Home Destaque Au revoir, Bonafont.  A francesa Danone encerra a operação de água no...

Au revoir, Bonafont.  A francesa Danone encerra a operação de água no Brasil

Tempo de Leitura: 4 minutos

bonafont

da Redação DiárioZonaNorte
  • A água filtrada pode possuir componentes químicos e metais pesados prejudiciais a saúde, enquanto a água mineral natural é livre de impurezas
  • O Brasil tem cerca de 640 empresas de água mineral e mais de 800 marcas, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam)
  • O Brasil é o quinto maior do mundo em produção, em segmento dominado por China e Estados Unidos

Em  2018, a empresa suíça Nestlé abandonou o mercado de água mineral no Brasil, fechando negócio — sem revelar o valor – com o Grupo Edson Queiróz, com sede no Ceará – que passou a ser dono das marcas Minalba e Indaiá -, repassando inclusive as cinco fábricas de produção e engarrafamento. Agora,  quatro anos depois, chega a vez da empresa francesa Danone, anunciar que encerra sua operação de águas no Brasil – onde mantinha a marca Bonafont.

Alegando o mesmo motivo, a Danone fala de reposicionamento de mercado, e abre a nota ao público qual o motivo principal da retirada da marca: “Como parte da estratégia de criação de valor global da Danone, revisamos o nosso portfólio no Brasil e, como resultado dessa análise, decidimos focar o negócio local nas categorias maiores, mais rentáveis ??e em crescimento”.

Segundo a empresa, a Bonafont tinha uma participação minoritária no portfólio da Danone e era comercializada, principalmente, no estado de São Paulo. Com a decisão, o foco maior será nas categorias de laticínios, produtos à base vegetal e nutrição especializada, “o que permitirá alocar mais recursos em inovação contínua para atender às demandas dos consumidores”. 

bonafont

Como fica o mercado

Com a saída das duas multinacionais, o mercado de água mineral – principalmente em garrafas  –, deixa a americana Coca-Cola como a única estrangeira no segmento. Por outro lado, a Danone afirma que a saída do mercado brasileiro não afetará outros países onde opera normalmente na categoria águas.

Quanto ao fato das demissões na área de operação da Bonafont, a Danone ainda informa na mesma nota que ´´ estamos empenhando todos os esforços para minimizar o impacto junto aos colaboradores, alocando-os em outras áreas e garantindo condições adequadas de desligamento, incluindo pacote especial acima das exigências legais, programa de requalificação para equipe operacional e serviço de recolocação profissional especializado ´´.

Todos pegos de surpresa

E assim a notícia do fim da Bonafont pegou “de surpresa” os revendedores do produto em garrafões de 20 litros.

bonafont
Fernando Tadeu Bandini, da Águapira

Um grande fornecedor na Zona Norte, a Águapira – que antes estava ao lado da Avenida Guapira e agora opera na Av. Luiz Dumont Villares, no Tucuruvi/Parada Inglesa – comenta: “Fomos pegos de surpresa. A Danone havia comunicado que haveria uma troca de sistema no sábado até o feriado de 7 de setembro, com volta ao mercado no dia seguinte. Mas no dia anterior ao feriado, veio a notícia da paralisação em definitivo”, comenta o empresário Fernando Tadeu Bandini –– com sete anos no mercado de água.

Segundo Bandini, muitos revendedores trabalhavam exclusivamente com o portifólio da Bonafont eficaram a ver navios”. Ele diz que é triste ver isto porque muita gente pode ficar sem a revenda até conseguir se reerguer com outras marcas. A Águapira tinha um grande movimento com a comercialização de sete marcas, mas a Bonafont representava 50% do movimento, em média com 2 mil garrafões de 20 litros.

Com isto, os clientes da Bonafont ficaram perdidos e sem saber o que escolher, até por causa com o menor teor de sódio.  Sem a participação da Danone no mercado, as opções ficam com os galões de outros fornecedores:  AguaBoa, Cristal, Lindoia, Bioleve e Ibirá.

Sem a Bonafont tem troca de garrafões

Os clientes da Águapira devem trocar o vasilhame na cor rosado da Bonafont, que é em comodato,  para que haja a troca de modelos e das cores de outras marcas. É o compromisso ambiental de retirá-los de circulação e devolver à Danone para que seja feito o descarte correto.

Outro detalhe é o bocal dos garrafões que tem medidas diferentes da Bonafont e não serve para encaixe para a bomba manual, somente para os bebedouros de mesa, pedestal ou os elétricos. Na dúvida, o consumidor pode pedir instruções para o pessoal da Águapira, fone (11) 2209.3237 e WhatsApp: (11) 9-4063.6184 .

bonafont

Com a saída da Bonafont, até por uma coincidência de marketing, a Água Santa Bárbara, que comercializa a ÁguaBoa, lançou a série Premium com publicidade através da ex-modelo e apresentadora Ana Hickmann, o ex-jogador de futebol de salão, Falcão, e o lutador de MMA, José Aldo.


d

bonafont bonafont bonafont bonafont bonafont