Home Bem Estar Banco de Olhos de Sorocaba abre novas oportunidades em cirurgias de córnea

Banco de Olhos de Sorocaba abre novas oportunidades em cirurgias de córnea

Tempo de Leitura: 4 minutos

 

  • Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) é ligado ao Hospital Oftalmológico da cidade;
  • Sorocaba distancia da Capital de SP apenas em 101 quilômetros; eOk grato
  • A cidade tem excelente infraestrutura e é bem servida de linhas de ônibus.

Uma grande oportunidade para as pessoas que necessitam de transplante de córnea.  Na cidade paulista de Sorocaba ( a 01h40m em 101 kms ), o  Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) — uma instituição filantrópica sem fins lucrativosestá abrindo mais oportunidades para novos pacientes.

Com o momento em baixa demanda de pacientes, haverá mais vagas para realização dos procedimentos. Mensalmente, uma média de 250 transplantes de córnea são realizados, o que faz do BOS o maior transplantador do Brasil nesse quesito.

Apesar dos bons números e sua estrutura, o hospital está preocupado com a diminuição dos pacientes inscritos para fazer a avaliação do procedimento. Atualmente, são cerca de 249 pessoas aguardando para realizar a cirurgia. Como consequência, a fila de espera vem diminuindo e pode chegar a zero em 30 dias.

Em abril de 2023, foram realizados 252 transplantes, aproximando-se de zerar a fila de espera pela segunda vez em mais de 20 anos. Atualmente, o ambulatório do hospital tem capacidade para avaliar mais de 2 mil pacientes por mês. Enquanto isso, em outras cidades como São Paulo, a fila de espera pode chegar a um ano, dependendo do procedimento.

O BOS desempenha um papel fundamental na captação de córneas no estado de São Paulo, atuando em várias regiões e prestando atendimento na rede pública e privada. Diante do aumento da fila em outros estados, os pacientes podem solicitar o encaminhamento para o hospital de Sorocaba via Sistema Único da Saúde – SUS.

Atualmente, o Banco de Olhos possui uma lista de espera de cerca de 780 pacientes para consultas, que serão agendadas em maio, mas o número de inscritos para avaliação da saúde ocular vem diminuindo, principalmente devido à falta de conhecimento das pessoas sobre o processo de cadastro.

“Nos últimos, por conta da pandemia, o número de espera dobrou. Ao contrário desse cenário, o BOS mais uma vez zerou a fila para transplantes de córnea. Apesar do número de doações e a capacidade de atender as pessoas terem aumentado, o maior serviço de transplante de córnea do Brasil está sem pacientes para realizar o procedimento nos próximos meses”, relata  Edil Vidal, superintendente do grupo BOS.

A quem serve o transplante

O transplante de córnea é indicado para pacientes que apresentam problemas de visão decorrentes de opacidades, cicatrizes, irregularidades ou inchaço na córnea.  “Para facilitar o entendimento dos pacientes, gosto de comparar o olho a um relógio, e a córnea ao seu vidro externo. Se o vidro estiver danificado, assim como nós teremos dificuldade para ver as horas marcadas pelos ponteiros, o paciente também terá dificuldade para enxergar através dele”, exemplifica a Adriana Forseto, diretora médica do BOS e especialista em córnea, catarata e cirurgia refrativa.

Além disso, o BOS destaca a importância da conscientização sobre a doação de córneas por meio da campanha “Quem ama doa”. Essa iniciativa tem como objetivo informar e sensibilizar a população sobre a importância de se tornar um doador de córneas. Graças a essa conscientização, a fila de transplantes, que já chegou a ter uma estimativa de espera de cinco anos, tem sido reduzida significativamente.

Os médicos especialistas ressaltam que cada caso é avaliado individualmente, levando-se em consideração a doença de base e a necessidade de substituir toda a córnea ou apenas algumas camadas, com o objetivo de reduzir o risco de complicações pós-operatórias.

Uma grande estrutura

O BOS oferece uma estrutura diferenciada para o transplante de córneas, com Pronto Socorro 24 horas, tecnologia avançada e equipe especializada composta por mais de 50 médicos especialistas. Além disso, disponibiliza um serviço de teleatendimento para auxiliar pacientes que residem distante. O cadastro para avaliação do transplante pode ser feito por meio do aplicativo “Banco de Olhos de Sorocaba” ou pelo site do hospital.

Além disso, o Banco de Olhos de Sorocaba destaca a importância da conscientização sobre a doação de córneas por meio da campanha “Quem ama doa”. Essa iniciativa tem como objetivo informar e sensibilizar a população sobre a importância de se tornar um doador de córneas. Graças a essa conscientização, a fila de transplantes, que já chegou a ter uma estimativa de espera de cinco anos, tem sido reduzida significativamente.

Com o objetivo de facilitar o acesso ao cadastro para avaliação do transplante de córneas, o BOS disponibiliza um aplicativo disponível nas lojas Google Play e Apple Store, com o nome “Banco de Olhos de Sorocaba“. Através desse aplicativo, os interessados podem realizar o cadastro e obter informações sobre o processo. No entanto, caso não seja possível baixar o aplicativo, é possível fazer o cadastro diretamente pelo site — clique no link: https://app.bos.org.br.


Complemento — Assista aqui a reportagem do Jornal Nacional / Tv Globo, de 22/05/2023,  com reportagem e entrevistas no BOS:  clique aqui 


Serviço

  •                   Endereço: Praça Nabek Shiroma, 210 – Jardim Emília
  •                   Cidade: Soracaba – SP
  •                   Telefone: (15) 3212.7000
  •                   WhatsApp: (15) 3212.7040
  •                   Site: www.bos.org.br
  •                   E-mail: [email protected]

<< Com apoio de informações/fonte: Q! Notícia – Sorocaba – Mariana Martins >>

 

 

d