Home Destaque Buser encerra operações na Zona Norte junto ao MartCenter da Vila Guilherme

Buser encerra operações na Zona Norte junto ao MartCenter da Vila Guilherme

Interno/emgarque
Tempo de Leitura: 4 minutos

martcenter

da Redação DiárioZonaNorte

  • A Buser é uma  empresa que não tem frota de ônibus e funciona com uma startup através de aplicativos em viagens rodoviárias
  • Os veículos da empresa são modernos e caracterizados na chamativa cor-de-rosa

<< Em primeira mão >> === Após quatro meses operando no estacionamento do MartCenter, na Vila Guilherme (Zona Norte), a empresa de fretamento de ônibus Buser deixou o local. Houve muitas reclamações de moradores da região — através das midias sociais e grupos de WhatsApp –, com a movimentação de ônibus e passageiros junto à Rua Chico Pontes e Avenida Guilherme, ocasionando muitos congestionamentos. Inclusive o assunto foi levado nas reuniões do Conselho Participativo Municipal (CPM) da Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros e com referências no Conselho Comunitário de Segunraça-CONSEG da mesma região.

O espaço do estacionamento fora alugado pela Buser e mostrava-se irregular para as operações de embarque e desembarque de passageiros para várias capitais e cidades brasileiras — inclusive não atendendo normas de segurança.

O DiárioZonaNorte entrou em contato com a empresa, que confirmou a desativação do terminal e sua transferência a outros pontos da cidade. No comunicado, a Buser  diz que  ” recentemente deixou de operar no espaço na Vila Guilherme, remanejando a operação para os mais de 20 locais de embarque e desembarque que tem na cidade“,

A empresa ainda informa que se alia às empresas parceiras para  atuar nestes  pontos de fretamento de rua, se aliam a estacionamentos, criando estruturas que sejam positivas para os clientes e também para os moradores da região.  Segundo o comunicado, “o uso desses locais é sempre regular, se enquadrando em todas as regras e legislações”.

Buser
Aviso de estacionamento na porta
As irregularidades e autuação

Mas em janeiro passado, a Secretaria Especial de Comunicação (Secom) da Prefeitura de São Paulo informava em comunicado ao DiárioZonaNorte a situação do estacionamento do MartCenter: de acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), o imóvel localizado na Rua Chico Pontes, nº 1380 a 1780, na Vila Guilherme,  encontra-se em situação irregular junto ao Município desde 2013“.

Em janeiro, a Buser também foi autuada pelo uso do estacionamento irregular, através da  Subprefeitura da Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros,  por não possuir a prévia licença de funcionamento”. Ao mesmo tempo foi aplicada multa e “a empresa foi intimada a regularizar a situação e apresentar o auto de licença de funcionamento ou encerrar as atividades, tendo um prazo de 30 dias sob pena de multas, fechamento e demais ações legais cabíveis“.

Buser
Inerno/Embarque
O funcionamento dos pontos

Apesar da confirmação da Buser sobre a desativação do terminal no MartCenter,  o endereço do local (Rua Chico Pontes, 1512 – Vila Guilherme) ainda consta no site da empresa.

Na Zona Norte, a empresa lista dois endereços próximos ao Terminal Rodoviário do Tietê, em Santana — já que não tem autorização para operar nas dependências internas: Estacionamento Tietê – Rua Voluntários da Pátria, 344;  Translourdes – Av. Cruzeiro do Sul, 1800; e estacionamento na Rua Maria Prestes Maia, 480 — entre  outros endereços espalhados em diversos bairros mais próximos, como Canindé, Barra Funda e Bom Retiro.

Conheça mais sobre o assunto

Saiba mais nas reportagens exclusivas veiculadas pelo DiárioZonaNorte – clique nos links abaixo:

  • MartCenter da V.Guilherme recebe ônibus fretados e a região sofre com mudanças (08/01/2022) – clique aqui
  • Conselho Participativo da V. Maria / V. Guilherme reage contra o Subprefeito – (07/02/2022) – ver final a partir do intertitulo: “Mais empregos, mas com responsabilidade” – clique aqui
  • Saiba mais sobre a Buser – clique  aqui

Nota da Redação (em 22/03/2022 – 4a.feira) == O DiárioZonaNorte recebeu nota da empresa Buser, através de sua Assessoria de Imprensa, com informações adicionais a respeito da matéria publicada acima. Com exclusão das referências promocionais e de marketing, a empresa insiste em afirmar que “sua  operação localizada no estacionamento da Avenida Chico Pontes, no espaço do antigo MartCenter, sempre foi regular”.

Na reportagem, entende-se que o maior problema foi o acerto com um estacionamento irregular dentro do MartCenter, mas a empresa quer mostrar o lado de garantia da legislação, o que não foi o motivo das reclamações de moradores e nem da reportagem — que refletiu os acontecimentos com os moradores e das reuniões do Conselho Participativo Municipal de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros.

Não se duvida da competência da empresa e nem dos serviços que são oferecidos. Ao mesmo tempo, não foi motivo de análise e de competência na reportagem outros locais e estacionamentos contratados pela Buser fora do MartCenter. Nem se colocou em dúvida ou referências às legislações municipais.

Por outro lado, a reportagem não se referiu aos investimentos da Buser para melhorias e segurança interna do local, que serviram mais aos interesses da empresa, MartCenter,  estacionamento e dos usuários/passageiros — e não diretamente aos moradores.

Quanto às multas aplicadas pela Prefeitura de São Paulo (Subprefeitura local e da SMUL) são ações fora do contexto e da análise da reportagem, mas essencialmente com vínculo aos trâmites judiciais entre os envolvidos.


d