Home Destaque Guarulhos reforça ação de vacinação contra a dengue com abertura de 25...

Guarulhos reforça ação de vacinação contra a dengue com abertura de 25 locais

Tempo de Leitura: 4 minutos

25

  • Ação contra Dengue acontece no sábado (24/02) e com 25 polos de vacinação;
  • Várias ruas da região do Cabuçu serão visitadas; e
  • Agentes farão verificações em locais de proliferação do mosquito Aedes Aegyti.

A exemplo do que aconteceu na semana passada na Vila Dinamarca, a Prefeitura de Guarulhos realiza neste sábado (24/02/2024) na região do Cabuçu a ação Todos Contra a Dengue, que visa a mobilizar o poder público para conscientizar, sensibilizar e incentivar a população a participar na luta contra a doença.

A programação reserva ações educativas, com a distribuição de panfletos, a eliminação de criadouros e uma atividade complementar com a nebulização de ruas daquele bairro. Além disso, os 25 polos de vacinação contra a dengue da cidade estarão abertos das 8 às 16 horas.

 A operação contra a dengue ocorrerá das 9 às 11 horas, com o ponto de encontro marcado para a EPG Vereador Faustino Ramalho (avenida Palmira Rossi, s/nº). O trajeto de toda a atividade engloba as ruas Capitão Abner, Orlando, Maria Luiza Reis, Mari Oren, Paraguaçu, Sebastião Oren, Mário Domingues, Osminda Maria Ribeiro, Almeida Torres, Servidão, Shigueo Ossozuka e Maranhão, além da viela Santa Catarina e da estrada Davi Corrêa.

25
Solddos da Base Aérea da Aeronáutica ajudam na fiscalização

As equipes se deslocarão a pé pelas vias a partir do roteiro proposto, organizado pela Secretaria da Saúde, que considera o cenário epidemiológico do município para essa atividade. O objetivo é a formação de dez equipes multiprofissionais, compostas por dez pessoas cada.

A ação contará com a participação de agentes de controle de endemias, representantes da Aeronáutica com 20 militares da  Base Aérea, da Guarda Civil Municipal, da Defesa Civil e de agentes da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU).

A partir das 8 horas um carro de som passará pelas ruas do bairro para convocar e incentivar a participação dos moradores na ação, que ainda contará com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos (Operação Cata-Treco), da Secretaria de Administrações Regionais, com ações de zeladoria pontuais em vias públicas, e de coordenadores de trânsito da STMU na região.

Polos de vacinação por região

Região Centro: UBS Tranquilidade, São Rafael, Cavadas, Flor da Montanha, Cecap e o Ambulatório da Criança e do Adolescente.

Região Cantareira: UBS Continental, Paulista, Cidade Martins, Belvedere, Rosa de França, Jovaia e Recreio São Jorge.

Região São João/Bonsucesso: UBS: Seródio, Marinópolis, Ponte Alta, Nova Bonsucesso e Carmela.

Região Pimentas/Cumbica: UBS: Dinamarca, Cumbica (Mario Macca), Nova Cumbica, Uirapuru, Jurema, Normandia e Pimentas.

25

As ações

A Secretaria da Saúde lembra que o responsável deve cadastrar a criança, mas ela precisa estar dentro da faixa etária (dez e 11 anos) para que apareçam as vagas disponíveis.

O mais recente boletim epidemiológico, publicado na 5a. feira (22/02/2024), mostrou que a cidade apresenta 4.164 casos confirmados da doença e uma morte, de uma mulher de 104 anos.

Segundo a Prefeitura de Guarulhos, a abertura dos polos no sábado é fundamentalmente voltada às pessoas que não têm condições de levar as crianças para serem vacinadas durante a semana.

Guarulhos recebeu na última 2ª feira (19/02/2024) um total de 34.270 doses do imunizante Qdenga, desenvolvido pelo laboratório Takeda, suficientes para imunizar 77% do público-alvo local.

A Secretaria da Saúde destaca que a vacinação das crianças contribui para a construção de uma barreira contra a propagação do vírus na cidade.

De acordo com o órgão, a vacina oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue e o esquema vacinal é composto por duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.

25

O início da vacinação

Na 3a.feira (20/02/2024) Guarulhos deu início à campanha de vacinação contra a dengue, direcionada às crianças de dez e 11 anos do município, em conformidade com as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

As 34.270 doses do imunizante Qdenga chegaram à cidade na segunda-feira (19), suficientes para imunizar 77% do público-alvo local. Foi registrada a aplicação de 523 doses no primeiro dia de vacinação.

A administração da dose é necessário que os pais ou responsáveis legais estejam presentes e apresentem comprovante de endereço, além de documento com foto ou Certidão de Nascimento do menor. A vacinação é realizada em 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Ambulatório da Criança e do Adolescente, abrangendo as quatro regiões de saúde da cidade.

 A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação das crianças como contribuição fundamental para a construção de uma barreira contra a propagação do vírus na cidade. Vale ressaltar que a vacina oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue e que o esquema vacinal é composto por duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.

Serviço

O horário de vacinação é das 8 às 16 horas, exceto nas UBS Cecap, Tranquilidade, Paulista e Flor da Montanha e no Ambulatório da Criança e do Adolescente, que atenderão até as 18 horas.

Os endereços das UBS de Guarulhos podem ser consultados em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs. Já o Ambulatório da Criança fica na rua Osvaldo Cruz, 151, Centro

Quem quiser agendar a aplicação da vacina deve acessar o portal https://guarulhosportal.sissonline.com.br. O agendamento só poderá ser feito nas seguintes unidades: Ambulatório da Criança, UBS Cidade Martins, UBS Nova Bonsucesso e UBS Jurema. Nesses locais também será feito atendimento espontâneo.


<< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Guarulhos – Fotos: Divulgação – Fabio Nunes Teixeira/PMG >>

25 25 25 25 25