Home Cultura Animação ‘O Menino e a Garça’ é uma bela fábula sobre os...

Animação ‘O Menino e a Garça’ é uma bela fábula sobre os mistérios da vida 

Tempo de Leitura: 3 minutos

garça

por Aguinaldo Gabarrão (*)

Ter a oportunidade de assistir um filme de animação do diretor e roteirista Hayao Miyazaki é equivalente a olhar o mundo por uma janela bem diferente daquela que o público se habituou, com desenhos animados dos conhecidos e competentes estúdios norte-americanos.

O diretor e também roteirista chegou ao auge em 2003, quando seu filme de animação ‘A Viagem de Chihiro’ ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação. Outros projetos vieram até que, em 2016, prestes a se aposentar, ele resolve desenvolver um novo filme.

garça

Na animação ‘O Menino e a Garça’ temos a história de Mahito, um garoto de doze anos, que perde a mãe num incêndio e se vê obrigado a acompanhar o pai, que muda de cidade e se casa com a irmã de sua falecida esposa.

Lá o menino tem contato com uma garça que o conduz a um mundo estranho e mágico, que permitirá a ele o encontro consigo mesmo.

Miyazaki impregnou suas obras artísticas com a experiência de sua longa vida – ele está com 83 anos –, e delas se alimentou para viver neste mundo conturbado e cinzento.

garça

Personagens humanizadas

Ele compartilha o seu olhar filosófico sobre questões vinculadas a vida e a morte; a espiritualidade como agente que interage com o mundo material, dele se apropria, mas igualmente é por ele influenciado; sua capacidade de dar lugar de fala aos jovens e mulheres. Não é pouco o que ele consegue.

Além disso, por não temer humanizar os maus, foge dos estereótipos e apresenta personagens que dividem em suas atitudes, parcelas de bondade e do que há de mais repugnante. Assim é o ser humano.

O roteiro e direção de Miyazaki também segue nesse olhar mais abrangente ao tratar das forças físicas e espirituais que, se tocam e se afastam, mas nunca deixam de manter um fio invisível que as mantêm vinculadas.

garça

O equilíbrio entre essas forças está sempre no limite. Quando o menino e a garça invadem o mundo misterioso a partir da antiga Torre, que funciona como um portal dimensional do tempo, ele tem contato com elementos da sua ancestralidade e do luto, sendo este último tema retomado brilhantemente por meio de metáforas, marca autoral do diretor.

Concorrendo ao Oscar de Melhor Filme de Animação, ‘O menino e a Garça’ tem um tom otimista, embora não esconda em sua história, os tristes conflitos e guerras que tanto tem assolado nosso planeta.

Mas com seu estilo de bom contador de histórias, Miyazaki, que talvez se aposente depois deste projeto, deixará como legado mais uma bela fábula sobre os mistérios da vida e as possibilidades de como tornar o nosso mundo interior um pouco melhor.


Assista ao trailer abaixo clicando na imagem:

 


Serviço:

O MENINO E A GARÇA

Gênero: Animação – Fantasia / País: Japão / Classificação: 12 anos / Duração:  2 horas / Ano: 2023

Direção e Roteiro: Hayao Miyazaki / Elenco: Soma Santoki, Masaki Suda, Ko Shibasaki, Aimyon, Yoshino Kimura, Takuya Kimura, Kaoru Kobayashi e Shinobu Otake. / Direção de Fotografia: Atsushi Okui / Montagem: Takeshi Seyama / Trilha Sonora:  Joe Hisaishi / Produção: Toshio Suzuki / Distribuição: Sato Company / Divulgação: Sinny Assessoria e Comunicação


 

(*) Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo e de projetos. Um eterno colaborador do DiárioZona Norte.

 


Nota da Redação ==  O artigo acima é totalmente da responsabilidade do autor e colaborador, com suas críticas e opiniões, que podem não ser da concordância do jornal e de seus diretores.


d