Home Região Enel faz evento no Pq. Novo Mundo e alerta aos moradores: “furto...

Enel faz evento no Pq. Novo Mundo e alerta aos moradores: “furto de energia é crime”

Mundo
Foto: Cortesia O São Gonçalo/Leonardo Ferraz
Tempo de Leitura: 3 minutos

crime

  • Iniciativa visa fiscalizar e combater o furto de energia, conscientizando a população sobre os riscos e prejuízos desta prática; e 
  • Também será possível fazer solicitação para cadastro no programa Tarifa Social pelo titular da conta de energia que estiver atualizado no CadÚnico 

A concessionária de energia elétrica, Enel Distribuição São Paulo, está programando uma nova edição da Operação Energia Legal. Desta vez, o local escolhido é o Parque Novo Mundo, na verdadeira Zona Norte (*) da cidade, no início da próxima semana.

Além de oferecer serviços e vantagens aos consumidores, essa iniciativa tem como principal objetivo fiscalizar e coibir as irregularidades e furtos de energia, ao mesmo tempo que conscientiza a comunidade sobre os riscos e prejuízos decorrentes dessas práticas.

A operação é realizada em parceria com a Polícia Civil, responsável por identificar qualquer tipo de fraude na medição de energia em estabelecimentos residenciais e comerciais da região.

crime

Furto de energia é crime

Além de ser considerado crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, as ligações irregulares contribuem para a degradação da qualidade do serviço prestado, afetando todos os consumidores da concessionária e aumentando o número de interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Aqueles que praticam essa conduta, conhecida popularmente como “gato”, não apenas cometem um crime, mas também colocam em risco suas próprias vidas e as de outras pessoas.

Essas pessoas não autorizadas que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligações diretas na rede elétrica estão sujeitas a choques elétricos e acidentes graves, que podem ter consequências fatais. A Enel disponibiliza um canal exclusivo em seu site para denúncias de fraudes — clique aqui.

Mais esclarecimentos

Durante o evento, agentes estarão à disposição para fornecer orientações e distribuir materiais educativos aos participantes. Além disso, a empresa disponibilizará uma Unidade Móvel de Atendimento aos clientes, oferecendo serviços como emissão de segunda via da conta de energia, alteração de titularidade e cadastramento, bem como esclarecimentos e resolução de dúvidas.

A concessionária de energia elétrica ressalta que os clientes interessados em se cadastrar no programa Tarifa Social de Energia Elétrica devem garantir que os dados do titular da conta estejam corretos e atualizados no CadÚnico. ( clique:     www.cadunico.cidadania.gov.br ).

Este evento também inclui o projeto Enel Compartilha Eficiência, que nesta edição permitirá aos clientes a troca de até dez lâmpadas antigas, sejam incandescentes ou fluorescentes (exceto modelos tubulares), por novas lâmpadas mais econômicas de LED. Para participar, basta ser o titular da unidade consumidora, apresentar um documento com foto, uma conta de luz e as lâmpadas a serem substituídas.


Sobre a Enel Distribuição São Paulo — É uma empresa da multinacional de energia Enel. A companhia é a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 7,8 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, principal centro econômico-financeiro do Brasil.


Informações do Evento

         Operação Energia Legal São Paulo

  • Data: De 25 a 28/09/2023 – de 2ª a 5ª feira
  • Horário: Das 9 às 16 horas
  • Local: Escola Estadual Heróis da FEB
  • Endereço:  R. Soldado Benedito Eliseu dos Santos, nº 1
  • Bairro: Parque Novo Mundo.

(*) (*) Nota da Redação-Esclarecimento: Contrariamente ao uso equivocado da Prefeitura da Cidade de São Paulo – que acaba influenciando as emissoras de rádio e tv, mais as outras mídias —  classificando os distritos e as subprefeituras da Freguesia do Ó / Brasilândia, Pirituba / Jaraguá  / São Domingos e Perus  / Anhanguera  como sendo ZONA NORTE. O certo é ZONA NOROESTE, pois estão mais entre  a Zona Norte e  a Zona Oeste — puxando pelo ponto colateral. A verdadeira ZONA NORTE tem como distritos e subprefeituras: Casa Verde / Cachoeirinha / Limão, Santana / Tucuruvi / Mandaqui, Jaçanã / Tremembé e Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros.


<<Com apoio de informações/fonte:  Approach Comunicação / Marcel Andrade / João CArlos Godoy/ Vinicius Abbate >>

d