21.3 C
São Paulo
quinta-feira, abril 25, 2024
Home Bem Estar As técnicas para aliviar dores com a reflexologia das mãos e dos...

As técnicas para aliviar dores com a reflexologia das mãos e dos pés

Tempo de Leitura: 3 minutos
Aliviar dores de cabeça, na coluna, estresse e tensão apenas com o toque das mãos? Isso é possível com a ajuda de uma técnica chamada reflexologia. O programa Saúde Zen, apresentado nas redes sociais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apresenta técnicas para apaziguar suas dores.

As mãos e os pés são uma parte do corpo mapeado pelo sentido sensorial e possuem pontos que os ligam a todas as áreas do corpo.

Quando massageados, estimulam a produção de cortisol – hormônio ligado ao sistema emocional. A baixa produção desse componente desestabiliza o organismo e leva a doenças relacionadas às tensões emocionais, como estresse e fadigas.

A reflexologia estuda as áreas das mãos e dos pés correspondentes a cada ligamento e sua ligação com as dores e tensões no corpo. A terapia é feita com pressão sobre os pontos afetados.

A pressão correta sobre os pontos correspondentes ao local afetado provoca a estimulação e a produção do cortisol – hormônio responsável por aliviar a dor e inflamação. A técnica da reflexologia tem como base tratar as questões emocionais e “lembrar” o cérebro de atuar sobre aquela área de referência.

Além dos pés, as mãos também refletem as ligações referentes às estruturas do corpo, como os órgãos e glândulas que correspondem às tensões emocionais. A reflexologia em pontos localizados destes membros pode proporcionar alívio e eliminar o efeito desagradável da dor.

As áreas reflexivas dos pés e das mãos, quando pressionadas pela massagem aplicada sobre os músculos desses membros, estimula a circulação sanguínea provocando mudanças fisiológicas necessárias para expulsar as toxinas que não fazem bem à saúde.

A reflexologia é feita por um terapeuta e é indicada para o público em geral, com restrições para pessoas com doenças cardiovasculares graves, fraturas ou feridas na área a ser massageada.


Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo com a técnica das mãos:


Origens da Reflexologia

Suas origens são praticamente desconhecidas. Por ser uma técnica de digito-pressura podemos esperar que ela tenha feito parte da medicina tradicional na antiguidade. Conhecida de forma documentada na China desde o século III a.C., vinculada à acupuntura. Após o primeiro século da era cristã, têm-se referências mais amplas do seu uso no diagnóstico fisiológico, bem como no tratamento de certas moléstias.

Como funciona

Acredita-se que há uma “energia vital” que circula entre os órgãos do corpo humano, a qual penetra nas células vivas. Sempre que essa energia for bloqueada, a zona do bloqueio será afetada. As zonas de reflexo podem refletir o bloqueio de energia em diferentes órgãos. Dessa forma, se alguém tem um problema em um órgão particular, quando o Reflexologista pressiona a zona de reflexo correspondente a pessoa sentirá dor.

Acredita-se que a dor se origina do depósito de cristais na zona de reflexo. Com as técnicas de massagem apropriadas, essas estruturas de cristais podem ser quebradas e a dor poderá sumir. Simultaneamente, acredita-se que a pressão aplicada à zona de reflexo pelo Reflexologista passe pelos nervos para dissipar o bloqueio de energia. Desta forma, a Reflexologia poderia ajudar a curar a doença no órgão.

O Método

O método utilizado no Hospital do Servidor Público Municipal – HSPM é o IOR, empregando estudos anatômicos e fisiológicos do corpo os profissionais empregam a Reflexoterapia de uma forma dinâmica, expressiva e objetiva.

A patologia é tratada segundo o mecanismo da doença, abrangendo freqüentemente vários sistemas ou órgãos específicos que estão gerando a patologia ou sendo afetados por ela.

Assim sendo antes de começar a usar a Reflexoterapia, é necessário primeiro fazer uma avaliação fisiológica do organismo (através da Reflexologia podal), verificar o grau do abalo do sistema nervoso, como ele prejudicou o pleno funcionamento do corpo, quais foram os órgãos mais afetados e daí usar a Reflexoterapia. Verifica-se também como o estado emocional afetou a saúde da pessoa.

Onde age

Portanto entre outras, auxilia o tratamento da: disfunção hormonal, dores em geral, melhora a circulação, estimula o sistema imunológico, diminui os efeitos do stress, auxilia na saúde emocional, diminui a ansiedade.


Mais informações:

  • Hospital do Servidor Público Municipal – HSPM
  • Secretaria Municipal da Saúde/Prefeitura de São Paulo
  • Rua Castro Alves, 60 – Liberdade – Sala de Meditação/sala 7/9º andar
  • Telefones: (11) 3397.7830 / 7831 / 44
  • E-mail: [email protected]

<< Com apoio de informações/fonte: Ass.Imprensa Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Especial de Comunicação – Secom/PMSP >>

d