Home Bem Estar Prefeitura realiza mais de 339 mil Testes do Pezinho pela rede municipal...

Prefeitura realiza mais de 339 mil Testes do Pezinho pela rede municipal de Saúde

Tempo de Leitura: 2 minutos

 

No Dia Nacional do Teste do Pezinho,  nesta 6a. feira (06/06/2025), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), destaca a realização de 339.379 procedimentos de Triagem Neonatal Ampliada (TNA) – o nome técnico do teste, realizados na rede municipal.

No mesmo período, também foram realizados 478 testes metabólicos confirmatórios, 952 testes imunológicos confirmatórios e 743 testes genéticos confirmatórios, todos relacionados à TNA.

Já no período de janeiro a abril de 2025, foram realizados 27.494 procedimentos de TNA, além de 62 testes metabólicos confirmatórios, 106 testes imunológicos confirmatórios e 55 testes genéticos confirmatórios, também vinculados à Triagem Neonatal Ampliada.

Com mais volume de exames, a rede municipal permite ampliar a atuação preventiva desde o início da vida do indivíduo, com grandes chances de aumentar a expectativa de vida e diminuir a mortalidade infantil na cidade de São Paulo.

Pela triagem, é possível descobrir doenças genéticas, congênitas, infecciosas, erros inatos do metabolismo e da imunidade e assim evitar danos relacionados ao desenvolvimento neuropsicomotor, sequelas e internações.

Antes, era possível detectar apenas as doenças fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme e demais hemoglobinopatias, hiperplasia adrenal congênita e deficiência biotinidase.

Com a ampliação, doenças como toxoplasmose, galactosemias e outras passaram a fazer parte da triagem de até 50 patologias no mesmo bebê, conforme a testagem realizada e a necessidade.

Os testes são realizados em parceria com o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nesse tipo de exame.

Quando fazer o exame

 A coleta deve, idealmente, ocorrer após as 48 horas e até sete dias de vida do bebê. Caso não seja realizada na maternidade, o exame pode ser feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência da criança. A população pode encontrar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/

É importante que sejam fornecidas informações completas sobre endereço e telefone de contato, para que seja possível a comunicação rápida nos casos em que houver necessidade de nova coleta.


<< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa/Secretaria Municipal da Saúde-SP >>