Tempo de Leitura: 4 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

.

Após a conclusão das obras de requalificação e drenagem da Rua Inglesa, a Subprefeitura Santana/Tucuruvi/Mandaqui dá início as obras programadas para a  Rua Professor Marcondes Domingues, na Parada Inglesa.  

As duas obras pretendem solucionar o problema crítico de enchentes e enxurradas que atinge a região nas proximidades da Estação Parada Inglesa do Metrô, ordenando o escoamento das águas para a bacia do Rio Carajás – também chamado de Bacia do Rio Carandiru – que passa por baixo de toda a extensão da  da Avenida Luiz Dumont Villares. 

Mapa com a localização da obra – Reprodução Google Maps

Além da implantação de uma galeria de drenagem de águas pluviais, a rua receberá pavimentação, guias e sarjetas.  A nova rede de drenagem terá cerca de 180 metros de extensão, iniciando na esquina da Avenida Marechal Eurico Gaspar e terminando na Av Luiz Dumont Villares.

A licitação foi vencida pela empresa I9 Engenharia e Construção Ltda, pelo valor de R$ 1.706.950,28 e deve durar cerca de 120 dias

Parada Inglesa Enchentes
Trecho da Rua Professor Domingos Marcondes
Decreto de 1955

A primeira menção a alagamentos na Rua Professor Marcondes Domingues foi há 70 anos, no texto do  Plano de Melhoramento do Vale do Carandiru, que se transformou na Lei nº 4.858 de 30 de dezembro de 1955, assinada pelo Vice-Prefeito do Município de São Paulo em Exercício, Wladimir de Toledo Piza.

O texto previa a abertura de uma “viela sanitária” com 4  metros de largura e 230 metros de extensão – terminando na antiga Rua Três Rios – que posteriormente seria absorvida pela Avenida Marechal Eurico Gaspar Dutra.  O decreto era o embrião do que seria a futura Avenida Luiz Dummont Villares  – que substituiria  a  Estrada do Carandirú.

Parada Inglesa Enchentes
área do Rio Carajás em planta de 1930 – Arquivo do Estado
Desmoronamento de residência

Em 2011, após o desmoronamento de um muro e a interdição de um casa que fazia fundos com um córrego, os técnicos da então Prefeitura Regional de Santana/Tucuruvi detectaram a necessidade da construção de uma nova galeria de águas pluviais.  Foi aberta uma licitação ainda em 2011, que não foi para frente por falta de verba. Em 2015 o pedido foi encaminhado pela administração regional para a Secretaria de Municipal de Infraestrutura e Obras – SIURB.

Parada Inglesa Enchentes
Avenida Marechal Eurico Gaspar Dutra
Quatorze anos de espera

Por mais de dez anos os moradores da região cobravam a execução da obra, em reuniões do Conselho de Segurança Comunitária Conseg Vila Gustavo, em audiências públicas de orçamento, Câmara no Seu Bairro, Conselho Participativo Municipal

Em uma das muitas reuniões do Conseg, um morador que pediu anonimato –  questionou  um subprefeito da época sobre o problema e ouviu  “essa obra não é prioridade, não dá visibilidade para político“.

Tubos de concreto pré-moldadas que serão utilizados na construção da galeria

Só em 2023, com a chegada do subprefeito Magal Guerra, a obra voltou ao radar da municipalidade. Em maio de 2024 um novo Estudo Técnico Preliminar e um novo memorial descritivo da obra foi elaborado e a verba liberada, permitindo assim a formatação da licitação e a contratação da construtora vencedora do certame, para execução da obra.

É uma obra muito importante para a região, que pode eliminar as enchentes e dar mais tranquilidade para os moradores, que há muito tempo reivindicavam uma solução. Agora, haverá uma divisão das águas nas galerias”, declarou o subprefeito de Santana / Tucuruvi / Mandaqui,  Magal Guerra – que está no cargo há 1 ano e 5 meses

Mudanças no trânsito

Até a conclusão das obras, a Rua Professor Marcondes Domingues estará interditada para o trânsito de veículos.  A previsão é de um período de 120 dias, conforme exposto  acima.

Em comunicado enviado a nossa redação, a SPTrans informa que “desde 4ª feira (30/04), a linha 1016/10 Cemitério do Horto – Shopping Center Norte está com seu itinerário alterado temporariamente em razão da interferência viária na Rua Professor  Marcondes Rodrigues, entre as avenidas Marechal  Eurico Gaspar Dutra e Luiz Dumont Villares, na Parada Inglesa, Zona Norte”.

Parada Inglesa Enchentes