Início Estilo de Vida Drinks com Vinho do Porto são tendência para o verão

Drinks com Vinho do Porto são tendência para o verão

drinks com vinho do porto
Tempo de Leitura: 3 minutos

drinks com vinho do porto

  • Paula Daidone, embaixadora do Vinho do Porto do Brasil, explica a tendência
  • Os drinks com vinho do Porto prometem conquistar o paladar dos brasileiros.
  • Além de agradável e refrescante, atende às exigências do novo consumidor de bebida alcoólica.

Grande sucesso no verão europeu, os drinks com vinho do Porto prometem conquistar o paladar dos brasileiros. Não só por ser uma opção agradável e refrescante, mas também por atender às exigências do novo consumidor de bebida alcoólica.

De acordo com Paula Daidone, embaixadora do Vinho do Porto no Brasil – titular da plataforma Reserva85 e especialista em mercado de vinhos, existe um movimento, liderado pelos millennials e que está se propagando para geração Z, de diminuição no consumo de álcool.

Vinho do Porto
Paula Daidone, Educadora do Vinho do Porto chancelada pelo Instituto do Vinho do Douro e Porto

“O novo consumidor está dando preferência por consumir bebidas menos alcoólicas e que tenham um sabor agradável e também um viés saudável e sustentável. Não é só mais o álcool pelo álcool, tem que haver um propósito por trás desse consumo”, explica a especialista.

E os drinks com Vinho do Porto marcam pontos em quase todas as categorias exigidas por esse consumidor: o Vinho do Porto tem um grau alcoólico menor em comparação aos destilados utilizados para drinks e quando misturado a outra bebida, como suco de fruta, refrigerante ou água com gás, perde a potência alcoólica, deixando 20% de álcool para cerca de 7%; tem um sabor mais agradável que o destilado, e muitas vezes remete a memórias afetivas; e dispensa o uso de açúcar nas receitas, pois já apresenta um dulçor marcante originário da própria uva.

E para não ficar apenas na vontade, Paula Daidone compartilha algumas de suas receitas preferidas com vinho do Porto.

São releituras de coquetéis clássicos em que o destilado foi substituído pelo Vinho do Porto. Confira as receitas:

drinks com vinho do porto
Portonic
Portonic

Em um copo de gin coloque gelo, 40 ml de Porto branco extra seco, 60 ml de água tônica e misture devagar. Decore com ramos de hortelã ou alecrim e uma rodela de limão.

drinks com vinho do porto
Mojito
Mojito

Em um copo longo coloque o suco de um limão e 10 folhinhas de Hortelã, macere bem. Preencha metade do copo com gelo, coloque 50 ml de Porto branco seco, coloque mais gelo e mais 50 ml de água com gás ou refrigerante de limão e mexa delicadamente. Decore com ramo de Hortelã.

Cosmopolitan
Cosmopolitan

Em uma coqueteleira coloque 30 ml de Porto Ruby, 30 ml de infusão de chá de hibisco, 30 ml de suco de cranberry e 20 ml de suco de limão siciliano, coloque gelo e bata para homogeneizar. Coe duas vezes e sirva em taça do tipo Martini.

<com apoio de informações: Imprensa Reserva85 – jornalista Renata Daidone>

d