da Redação DiárioZonaNorte
A rede de supermercados Sonda, com forte atuação no Estado de São Paulo, está às vésperas de uma negociação de impacto: a família proprietária acertou a venda de controle para a gestora norte-americana Advent, em uma operação avaliada em R$ 3,5 bilhões. A informação foi publicada pelo jornal Valor Econômico.
Fundo Imobiliário
Segundo o acordo, o grupo continuará controlador dos imóveis ligados à operação: os 40 pontos de venda da marca Sonda e os cinco supermercados Cobal permanecerão sob propriedade da família Sonda, junto com seus centros de distribuição. Isso permitirá à família criar um fundo imobiliário no qual esses ativos serão integrados.
Após a formação inicial do fundo, a estratégia prevê expandir o portfólio com outras propriedades do grupo e comercializar cotas para investidores externos — uma maneira de destravar ainda mais valor da rede.
Atuação concentrada em São Paulo
Fundada em 1974, em Erechin – no Rio Grande do Sul, pelos irmãos Idi e Delcir Sonda, a rede chegou em São Paulo na década de 80.
Com receita aproximada de R$ 5 bilhões, a rede concentra sua atuação em São Paulo, onde mantém unidades em bairros de regiões como Zona Norte (Jaçanã, Tremembé e Vila Guilherme) e Zona Noroeste (Freguesia do Ó e Pirituba).
Essas unidades reforçam sua presença local em mercados de vizinhança e regiões residenciais com fluxo consistente.
O processo de venda vinha sendo conduzido com assessoria do Bradesco BBI e estava em tratamento exclusivo com a Advent nas fases finais, depois de ter atraído interesse de grandes redes como Carrefour, Muffato e Grupo Pereira.















































