação: O DiárioZonaNorte recebeu, nesta 3a. feira (01/02/2022), mensagem do Departamento Jurídico da empresa Bauducco, um pedido de retificação quanto a matéria abaixo. Segundo a empresa, “não há relação da Bauducco com as empresas mencionadas Pandurata,  Hershey e Garoto“. Na mesma nota, informa que “a Pandurata é responsável apenas pela distribuição do produto Parati ( Kellog Latin América – Santa Catarina)“. A nota da Bauducco encerra com a informação: “estamos cientes da operação e estamos trabalhando para minimizar o índice das autuações“.  O DiárioZonaNorte esclarece que a base da matéria foi em cima das informações enviada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão do governo de São Paulo, que constam nas tabelas publicadas. Assim mesmo, em nova mensagem, o Depto. Jurídico da empresa insiste em afirmar que ” a Pandurata que detém a marca Bauducco não tem relações com as empresas Hershey´s e Garoto“.  <Acréscimo de informações em 01/02/2022>


  • Fiscais avaliaram nos laboratórios do instituto, na capital e interior, o peso de barra de cereais, biscoitos e wafer
  • Operação chamada de “Hora do Lanche” encontra erros em 97% dos produtos

Com a operação denominada “Hora do Lanche”, o  Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP),  realizou na  6ª feira (21/01/2022) um levantamento em barras de cereais, biscoitos e wafer,  nos laboratórios da autarquia na capital, em Bauru, Ribeirão Preto e São Carlos. São produtos embalados nas fábricas, sem a presença do consumidor (pré-medidos).

Foram fiscalizados 29 produtos, sendo 28 (97%) autuados por irregularidades no peso. São diversos fabricantes com suas marcas: Piraquê, Adria, Garoto, Nestlé, Tostines, Bauducco (Pandurata), Hershey (Bauducco) e Parati.

Já na ordem dos produtos analisados por fabricantes: Nestlé: 15 produtos listados; M.Dias Branco: 08 produtos listados; Pandurata (Bauducco), 03 produtos; Hershey (Bauducco), 01 produto; Garoto (Bauducco), 01 produto; e Parati (Kellog Latin America-Santa Catarina), 01 produto.

Diferenças apresentadas

As diferenças a menos nos produtos ficaram entre 2,30 a 43,2 gramas. Os produtos que atingiram os maiores patamares: Biscoito-água e gergelim Piraquê (M.Dias Branco) de 280 gramas na embalagem e foi constatado menos 43,2 gramas — que estava sendo comercializado em Ribeirão Preto.

Na capital de São Paulo, o biscoito Piraquê de 200 gramas na embalagem foi encontrado com menos 17,6 gramas. O fabricante é também a M.Dias Branco. Já na cidade de São Carlos foi encontrada uma diferença de 18,1 gramas no Biscoito Doce de Leite Maltado de 160 gramas, da M.Dias Branco.

E, finalmente, na cidade de Bauru a maior quantidade de 26,40 gramas foi encontrada no biscoito salgado água-gergelim indicado na embalagem com 280 gramas, produzido pela M.Dias Branco.

Ipem-SP

Ipem-SP

As empresas autuadas terão dez dias — ou seja, até 31/01/2022 (2ª feira) — para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

O consumidor precisa fiscalizar

O consumidor deve ficar atento às suas compras e produtos consumidos. Ao notar diferença de peso com o informado na embalagem, deve pedir a Nota Fiscal do local, auferir na hora e providenciar um Boletim de Ocorrência no Distrito Policial da região. Com isto,  pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem, pelo telefone 0800 013 05 22, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 17 horas, ou enviar e-mail para: [email protected].

Quem são os fabricantes
  • Nestle S.A.  é uma multinacional  de origem suiça e a maior empresa mundial de alimentos e bebidas. Atualmente, com mais de 2 mil marcas, entre as globais e as brasileiras. A empresa está em 191 países e completou 100 anos de Brasil, com sede em São Paulo (Av.Nações Unidas).
  • M.Dias Branco Indústria de Alimentos está localizada em Fortaleza (CE), com mais de 65 anos de história, e comercializa marcas regionais e nacionais: Adria, Piraquê, Zabet, Basilar, Delicitos, Estrela, Finna, Fortaleza, Isabela, Adorita, Amorela, Puro Sabor, Medalha de Ouro, Pedaggio, Pilar, Richester, Salsitos e Vitarella.
  • Pandurata Indústria de Alimentos está localizada em Guarulhos-SP e concentra as marcas Bauducco, Visconti, Tommy e Fritex. E tem também participação da Hershey.
  • Parati Indústria e Comércio de Alimentos está localizada em São Lourenço do Oeste, em Santa Catarina. A empresa está no mercado há quase 50 anos e  tem participação da Hershey.

Ipem-SP 

É uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro.

Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, fios e cabos elétricos, entre outros materiais e instrumentos.

Calibrações e verificações em diversos instrumentos, entre eles, termômetros, cronotacógrafos, hidrômetros e bafômetros. É seu papel também defender o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou.


<<Com apoio de informações/fonte:  Ass. de Imprensa do Ipem-SP  / Tais Borges >>

d