Home Cultura “A Voz da Vó”, uma viagem lúdica pelas memórias da vida e,...

“A Voz da Vó”, uma viagem lúdica pelas memórias da vida e, por trás, o Alzheimer

Tempo de Leitura: 4 minutos

O QUE É MEMÓRIA?

Onde você guarda o cheiro da flor?
As memórias são como pássaros e não vão para onde querem.
A memória guarda o tempo?
Toda saudade é uma espécie de velhice.
Se soprar passarinho voa?
Por que o tempo demora a passar quando a gente está perdido?
Cor de passarinho se escuta, assim como cheiro pode ser desenhado e música comida.
Passarinho que voa fora da asa?
 
Você se lembra da primeira palavra que você falou?
Você se lembra da primeira vez que você dormiu?
Você se lembra do cafuné que te embalou
…. e da primeira vez que você sumiu?
Você se lembra do primeiro amigo que você fez?
Você se lembra do doce que te lambuzou?
E o primeiro pum que aconteceu?
E da primeira noite que acordou.
Memória é quente ou fria?
Memória faz rir ou faz chorar

vó´´A Voz de Vó´´é uma criação poética que aborda a perda da memória, mas também a fabulação. Um projeto que reúne uma equipe comprometida com a narrativa de uma história repleta de emoção, afetos, humor, amor e descobertas.

A partir do dia 22 de setembro(6ª.feira),  o Teatro do SESI-SP será palco de uma viagem pela busca das memórias de uma vida, com dramaturgia final de Sara Antunes – que assina a direção, com supervisão artística da consagrada atriz Vera Holtz.

Clarisse Derzié Luz interpreta a Vó que está com Alzheimer e vai, com a ajuda de seus netos, em busca das suas memórias perdidas. Essa viagem, num jogo lúdico, leva a plateia a emoções afetivas e muitos desses sentimentos podem remeter a casa de cada um dos espectadores.

As crianças criam mundos para as ausências da avó, buscando ressignificar as falhas, dando sentidos e preenchimentos aos buracos vazios, acalorados de fantasia.

vó

Mais do que fazer um espetáculo para criança queremos proporcionar uma experiência dentro do sentir da infância a todo público, experimentar o mundo através da brincadeira, da canção, do jogo lúdico. É neste desenrolar da narrativa oral que queremos fazer viver a Voz de Vó”, diz Sara, que também é a idealizadora do projeto.

A direção de arte, assinada por Analu Prestes, costura esses fragmentos como uma linha que aborda o tempo e transforma a memória numa grande colagem recheada de natureza, risos, brincadeiras e muita imaginação. “Contar uma história sobre memórias, infância e uma vó que amava os pássaros e música, nos remete às nossas lembranças mais profundas”.

vó

Demian Pinto e Gui Calzavara que assinam a direção musical, se pautou na construção de uma sonoridade afetiva, fragmentos sonoros que se unem em um mosaico de lembranças. O som se apresenta pelo afeto. “Dizem que a música é a única coisa que a gente nunca esquece”.

Wagner Pinto criou o desenho de luz para um ambiente fantasioso, ajudando a contar a saga dessa família.

Finalizando, Sara conta que Voz de Vóé para minha avó, que queria ser atriz e quando teve Alzheimer, lembrava do teatro e pedia para os atores, em conversa com a televisão, esperarem por ela para o ensaio”. 


Ficha técnica

Dramaturgia e Direção: Sara Antunes / Supervisão Artística: Vera Holtz / Direção de Arte – cenário e figurino: Analu Prestes / Direção de Produção: Bianca De Felippes / Direção Musical: Demian Pinto e Gui Calzavara / Desenho de Luz: Wagner Pinto / Direção de Movimento e Preparação Corporal: Victoria Ariante / Programação Visual: Analu Prestes e Camila Landulfo / Desenhos, colagens e bordados: Analu Prestes / Videografismo: Vic Von Poser / Preparação Vocal: Patricia Antoniazi  === Elenco/Adultos: Clarisse Derzié Luz / Demian Pinto / Gui Calzavara  === Elenco/Crianças: Antônio de Oliveira (Tito) / Benjamim de Oliveira (Bento) / Nick Araújo (Bento) / Pietro Leite (Tito) / Rodrigo Viegas (Bento) === Participação afetiva: Analu Prestes e Vera Holtz === Assessoria de Imprensa: Morente Forte === Produção: Gávea Filmes === Realização: SESI SP


Serviço

VOZ DE VÓ

  • Local: Centro Cultural Fiesp – Teatro do SESI-SP
  • Endereço: Av. Paulista, 1313
  • Transporte: Metrô = Estação Trianon-Masp
  • Temporada: 22 de setembro a 17 de dezembro de 2023
  • Sessões/Público: Sábados e domingos – 15 hs
  • Sessões especiais: 5ª. e 6ª., 11 hs e 15 hs. (exclusivas para escolas e grupos),
  • Sessões em Libras e audiodescrição: 29/10, 26/11 e 3/12
  • Classificação: Livre
  • Gênero: Infantil
  • Duração: 60 minutos
  • Ingressos: gratuitos

<<Com apoio de informações/fonte: Morente Forte Comunicações / Beth Gallo >>

 

d