da Redação DiárioZonaNorte
Há mais de cem anos, entre o mato ralo e os barrancos de terra batida da antiga Vila Guilherme – Zona Norte da cidade de São Paulo, Francisco Pontes, descendente de portugueses e um dos pioneiros da região, deixou seu nome gravado em uma rua que desde 1924 acompanha o drama das cheias – que chegam a atingir mais de 60cm em dias de chuva.
A região da Rua Chico Pontes fica localizada entre um córrego (sem nome) – afluente do Rio Tietê e o Córrego da Divisa – fazendo “fronteira” com duas bacias hidrográficas: bacia do córrego Apereiba e bacia do córrego da Divisa.
Só recentemente as enchentes da Rua Chico Pontes entraram no radar da Prefeitura que anunciou em julho de 2023 uma obra de fôlego – que pretende solucionar o problema centenário.

Projeto
Para tanto, será construída uma nova rede de drenagem no trecho da rua entre a Avenida Guilherme e a Avenida Nadir Dias de Figueiredo – esquina com a Praça dos Trotadores.
Serão cerca de 600 metros de novas galerias pluviais, novo pavimento, bocas de lobo e poços de visita.
Com início previsto para outubro de 2024 – lembrando que, antes da obra se tornar visível ao público, existe toda uma etapa burocrática que precisa ser cumprida – a intervenção na rua deverá durar cerca de dez meses.

O Consórcio BBL Chico Pontes – formado pela B&B Engenharia e Construções e Construtora Lettieri Cordaro Ltda, venceu a licitação para execução da obra pelo valor de R$ 17.901.250,49.
Os recursos para a empreitada são originários do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura do Município de São Paulo – FMSAI.
Criado pela Lei Municipal 14.934/2009, o FMSAI tem sua receita obtida por meio dos repasses efetuados pela SABESP, cerca de 7,5% da receita bruta da companhia por explorar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade de São Paulo.
Obra Rua Chico Pontes Obra Rua Chico Pontes Obra Rua Chico Pontes