Home Economia Em busca de emprego, uma alternativa é o Cate da Prefeitura de...

Em busca de emprego, uma alternativa é o Cate da Prefeitura de SP, que pode ajudar

Tempo de Leitura: 3 minutos

CATE

<< Direito da Infraestrutura – 02 >> == por Alberto S. Sogayar (*)

É possível buscar qualificação profissional, totalmente gratuita, visando a tão almejada reinserção no mercado de trabalho. A Prefeitura Municipal de São Paulo disponibiliza um portal, coordenado pelo Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que pode ajudar os cidadãos paulistanos em se capacitar, totalmente de graça, a fim de melhor se qualificar para a busca de sua recolocação profissional.

Sabemos que, atualmente, um dos maiores desafios das sociedades modernas é a busca do pleno emprego, ou seja, que não haja pessoas em fase produtiva, que não estejam devidamente empregadas com carteira assinada.

O Cate é uma rede de unidades de atendimento aos cidadãos que buscam orientação e inserção no mercado de trabalho, e o site do Cate é uma plataforma totalmente gratuita, com cerca de 80 cursos disponíveis, acessível por qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet.

A plataforma divide as opções de capacitação por meio de seis eixos temáticos, sendo eles: gestão; empreendedorismo e trabalho; economia criativa; saúde e bem-estar; meio ambiente e sustentabilidade; tecnologia; e gastronomia.

Além dos cursos gratuitos, o Portal do Cate possui uma área dedicada para inspirar pessoas que possuem o desejo de ter um negócio próprio ou até mesmo criar algo do zero. As dicas vão do uso do marketing digital da maneira correta nas redes sociais, até o desenvolvimento dos soft skills, habilidades socioemocionais que ajudam nas relações pessoais.

Outra aba da plataforma é direcionada a orientações de formalização de negócio, indicando gastos e benefícios, como o acesso a aposentadoria, por exemplo.
Pelo próprio portal, o usuário pode imprimir o certificado dos cursos realizados, também gratuito.

Além disso, você também poderá acessar o Portal do Cate e acompanhar oficinas e dicas para elaborar um currículo adequado ao mercado, disponibilizadas gratuitamente e com direito a certificado.

Há ainda oficinas e dicas para saber se destacar em entrevista e dinâmicas de grupo, elas são bem interessantes e as dicas podem realmente te ajudar na busca da tão sonhada vaga de trabalho.

Para maiores informações, sugiro acessar diretamente o site do Cate, conforme o seguinte endereço eletrônico: www.cate.prefeitura.sp.gov.br

Finalmente, as empresas interessadas em disponibilizar vagas de emprego contam com a Central de Captação do Cate. É possível cadastrar as oportunidades oferecidas:


(*) Alberto S. Sogayar: é sócio do MAMG Advogados e representa clientes nacionais e estrangeiros, com atuação profissional no Brasil e em diversos países da América Latina. Possui experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Ambiental, atuando em projetos envolvendo engenharia e construção, licitações públicas, contratos EPC, contratos de aliança, por administração, concessões de serviço público, parcerias público-privadas, contratos de financiamento de curto (empréstimo ponte) e de longo prazo. Com uma experiência de mais de 30 anos neste segmento, sua trajetória profissional inclui passagens no departamento jurídico de grandes empresas nacionais e internacionais. Professor de Direito Administrativo na Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP. Árbitro do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA). Mais informações no site: www.mamg.com.br ou no e-mail:  [email protected]


Comentários e sugestões: [email protected]


Nota da Redação: O artigo acima é totalmente da responsabilidade do autor, com suas críticas e opiniões, que podem não ser da concordância do jornal e de seus diretores.

d

CATE CATE CATE CATE CATE CATE CATE