Tempo de Leitura: 2 minutos

O  Sítio São Francisco, no bairro dos Pimentas – um dos mais vulneráveis de Guarulhos, com população em cerca de 157 mil habitantes e renda per capita de R$315 –, recebeu neste sábado (20fev2021) a Praça da Cidadania, um espaço construído pelo governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Guarulhos. O governador João Doria e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Sáo Paulo, Bia Doria,  participaram de solenidade da entrega do espaço.

O projeto promove espaços destinados à proteção e inclusão social, ao aperfeiçoamento profissional e à participação comunitária de pessoas em situação de vulnerabilidade social.  Em parceria com empresas e comunidades locais,  o investimento foi de R$ 2,4 milhões, que  foi integralmente doado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região – Setcesp.

Com  área de 2.946 m², que foi cedida pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), o local conta com playground e academia popular disponibilizados pela municipalidade, além de todo o paisagismo da praça, com reposição de grama e colocação de árvores e arbustos, mais a instalação de mesas e bancos. O complexo também disponibiliza um centro de qualificação profissional, criado pelo governo estadual.

O que o local oferece aos moradores

A praça conta com equipamentos para esportes, lazer e cultura, parque infantil e área de convivência e jogos. Em outro segmento, com sete salas de aula, dois banheiros e um depósito no espaço de 570 m² serão destinados para cursos de qualificação profissional e apoio ao empreendedor  disponibilizados pelo Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo.

Os cursos são ministrados pelo Centro Paula Souza e abrangem qualificações nas áreas de beleza, gastronomia, moda, informática e administração. Entre os cursos disponibilizados estão costureiro (120 horas), cartonagem (60), cabeleireiro (60), cabeleireiro avançado (60), barbeiro (60), maquiagem (60), manicure (60), cuidador de idosos (80), informática básica (60), conteúdo para redes sociais (140), panificação (20), pizzaiolo (20), salgadeiro (20), confeitaria (20), auxiliar de cozinha (80) e assistente de logística (60)

A administração da escola é da Organização da Sociedade Civil local Instituto Cultural Olhando Por Nós, com repasse financeiro do Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo.


Serviço
Praça da Cidadania
  •  Endereço: Rua Pe. Dorindo de Oliveira Matias, 193 – Pimentas – Guarulhos – SP
  •  Inscrições:  no locasl ou no site: clique aqui
  • Parcerias: Governo do Estado de SP, Prefeitura de Guarulhos, Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região – Setcesp, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Centro Paula Souza,  Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente e  Secretaria de Estado dos Esportes.

<< Com apoio de informações/fonte: Comunicação Governo de SP / Fundo Social de Solidariedade de São Paulo e Prefeiturs de Guartulhos>> 

 d