Tempo de Leitura: 3 minutos

.

  • O sistema deve transportar cerca de duas mil pessoas por hora – com um trajeto de seis minutos.
  • A previsão de entrega é no primeiro semestre de 2024

O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) está em fase final de implantação do sistema Aeromóvel, que conectará os terminais do aeroporto à estação da Linha 13-Jade – que integra a malha ferroviária CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos)  – operadora de transportes ferroviários ligada à Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.

aeromóvel
Guindaste de uma tonelada, eleva o primeiro veículo do Aeromóvel aos trilhos – crédito da foto: Aerom
Dois mil passageiros por hora

Com o sistema, espera-se uma economia no tempo de deslocamento entre os terminais e o trem metropolitano, de forma sustentável e segura. Com uma extensão de 2,7 Km, ele terá capacidade de transportar até 2 mil passageiros por hora. A duração do trajeto é de seis minutos.

De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, as obras são fundamentais para melhorar o atendimento aos milhares de passageiros que utilizam o aeroporto. “Com o sistema moderno do aeromóvel, teremos uma conexão rápida que ligará a estação da linha 13 com o terminal de passageiros. Ampliar, modernizar e fortalecer a aviação civil brasileira é a orientação do presidente Lula“, disse.

aeromovel
croqui com o posicionamento das estações, que atenderá os terminais 1, 2 e 3 de Guarulhos – crédito da imagem: Aerom
Automated People Mover

Assinado em 08 de setembro de 2021, o termo aditivo na concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos deu início a implantação do chamado  Automated People Mover – APM (transportador de pessoas automatizado em tradução livre) – projeto de mobilidade que beneficiará as pessoas que passam pelo aeroporto diariamente.

O novo modelo é baseado nas soluções usadas em aeroportos como os de Atlanta, Chicago, Nova Iorque e São Francisco, nos Estados Unidos.

Investimentos

Na época, o aditivo previa investimentos de R$ 271,1 milhões, que seriam pagos pela concessionária à União, como parte do devido por outorga. Foi esse dinheiro o utilizado para a construção do sistema de transporte.

A obra está sendo executada pelo consórcio Aero GRU e contempla a construção de uma estação em cada um dos três terminais de passageiros do aeroporto e uma estação junto à CPTM, sem custo para o usuário. O intuito é promover uma conexão rápida entre a Linha Jade, da estação da CPTM e os terminais de passageiros.

Período de testes do veículo que transportará 2 mil passageiros por hora – crédito da foto: Aerom
Trem em testes

O primeiro veículo que será utilizado na linha foi entregue em 19 de março de 2024 e já está em período de testes. A conclusão e entrega da obra,  estão previstas para o primeiro semestre deste ano.

Aerom – empresa que lidera o consórcio AeroGRU, formado ainda  pelas empresas HTB, FBS e TSINFRA – integra o Grupo Coester, que desenvolve, há mais de 63 anos, produtos e soluções para a indústria, sendo uma referência em automação e mobilidade urbana sustentável.

Detentora da Tecnologia Aeromovel, a Aerom dedica-se ao fornecimento e implantação de sistemas de mobilidade e seu sistema de transporte caracteriza-se por ser automatizado e em via elevada, utilizando a propulsão pneumática.

 

d