Home Cultura “Cansei de ser Partner” reflete sobre o trabalho invisível imposto às mulheres

“Cansei de ser Partner” reflete sobre o trabalho invisível imposto às mulheres

Tempo de Leitura: 2 minutos

partner

  • Espetáculo gratuito no Teatro Alfredo Mesquita;
  • O Bando Golíardis é um coletivo artístico popular de teatro de rua e apresentações especiais; e
  • Surgiu em 2015 e completa nove anos.

O espetáculo Cansei de ser Partner”, com o Bando Goliardis  – que está no Teatro Alfredo Mesquita, na Zona Norte, até domingo (28/01/2024) –  usa a comicidade para inspirar reflexões sobre as relações de gênero e o quanto as mulheres são colocadas como coadjuvantes ao longo da vida, ao se dedicarem aos bastidores da existência, sendo responsáveis pelo cuidado e até por trabalhos invisíveis e não remunerados que giram em torno do homem.

Partner é um termo inglês que significa parceira ou parceiro. Alguém que, tanto no circo como na televisão, auxilia os artistas em suas apresentações. É a pessoa que prepara o terreno, que levanta a bola a ser cortada, que põe a mesa para o grande momento da celebração”, comenta o Bando Golíardis.

partner

Fazendo uma analogia com a figura de “partner”, muito conhecida através do circo e dos programas de auditório brasileiros, com a dita “função social” das mulheres na sociedade, a montagem questiona o quanto a posição de partner é imposta ao gênero feminino ao longo da vida.

“Cansei de ser Partner” joga luz à realidade de tantas mulheres com suas cargas invisíveis à sociedade, que seguem desvalorizadas por trabalharem no que, ignorantemente, consideramos os bastidores da vida. Aquelas que estão nas coxias preparando tudo para quando as cortinas se abrirem e o espetáculo começar, mas que ao final, não recebem os devidos aplausos.

O espetáculo coloca os homens como os herdeiros de Adam — analogia a Adão, o grande doador de costelas, que acabam ocupando lugares forjados por si próprios, buscando benefícios.


Assista abaixo a chamada do espetáculo — clique na imagem:


As ações fazem parte do projeto “Cansei de Ser Partner”, contemplado pela 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Circo para a cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura de São Paulo.


Ficha Técnica

Concepção e dramaturgia: Bando Golíardis. Elenco: Dani Marin, Sabrina Motta e Tiago Cintra. Direção e preparação corporal: Marcelo Rôya. Preparação vocal e musical: Tiago Cintra. Cenógrafa e Figurinista: Laura Alves. Orientação em Bufonaria: Daniela Biancardi. Orientação em Pesquisa: Matheus Gonçalves. Composição – Música ‘Rotina Revolucionária’: Dani Marin e Otavio Correia. Trilha: Otávio Correia, Sabrina Motta e Tiago Cintra. Desenho de Som: Otavio Correa. Operação de som: Marcelo Rôya. Operação de Luz: Dida Genofre. Fotografia: Thais Lume. Produção local: Camila Scatena. Produção e realização: Bando Golíardis. Poema – A Importância do Pequeno-Almoço: Francisca Camelo. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Arte Gráfica: Roberta Monteiro.

Serviço

  • Local: Teatro Alfredo Mesquita (198 lugares)
  • Endereço:Avenida Santos Dumont, 1770, em Santana
  • Telefone:  (11) 2223.3657
  • Horário: 6ª feira e sábado às 21hs, domingo às 19 horas
  • Apresentações: até 28/01/2024 – domingo
  • Estacionamento: no local
  • Transporte: Metrô Linha 1-Azul (Santana e Carandiru)
  • Ingresso: Gratuito – na bilheteria antes do espetáculo
  • Duração: 60 minutos
  • Classificação etária: acima de 12 anos
  • Informações: www.bandogoliardis.com

<< Com apoio de informações/fonte: Luciana Gandelini Assessoria de Imprensa >>