21.8 C
São Paulo
segunda-feira, abril 29, 2024
Home Bem Estar Adultos também possuem calendário vacinal; confira os principais imunizantes

Adultos também possuem calendário vacinal; confira os principais imunizantes

postos de saúde aplicação
Tempo de Leitura: 2 minutos

imunizantes

  • Para este público, estão disponíveis vacinas contra doenças infecciosas e transmissíveis como hepatite B, gripe, sarampo, febre amarela e difteria

No último sábado, com o Dia D de multivacinação, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) conseguiu atualizar as cadernetas de vacinação de mais de 38 mil crianças e adolescentes, com 122 mil doses de vacinas aplicadas.

Os adultos, no entanto, também devem ficar atentos, pois as faixas etárias entre 20 e 59 anos e acima de 60 anos possuem o seu próprio calendário vacinal, com vários imunizantes que requerem mais de uma dose ou mesmo vacinação anual, como no caso da gripe.

imunizantes

Adultos entre 20 e 59 anos: devem ficar atentos à atualização da caderneta em relação a quatro tipos diferentes de vacina: contra hepatite B (3 doses), febre amarela (dose única), difteria e tétano (3 doses mais reforços a cada 10 anos), sarampo, caxumba e rubéola (dose única).

Adultos com mais de 60 anos: seguem o mesmo calendário dos adultos de 20 a 59, acrescido da vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe, que deve ser tomada todos os anos, e da vacina contra pneumonia, em campanhas específicas e para pessoas que vivem em instituições fechadas.

Gestantes: existem três vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação: hepatite B, difteria e tétano e a dTpa, que protege contra difteria, tétano e também a coqueluche.

Toda a população pode se vacinar gratuitamente nas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. Para isso, basta comparecer à unidade com o cartão de vacinação, que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais. A ausência do cartão, no entanto, não é um impeditivo para se vacinar.

Acesse informações sobre todos os equipamentos da rede municipal na página do Busca Saúde.


< Com apoio de informações/fonte: SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo >

d