Home Cultura Divertido, filme ‘Saudosa Maloca’ converte em história as músicas de Adoniran Barbosa

Divertido, filme ‘Saudosa Maloca’ converte em história as músicas de Adoniran Barbosa

Tempo de Leitura: 4 minutos

Saudosa Maloca

por Aguinaldo Gabarrão (*)

O sambista Adoniran Barbosa (1910 – 1982), pseudônimo de João Rubinato, foi um talentoso artista – também foi ator –, que conseguiu trazer com maestria para as letras de suas músicas, a vida do povo simples de uma São Paulo operária que não existe mais.

A cultura, musicalidade, palavras e frases deliciosas ditas da forma como a população as expressava, eram colocadas em suas letras criativas e, até foram parar nas mãos da censura. Em 1973 a ditadura vetou a letra “Tiro ao Álvaro”, sob a alegação de que “…a falta de gosto impede a liberação da letra”.  Posteriormente, ela seria interpretada na voz de Elis Regina.

Barbosa, patrimônio da cultura paulista e brasileira, pode ser agora revisitado no divertidíssimo e poético “Saudosa Maloca”, dirigido por Pedro Serrano, que tomou para si, a responsabilidade prazerosa de converter em história, os temas de vários sucessos do sambista.

saudosa maloca

A realidade sob o olhar do artista

Numa conversa em um bar, Adoniran no fim de sua vida, revive sua trajetória na São Paulo dos anos 50, sob os olhares atentos de um jovem garçom. Entre bolinhos e bebidas, fatos reais e personagens fictícios se misturam para recontar as grandes transformações da cidade.

O que o olhar arguto de Adoniran fez ao capturar da realidade os elementos que viriam a compor suas letras com histórias deliciosas, foi também perseguido pelo diretor Pedro Serrano, mas em caminho inverso: o diretor captou a poesia de Adoniran e a devolveu na história como realidade.

saudosa maloca

Essa escolha permite que o público se aproxime do olhar do compositor, que vive sua vida entre as personagens por ele criadas ou que realmente existiram e o inspiraram. Assim, o tom lúdico ocupa a tela e ajuda a contar a história da “Saudosa Maloca” e de tantas outras composições.

A partir daí, fica muito mais fácil entender o jogo estabelecido entre os atores Gero Camilo (Mato Grosso) e Gustavo Machado (Joca). Ambos são dois belos clowns, inventivos e que elevam sua relação de amizade ao humor mais puro, mesmo quando a voltagem da cena tem a sua tragicidade.

Por sua vez, o cantor e ator Paulo Miklos (ex-vocalista da banda Titãs), compõe seu Adoniran sem que este seja um arremedo do compositor. Tem-se a essência da personalidade, com discrição e brilho.

O palhaço triste

É muito significativa a sequencia em que Adoniran está lavando o rosto e quando ele se olha no espelho, vê sua imagem refletida com a maquiagem de um palhaço, numa clara menção ao desenho icônico realizado por Elifas Andreato (1946 – 2023), para um disco do artista, que acabou rejeitado, por conta de acharem que o velho sambista não gostaria de se ver retratado daquela maneira. Assim outra capa foi feita para o disco comemorativo dos seus 70 anos de vida.

Tempos depois, Elifas Andreatto receberia um telefonema de Adoniran, que com aquele seu jeito peculiar disse: “Elifas, eu sou esse palhaço triste, e não o alemão que você botou na capa do disco”.

Embora essa história não esteja no filme, a menção imagética do palhaço trazida pelo diretor, só reforça o seu compromisso em dimensionar para o público a essência humana e artística de Adoniran, cuja matéria prima é a emoção.


Assista ao trailer – clique na imagem abaixo:


Serviço:

SAUDOSA MALOCA

Gênero: Drama, Comédia / País: Brasil / Classificação: 14 anos / Duração:  1 hora e 48 minutos / Ano: 2023

Direção: Pedro Serrano / Roteiro: Pedro Serrano, Guilherme Quintela e Rubens Marinelli Neto / Elenco: Paulo Miklos, Gero Camilo, Gustavo Machado, Leilah Moreno, Sidney Santiago Kuanza, Paulo Tiefenthaler, Carlos Gimenez, Izak Dahora, Zemanuel Piñero, Ney Piacentini, Noemi Marinho, Leiza Maria, Tassia Cabanas, Guilherme Rodio, Dagoberto Feliz, Raimundo Moura, Victor Salomão, Guilherme Conceição, Rodrigo Mazzoni, Eduardo Zanotti, Fabio Carvalho, Nataly Cabanas, Bruno Faldini e Alex Mazzanti / Direção de Fotografia: Lito Mendes da Rocha  / Direção de Arte:  Claudia Terçarolli / Montagem: Christian Grinstein / Desenho de som: Mariano Alvarez / Música: André Namur / Produção Executiva: Renata Martins e Giovana Amano / Produção: Pink Flamingo Filmes / Coprodução: Claro e Nation Filmes / Distribuição: Elo Studios / Divulgação: Sinny Assessoria e Comunicação


(*) Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo e de projetos. Um eterno colaborador do DiárioZonaNorte.

 


Nota da Redação ==  O artigo acima é totalmente da responsabilidade do autor e colaborador, com suas críticas e opiniões, que podem não ser da concordância do jornal e de seus diretores.


d