Home Cultura “A Luta de Assange” mostra os bastidores da prisão do criador do...

“A Luta de Assange” mostra os bastidores da prisão do criador do WikiLeaks

WikiLeaks
John Shipton, pai de Assenge, sendo entrevistado
Tempo de Leitura: 3 minutos

WikiLeaks

por Aguinaldo Gabarrão (*)

O documentário Ithaka: a luta de Assange”, explora a controversa prisão do australiano Julian Assange, ativista, jornalista e criador do WikiLeaks, organização que publica documentos confidenciais de governos e empresas, a partir de fontes anônimas.

Sob custódia do governo britânico desde 2019 – numa prisão de segurança máxima -, Assange permaneceu durante sete anos na embaixada do Equador em Londres, sob proteção diplomática, até que um acordo nebuloso o retirou à força com o objetivo de extraditá-lo para os EUA.

WikiLeaks
Julian Assenge

A partir daí, as batalhas judiciais, os bastidores da diplomacia — no que há de mais sujo e também mais nobre -–, são desfiados no documentário por meio de entrevistas, fragmentos de manifestações e fatos de conhecimento público. Tudo é alinhavado para que o espectador forme o seu juízo.


Assista ao trailer do documentário clicando abaixo:


Segredos de Estado

O suplício do ativista começa desde 2010, quando o Wikileaks publica milhares de documentos secretos dos americanos a respeito da guerra do Afeganistão e do Iraque. Um vídeo em especial, viralizado e disponível até hoje no Youtube, mostra o fuzilamento de civis, entre eles, duas crianças que estavam num veículo.

O documentário explora dois aspectos principais: a luta familiar pela libertação do ativista, capitaneada por seu pai John Shipton (*) e a contradição do governo americano, ao passar por cima da primeira emenda de sua Constituição, que impede toda e qualquer tentativa de limitar ou constranger a liberdade de expressão.

WikiLeaks
Protesto nas ruas de Londres

A luta da família e do senhor Shipton pela libertação de Julian, é comovente. E os diálogos travados entre um pai que sofre a ausência do filho e o diretor do documentário, coloca o espectador em permanente estado de incômodo, uma vez que qualquer cidadão, movido pelo desejo expresso de informar e esclarecer, pode vir a sofrer as mesmas represálias de governos, se trouxer à publicidade o que pode atrapalhar interesses econômicos e militares no velho tabuleiro do poder.

WikiLeaks

(*) Shipton veio ao Brasil para o lançamento do documentário, que estreia no final do mês (31/08/2023).


Serviço 

  • Gênero: Documentário / País: Austrália, Reino Unido  /  Duração:  1 hora e 46 minutos / Ano de Produção: 2021
  • Direção e Roteiro:Ben Lawrence / Participações:  John Shipton, Stella Moris, Nils Melzer, John Pilger, Ai Weiwei, Vivienne Westwood / / Direção de Fotografia: Niels Ladefoged / Música: Brian Eno / Montagem: Karen Johnson / Produção: Adrian Devant, Gabriel Shipton / Distribuidora: Pandora Filmes / Divulgação: Sinny Assessoria e Comunicação

 

(*) Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo. Um eterno colaborador do DiárioZonaNorte.

 


 

d