Home Cotidiano Gasolina e diesel têm novos reajustes e já acumulam alta de 34%...

Gasolina e diesel têm novos reajustes e já acumulam alta de 34% e 27% no ano

Tempo de Leitura: 2 minutos

A Petrobras anunciou, nesta 5ª feira (18/02/2021), um novo reajuste nos preços dos combustíveis nas refinarias.

Com o aumento, que passa a vigorar nesta 6a. feira (19/02/2021),  o valor médio do litro da gasolina sofrerá um reajuste de 10,2% e passa a custar R$ 2,48. Já o litro do  diesel terá um reajuste de 15% e passará a custar  R$ 2,58.

A Petrobras já fez quatro reajustes na gasolina e três no diesel somente em 2021. Assim, o preço dos dois combustíveis acumulam neste ano uma alta de 34,7% e 27,7%, respectivamente.

Alinhamento de preços com mercado internacional

De acordo com o comunicado da estatal, “o  alinhamento dos preços ao mercado internacional é fundamental para garantir que o mercado brasileiro siga sendo suprido sem riscos de desabastecimento pelos diferentes atores responsáveis pelo atendimento às diversas regiões brasileiras: distribuidores, importadores e outros refinadores, além da Petrobras.

Este mesmo equilíbrio competitivo é responsável pelas reduções de preços quando a oferta cresce no mercado internacional, como ocorrido ao longo de 2020.

Os preços praticados pela Petrobras, e suas variações para mais ou para menos associadas ao mercado internacional e à taxa de câmbio, têm influência limitada sobre os preços percebidos pelos consumidores finais.

O preço da gasolina e do diesel vendidos na bomba do posto revendedor é diferente do valor cobrado nas refinarias da Petrobras. Até chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis, além das margens brutas das companhias distribuidoras e dos postos revendedores de combustíveis.

Vale destacar ainda que as revisões de preços feitas pela Petrobras podem ou não se refletir no preço final ao consumidor.

Como a legislação brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, a mudança no preço final dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis”.

Composição de preços

O comunicado trás ainda, uma ilustração que demonstra a contribuição de cada parcela na composição dos preços ao consumidor em cálculo baseado nos preços médios da Petrobras e no levantamento de preços ao consumidor final em 13 capitais e regiões metropolitanas brasileiras publicado pela  Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis –  ANP para a semana de 07 a 13/02/2021.

d