da Redação DiárioZonaNorte ==

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP reuniu na noite da 6ª. feira (15/03/2019) mais de 300 associadas no Espaço de Eventos Hakka, no bairro da Liberdade em São Paulo.   O encontro comemorou o Dia Internacional da Mulher e marcou a expansão das atividades do Comitê Mulher do Sicredi nos municípios do estado de São Paulo, onde a cooperativa atua:  Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e São Paulo.

O evento ===   A noite celebrou as mulheres e teve como tema  “As várias faces da Mulher Empoderada” . Claudia Bonatti, gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP  foi a mestre de cerimônias do evento.

Para representar o presidente Jaime Basso, foi convocado ao palco  Diego Schanoski, que é o  gerente Regional de Desenvolvimento da cooperativa.   Em sua mensagem de boas vindas, ele  lembrou da importância da noite e do trabalho do Comitê Mulher Sicredi.   “Acreditamos que desenvolver pessoas é o que gera crescimento. E as mulheres são uma parcela muito importante nesse processo” e olhando para a esposa na plateia completou “deixarei vocês agora, porque a babá hoje sou eu”, disse ele, arrancando risadas da plateia.

Claudia Bonatti assumiu o palco e apresentou uma radiografia da participação das mulheres dentro do Sicredi e o peso do trabalho do Comitê Mulher nas comunidades onde as associadas vivem e na gestão da cooperativa. Foi lembrado que em 2018 as ações do Comitê Mulher impactaram 5 mil  pessoas  em eventos de formação para associadas que trataram de assuntos como empoderamento feminino, saúde,  liderança, finanças e voluntariado. No Paraná, por exemplo, onde o Comitê já atua há três anos foram realizadas em cinco municípios ações de voluntariado em parceria com as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.

O Comitê  Mulher de Assis Chateaubriand e o de Brasilândia do Sul promoveram a reforma da residência  de uma  adolescente com necessidades especiais e aluna da APAE, cujo a família se encontra em situação de vulnerabilidade social. A ação contou com o apoio da Prefeitura  de Brasilândia do Sul e o envolvimento direto de muitos voluntários.

Sister Society ==  Claudia Bonatti  explicou às presentes que o Comitê Mulher está ligado a uma rede global de lideranças femininas chamado Global  Women’s Leadership Network do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (sigla em inglês Woccu), por meio do programa  Sisters Society.

O programa é dividido em grupos locais (chamados de capítulos) implantados ao redor do mundo com a missão de levar um impacto positivo para as comunidades. Nas ações  estão inseridos por meio da educação, buscando um  maior engajamento e associação de mulheres às cooperativas de crédito. Hoje, existem 32 capítulos  em 13 países, incluindo o Brasil (fundado em 2016).

Athena Award == Em 2018, a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP recebeu o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Comitê Mulher ao ser agraciado com o prêmio Athena Award pelo desenvolvimento de lideranças femininas na Cooperativa.

Prêmios, Prêmios, Prêmios ==  Uma pausa nos assuntos da noite, para o sorteio de vários prêmios entre as mulheres presentes: vales presentes da Tok&Stock,  RennerCamicado, massagens no SPA da L’Occitane au Brésil  e várias cestas contendo delicados chocolates e mimos.

Seguro Vida Mulher Sicredi  ===   O brasileiro ainda precisa desenvolver uma cultura sobre a contratação de seguros.  Daiane Campos (assessora de  Seguros  da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP),  palestrou sobre prevenção de doenças femininas  e as coberturas oferecidas pelo Seguro Vida Mulher Sicredi. Entre os benefícios, em caso de doenças graves, o seguro proporciona o  direito ao parecer médico para diagnóstico e protocolos de tratamento, feito por especialistas dos melhores hospitais dos Estados Unidos. O seguro também contempla  orientação nutricional, assistência automóvel e domiciliar, assistência educacional (aulas domiciliares e de reforço) e assistência funeral.  As seguradas ainda podem  ganhar o valor equivalente ao seu capital segurado  em vida através de sorteios mensais.

Mulher Empoderada ==   A  palestra de encerramento foi realizada pela  incrível professora e doutora em Educação, Emilia Cipriano, do Instituto Aprender e a Ser (www.aprendereaser.com.br). A palestran-te  é uma pessoa intensa, daquelas que entram na vida de uma pessoa para somar. Parafraseando a atriz Ciça Guimarães, ela  é “gentem como a gentem”.

Em menos de uma hora Emília Cipriano  fez rir e chorar, eliminando possíveis resistências da platéia atenta.   De uma forma muito humana trouxe à tona diversas questões do universo feminino. As culpas inconscientes que as mulheres cultivam, o enquadramento em modelos impostos pela sociedade e suas respectivas cobranças versus a realidade da vida. E o melhor, mostrou o caminho das pedras para romper este ciclo vicioso.

Em um momento, tirou os sapatos e ficou descalça, mandando um recado muito claro “todas somos iguais”.  E no meio do público perguntou de forma bem humorada “o que você leva desta noite?  Pode falar. Estou preparada…”  Com as respostas de todas “teceu” um manifesto pela plenitude da vida.

A palestrante convidou todas as mulheres a se darem as mãos e desta forma, reafirmou que as mulheres devem ser serem solidárias umas com as outras e ao invés de rivais. E encerrou seus ensinamentos de um modo simpático, deixando o ar impregnado de alegria.

Zumba  ==  O encerramento do evento foi marcado com uma apresentação de Zumba, realizada pela professora Kelly.  Zumba é  um programa de fitness inspirado em um ritmo de dança latina criado na Colômbia pelo coreógrafo Beto Pérez, na década de 1990.

Organização do Evento == A organização do evento ficou a cargo de Cláudia Bonatti, Débora Zanquet Monserrat ( Assessora de Comunicação & Marketing- SP) e Bruna Datto (Assessora de Recursos Humanos-SP), além da participação das colaboradoras de São Paulo e das agências. As convidadas foram recepcionadas com um delicado serviço de buffet, executado pela Almadoce Festas e Eventos.

Entidades beneficiadas ==  Todas as ações do Comitê Mulher tem cunho social. Desta vez, cada uma das participantes contribuiu com um quilo de alimento não perecível. Os quase 300 quilos de mantimentos arrecadados tiveram como destino as entidades:  Fraternidade Irmã Clara, Abrigo de Menores Catarina Kentenick e União dos Moradores do Parque Anhanguera – UMPA — que tinha duas representantes na plateia.

Sobre o Comitê Mulher Sicredi  === Criado em 2016 em Palotina, no Paraná, o Comitê tem como objetivo formar lideranças femininas, incentivar a participação das associadas na vida e na gestão da Cooperativa  e atuar no desenvolvimento do cooperativismo nas comunidades.    Por meio do trabalho desenvolvido pelo  Comitê da Mulher, o Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP atende a cinco  dos Objetivos Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU):  Saúde e Bem Estar (ODS 3), Educação de Qualidade (ODS 4), Igualdade de Gênero (ODS5), Trabalho Descente e Crescimento Econômico (ODS 8)  e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Sobre o Sicredi ===  É a primeira instituição financeira cooperativa  do Brasil comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,9 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br

Garantias de mercado  ===  O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) dá respaldo aos associados ao garantir os depósitos das pessoas físicas e jurídicas integrantes do quadro social  das suas cooperativas em até R$ 250 mil, por associado.  Além do FGCoop, as cooperativas filiadas ao Sicredi têm acesso ao sistema de garantia solidária do Sistema, que está alicerçado em cinco pilares: estrutura estatutária, políticas operacionais e procedimentos padronizados, governança corporativa, gestão  centralizada dos recursos e fundos garantidores.

Soluções financeiras ===  A instituição financeira cooperativa tem um relacionamento próximo com seus associados. Oferece  soluções financeiras responsáveis – o produto certo na hora certa – para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade. Tem um portfólio completo de produtos e serviços financeiros para todos os segmentos. Entre eles estão câmbio, cartões, conta-corrente, consórcios, crédito, investimentos, pagamentos, previdência, recebimentos e seguros.

Índice de Basileia ==   O  Sicredi apresenta o Índice Basileia (IB)  em 24,03%, uma situação patrimonial bastante confortável, bem acima do estipulado pelo Banco Central que gira em torno de 9,25%. O IB estabelece uma exigência mínima de capital para as instituições financeiras, válida internacionalmente, por meio de uma análise gerencial que compara o patrimônio de referência de todas as entidades do Sistema com os riscos de suas atividades.   Criado na Suíça em 1988, pelo  Comitê de Supervisão Bancária da Basileia,  órgão ligado ao Banco de Compensações Internacionais (BIS), tem como função  promover a cooperação internacional entre os bancos centrais e agências reguladoras, visando um sistema financeiro global estável.

Sicredi – SP:  

Escritório Regional-SP: Av.Paulista, 807 – Bela Vista – (11) 28905300

Paulista – Av. Paulista, 923 – Bela Vista – (11) 3053-4200
Faria Lima –  Av. Brigadeiro Faria Lima, 3311 – Itaim Bibi – (11) 3790-5000
Berrini – Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, 853 – Cidade Monções – (11) 3137-1300
Rebouças – Av. Rebouças, 2023 – Pinheiros – (11) 2930-8200
ACSP/Centro – Rua Boa Vista, 51 – Centro – (11) 3101-4821 / 3101-4899
Campo Belo – Av. Vereador Jose Diniz, 3580 – Santo Amaro – (11) 3143-0000
FETCOOP/V.Maria – R. Orlando Monteiro, 21- V.Maria – (11) 3137.0800
Lapa – Rua Barão de Jundiai, 337 – Lapa – (11) 2892-2155
Mooca –  Av. Paes de Barros, 1845 – Mooca – (11) 2021-2147/2021-1909
Santana – Rua Voluntários da Pátria, 1540 – Santana – (11) 2984-2900
Santo Amaro – Av. Adolfo Pinheiro, 2041 – Santo Amaro – (11) 2592-6446
Tatuapé – Pç. Silvio Romero, 66-68 – Cidade Mãe do Céu – (11) 2890-4600
Vila Maria – Av. Guilherme Cotching, 985 – Vila Maria – (11) 2930-8250

Sicredi – ABCD:

Diadema – Av. Encarnação, 530 – Piraporinha – (11) 4061-4300 / 4056-4664
Diadema  – ACE DIADEMA – R. das Turmalinas, 98 –  Centro – (11) 4057-1553
Mauá  – Av. Barão de Mauá, 1473 – Jardim Maringá – (11) 4547-6200
Mauá – ACIAM – Rua Guido Monteggia, 151 – Centro – (11) 4541-3089
Ribeirão Pires  – R. Stella Bruna Cecchi Nardelli, 48 – Centro – (11) 4822-8100
Santo André  – Av. Gilda, 120 – Vila Gilda – (11) 4422-7575
S.Bernardo do Campo – Rua Harmonia, 116 – Rudge Ramos – (11) 4366-2400
S.Bernardo do Campo –R.  Imperador, 14 –Nova Petropolis– (11) 4122-6400
São Caetano do Sul  – Av. Goiás, 1685 – Santo Antonio – (11) 4223-4300

Mais informações:     www.sicredi.com.br

 

Veja a cobertura fotográfica (105 fotos)  aqui

 

Institucional Trevo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora