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da Redação DiárioZonaNorte

 

A APAS Show apresentou o estudo O Varejo em um Mundo de Transformação, realizado pela Scanntech Brasil sobre o  comportamento do consumidor final e como seus novos hábitos de consumo impactam no varejo supermercadista. As entrevistas foram realizadas pela Shopper Experience com 1.086 consumidores em março de 2025 – com idades entre 36 e 42 anos.

Os dados foram revelados durante uma Coletiva de Imprensa, realizada nesta 3ª feira (12/05/2025), com a presença de Felipe Queiroz –  economista-chefe da APAS, Thomaz Machado – CEO da Scanntech Brasil Fabiano Benedetti –  diretor de Marketing e Negócios da APAS.

Parceira da APAS desde 2023, a Scanntech é uma empresa de inteligência de varejo, com uma cobertura completa e detalhada do movimento de vendas do setor de supermercados.

Mesmo com a inflação, carestia e eventos climáticos adversos, o consumidor continua comprando – mas de forma diferente.  Compra menos, troca marcas, categorias de produtos e canais de venda.

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Thomaz Machado – CEO da Scanntech Brasil e Felipe Queiroz –  economista-chefe da APAS
Café,  Azeite e Clima

Na pesquisa, 95% dos entrevistados conseguem perceber o impacto dos eventos climáticos tanto na oferta como no preço dos produtos. Caso do café que apresentou uma alta de preço na casa dos 70% – devido a quebra de safra no Brasil e no Vietnã e a desvalorização do real frente ao dólar e ao euro, levando os produtores a optarem pela exportação.

O mesmo se aplica ao azeite. Para a produção de um litro são necessários de 5 a 10 quilos de azeitonas, e cada oliveira gera de 15 a 50 quilos por ano. Em 2022, a safra caiu 26% e, em 2023, a produção de azeite diminuiu 40%. Com isso, o preço subiu cerca de 50%, puxado principalmente pelo mercado europeu, que lidera a produção mundial.

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Thomaz Machado – CEO da Scanntech Brasil
Proteínas 

A alta nos preços das carnes bovina e suína ficou na casa dos 23%, registrando uma queda no volume de vendas de 6,2% na bovina e 5,6% na suína, reflexo da migração dos consumidores para o frango (alta de 3,5% no volume de vendas)  e para o ovo (alta de 3,6% no volume de vendas)

On Trade e Off Trade

Se durante a pandemia o online reinou absoluto – ele continua crescendo de forma consistente em volume (6,3%) e em faturamento (16%), porém com menos SKUs (Stock Keeping Unit ou Unidade de Manutenção de Estoque) em sua “gondôla”.

Enquanto no digital são comercializados 23 mil SKUs onde 5.800 SKUs respondem por 95% de suas vendas, as lojas físicas tem em media 30.800 SKUs – sendo que 12.400 SKUs  respondem pelos mesmos 95% de faturamento.

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Thomaz Machado – CEO da Scanntech Brasil

Dos consumidores pesquisados, 47% comprou  unicamente em lojas físicas, 32% fez suas compras majoritariamente no online e 20% fez todas as suas compras exclusivamente de forma online.

Em 2024, o estado de São Paulo recebeu cerca de 2.600 novas lojas. As lojas de condomínio e pequenos mercados de bairro predominam. Hipermercados, por sua vez, fecham suas operações – como aconteceu na Zona Norte de São Paulo, com o fechamento do Carrefour – loja que foi sucessora do Hipermercado Eldorado – tendo operado no Shopping Center Norte por mais de 30 anos. O lugar deverá ser ocupado por um parque da Cacau Show.

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Thomaz Machado – CEO da Scanntech Brasil
Mudanças de hábitos de consumo

De acordo com a pesquisa, 71% dos entrevistados alteraram seus hábitos de consumo: 51% passou a comprar produtos mais saudáveis, 35% procuram produtos mais baratos e 32% estão em busca de praticidade, sem deixar de lado a sustentabilidade.

Os produtos saudáveis representam uma fatia de 0,03% no faturamento dos supermercados, porém com um crescimento até 110 vezes mais rápido, onde os itens protéicos (leites, iogurtes, barrinhas e suplementos) se destacam.

Fabiano Benedetti –  diretor de Marketing e Negócios da APAS
Pets no carrinho

Os pets ganham importância nas famílias, que estão cada vez menores com a redução das taxas demográficas. O consumo de produtos para gatos já se aproxima dos produtos para cães.  A velocidade de crescimento da cesta pet é 22 vezes mais do que a cesta do varejo tradicional.

Segundo a pesquisa, 27% dos consumidores entrevistados afirmam que deixaram de frequentar lojas que não permitem a entrada de seus pets, 54% dos consumidores compram produtos pet em supermercado. Outro dado interessante é que 42% dos pesquisados deixaram de comprar produtos pet por falta de variedade de itens.

Thomaz Machado (CEO da Scanntech), Fabiano Benedetti (Diretor de Marketing e Negócios da APAS), Carlos Correa (Diretor Geral da APAS) e Felipe Queiroz (economista-chefe da APAS)
Marcas Campeãs

A Promoção Marcas Campeãs completou 10 anos. Promovida pela APAS (Associação Paulista de Supermercados), a campanha cumpre a missão de engajar pequenos e médios supermercados no Estado de São Paulo e seus clientes, movimentando o varejo em um período de baixo faturamento (de fim de janeiro ao começo de  abril).

Em 2025, a ação reuniu as principais indústrias fornecedoras brasileiras e mais de 200 redes de supermercados, tendo alcance em mais de 1.200 lojas, localizadas em 320 cidades – onde os clientes concorrem a prêmios como casa, carro, motos, smartphones e mais de 4 mil prêmios em dinheiro, com valores de até R$ 500,00.

 

SERVIÇO APAS SHOW 2025

Quando: de 12 a 15 de maio de 2025
Horários: 12h às 20h | 15 de maio: das 12h às 18h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme. São Paulo, SP
*Transfer gratuito saindo da Estação Portuguesa-Tietê (acesso ao transporte pela Rua Voluntários da Pátria), das 6h às 21h, a cada 30 minutos, entre os dias 12 e 15 de maio.

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