Home Economia Analistas-Tributários da Receita Federal mantém paralisações em todo o país

Analistas-Tributários da Receita Federal mantém paralisações em todo o país

Receita Federal Paralisações
Tempo de Leitura: 3 minutos

 

Os Analistas-Tributários da Receita Federal vão manter as paralisações e operações padrão em todo o país, mesmo com a proposta de reajuste salarial apresentada na última semana pelos negociadores do governo.

A proposta encaminhada pelo Ministério da Gestão de Inovação (MGI) apresenta um conjunto de limitações e não contempla as reivindicações dos Analistas-Tributários que, desde 2023, são recorrentemente apresentadas ao governo.

O presidente do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), Thales Freitas, destaca que a proposta encaminhada ainda está muito aquém do reajuste necessário para a recomposição das perdas inflacionárias.

Outro ponto criticado pelo presidente do Sindireceita foram as divisões geradas pela proposta encaminhada pelo MGI que entre outros graves problemas não contempla os Analistas-Tributários que ingressaram na Receita Federal no último concurso.

A proposta cria diferenciações e distinções no reajuste para servidores ativos e aposentados. A concessão de um reajuste igual para todos os Analistas-Tributários é um ponto inegociável”, ressaltou Freitas.

Receita Federal Paralisações

Paralisações nos aeroportos e nas fronteiras

A semana começou com a operação padrão no Aeroporto Internacional de Florianópolis (SC). Na 2ª feira (26/05/2025), a operação padrão realizada pelos Analistas-Tributários envolveu três voos internacionais vindos de destinos na Europa e América do Sul transportando mais de 66 passageiros.

Já no Aeroporto Internacional de Manaus (AM), a operação padrão ocorreu no voo vindo de Portugal, que resultou na vistoria de todos os passageiros que chegaram ao país.

O presidente do Sindireceita voltou a criticar a intransigência do governo, o que tem feito com que os Analistas-Tributários acirrem ainda mais as mobilizações.

Além dos efeitos provocadas pelas operações nos portos, aeroportos e postos de fronteira, Freitas ressalta que, até mesmo, as metas fiscais do governo podem ser comprometidas pelo prolongamento das paralisações e operações padrão.

As atividades da Receita Federal estão comprometidas com as paralisações e operações padrão dos Analistas-Tributários: 

Tributos Internos:

• O atendimento de pessoas físicas;

• As análises de processos administrativos relacionados à cobrança, parcelamento e suspensão do crédito tributário;

• As atividades de gestão do crédito tributário de pessoas jurídicas, ou mesmo do direito creditório;

• Queda no quantitativo de processos distribuídos;

• Redução do número de atendimentos presenciais e remotos;

• Aumento do tempo de resposta nos canais de atendimento e de orientação aos contribuintes;

• Suspensão de entregas de trabalho de ferramentas em desenvolvimento para o incremento de produtividade dos serviços prestados pela Receita Federal, sobretudo as inovações tecnológicas.

Aduana e controle do comércio exterior:

• Redução na fiscalização e controle aduaneiro nos portos, aeroportos e pontos de fronteira;

• Aumento no tempo de verificação de bagagens em portos, aeroportos e pontos de fronteira;

• Aumento no tempo de liberação de mercadorias e veículos nos portos e pontos de fronteira;

• Aumento no tempo de liberação de passageiros nos portos, aeroportos e pontos de fronteira;

• Redução no número de operações de combate ao contrabando, descaminho, tráficos de drogas, armas e munições, entre outras atividade essenciais ao controle do comércio exterior de nosso país.


O Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) é uma entidade civil, organizada e mantida pela contribuição voluntária de seus mais de 10 mil filiados, Analistas-Tributários ativos e aposentados e pensionistas. Como sindicato nacional, o Sindireceita está́ organizado em todas as regiões do Brasil


<<Com apoio de informações/fonte: Vera Moreira Comunicação / Ana Finatti e Carolina Moreira >>

 

Receita Federal Paralisações Receita Federal Paralisações Receita Federal Paralisações Receita Federal Paralisações Receita Federal Paralisações