.
Neste sábado, 10 de maio, três frentes de saúde pública se articulam para reforçar a imunização da população contra doenças imunopreveníveis: a cidade de São Paulo, o Governo do Estado e a Prefeitura de Guarulhos realizam o “Dia D” de vacinação com foco na gripe e outras enfermidades.
Na capital paulista, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza o “Dia D de Intensificação de Vacinação”. Das 8h às 17h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas, além das AMAs/UBSs Integradas, que funcionarão das 7h às 19h.
A campanha tem como público-alvo crianças, adultos, gestantes e idosos. A iniciativa busca atualizar o calendário vacinal individual, com aplicação não só da vacina contra a gripe, mas também de doses contra dengue, febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
Durante a mobilização, as UBSs também emitirão a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) para crianças menores de seis anos, documento exigido por instituições de ensino.
A cidade ainda contará com a estratégia de busca ativa para localizar pessoas com imunização em atraso. O objetivo é criar um ambiente mais seguro em escolas e espaços públicos.
Para ser atendido, basta apresentar documento com foto e a carteirinha de vacinação. A localização das UBSs pode ser feita pelo site: buscasaude.prefeitura.sp.gov.br.
Cidades no interior de São Paulo
Em âmbito estadual, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) coordena a ação em todos os 645 municípios paulistas.
A expectativa é vacinar cerca de 19,3 milhões de pessoas dos grupos prioritários, como crianças de até seis anos, gestantes, puérperas, idosos e pessoas com comorbidades. A campanha ocorre antes do período de maior circulação do vírus Influenza, visando reforçar a proteção da população.
Atualmente, a cobertura vacinal estadual entre os grupos elegíveis está em 16,1%, bem abaixo da meta de 90%. A vacina contra a gripe é segura, trivalente e atualizada anualmente. Sua proteção dura cerca de um ano e precisa ser renovada devido às constantes mutações do vírus.
Os municípios possuem autonomia para definir estratégias locais de aplicação e também estão empenhados em combater desinformações sobre os imunizantes, como as fake news desmentidas pelo Instituto Butantan.
Vacinação também em Guarulhos
Já em Guarulhos, a Secretaria Municipal da Saúde integra o esforço coletivo com a realização de seu próprio Dia D neste sábado.A campanha visa ampliar a cobertura entre os grupos mais vulneráveis às complicações da gripe.
Serão vacinadas crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, moradores em situação de rua, profissionais da segurança, caminhoneiros, funcionários dos Correios e trabalhadores do transporte coletivo.
A vacina ofertada é a versão trivalente de 2025, que protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização pode reduzir entre 60% e 70% os casos graves e os óbitos causados pela doença.
Para ser vacinado, não é necessário agendamento. Basta apresentar documento com foto e, preferencialmente, a carteirinha de vacinação — especialmente no caso das crianças. Os endereços das UBSs estão disponíveis no portal da prefeitura: www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.
A ação em São Paulo, no Estado e em Guarulhos reforça o compromisso conjunto com a saúde coletiva, especialmente em tempos de risco epidemiológico e circulação ativa de vírus. A vacinação, além de individual, é um ato de responsabilidade social.
<<Com apoio de informações: Secom/PMSP, Agência SP/Governo de SP e Prefeitura de Guarulhos >>
Vacinação Contra Gripe Vacinação Contra Gripe Vacinação Contra Gripe Vacinação Contra Gripe