Início Cotidiano Feriado de 12 de outubro com mais movimento nos Terminais Rodoviários de SP

Feriado de 12 de outubro com mais movimento nos Terminais Rodoviários de SP

Tempo de Leitura: 3 minutos

 

  • Concessionária do Terminal Rodoviário disponibiliza mais 452 ônibus
  • Feriado 12 de outubro deve movimentar mais de 441 mil passageiros

No dia 12 de outubro é celebrado o feriado em homenagem à Padroeira do Brasil – Nossa Senhora Aparecida, e diante da pandemia que interfere na circulação de pessoas em todo País, a Socicam – responsável pela gestão dos Terminais Rodoviários Tietê, Barra Funda e Jabaquara, segue atenta às determinações dos órgãos de saúde e ao cumprimento das regras estabelecidas para contenção da Covid-19.

Entre os dias 8 e 13 de outubro, mais de 441 mil pessoas devem embarcar e desembarcar pelos terminais rodoviários de São Paulo, tendo como destinos mais procurados as cidades do interior e litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Paraná.

A previsão é que, nos dias 8 e 9 de outubro, sejam disponibilizados 452 ônibus extras para atender a demanda de passageiros. Caso seja necessário, mais carros podem ser disponibilizados.

A retomada do movimento de passageiros acontece de forma gradual no transporte rodoviário. Os terminais rodoviários de São Paulo, que registraram queda de 90% nos embarques em abril de 2020, atualmente apresentam redução na casa dos 36%, em comparação ao período pré-pandemia.

Aos que irão viajar neste feriado, a concessionária recomenda:

  • Use máscara. De acordo com a Lei Federal nº 14.019, o uso da proteção facial é obrigatório em espaços públicos e privados acessíveis ao público;
  • Atenção para as aglomerações. Além da demarcação de piso e assentos, os terminais contam com os colaboradores em rondas, avisos sonoros e visuais que alertam para o distanciamento social. Obedeça aos avisos de distanciamento e, se puder, compre a sua passagem pela Internet;
  • Caso não seja possível realizar a compra online, antes de se deslocar ao terminal rodoviário entre em contato com a empresa de ônibus que deseja viajar para checar a disponibilidade de passagens e opções de datas e horários;
  • Lave bem as mãos sempre que puder ou faça uso constante de álcool em gel;
    Caso apresente algum sintoma relacionado à Covid-19, entre em contato com a empresa e remarque a sua viagem. O passageiro rodoviário tem prazo de até um ano para remarcar a data da sua passagem.

Campanha Embarque Seguro com a Socicam permanece nos terminais, que estão preparados para receber o público com dispensers de álcool gel 70%, lixeiras exclusivas para o descarte de máscaras, luvas e lenços, comunicação sonora e visual alertando para as recomendações de autocuidado e importância do distanciamento social em locais de filas e uso público.

Superfícies manipuláveis, como corrimãos e alças de carrinhos de bagagem, são desinfetadas frequentemente e todos os colaboradores da Socicam usam Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Além disso, as áreas de circulação são constantemente higienizadas com produtos desinfetantes homologados pela Anvisa.

Fique atento:

  • Atenção com os documentos: Todos os passageiros, até mesmo as crianças, devem apresentar documento de identificação original e com foto;
  • Embarque de crianças e adolescentes: Para viajar desacompanhados ou com terceiros, menores de 16 anos precisam de autorização. Para informações, acesse: www.tjsp.jus.br, em Informações / Infância e Juventude/ Autorização de Viagem;
  • Limite de bagagem: São permitidos até 30 kg no bagageiro e até 5 kg de bagagem de mão, desde que não interfira no conforto dos demais passageiros. Recomendamos que identifique suas bagagens com etiqueta contendo nome completo e telefone;
  • QR Code: Passagens compradas pela internet devem conter o selo de embarque, caso não haja, a pessoa deve passar na bilheteria da empresa para retirar o bilhete;
  • Chegue com antecedência: É importante que o passageiro chegue ao terminal, pelo menos, 30 minutos antes do horário marcado na passagem;
  • Remarcação de passagens: A remarcação e reembolso da passagem são feitos com até 3 horas de antecedência, diretamente com a empresa de ônibus; e
  • Atendimento: Os profissionais da Socicam estão sempre uniformizados, equipados com EPI’s e permanecem em ronda ou nos balcões de informação. Todos estão aptos a prestar o atendimento necessário aos viajantes.

<<Com apoio de informações/fonte: ADS Assessoria de Comunicação / Socicam – Aline Cabral >>


d