Home Cultura Ainda na incerteza dos momentos políticos, o filme antecipa ” O Debate...

Ainda na incerteza dos momentos políticos, o filme antecipa ” O Debate ” nos cinemas

Tempo de Leitura: 2 minutos

debate

  • O filme antecipa o clima do debate e chega há dois meses das eleições
  • É a estreia do ator Caio Blat como diretor de cinema

Depois de um ano do lançamento do livro “O Debate” (Editora Cabogó – 80 páginas), da autoria de Guel Arraes e Jorge Furtado, está sendo lançado – nesta 6ª feira (25/08/2022) —  o filme com o mesmo nome. O enredo, que não é uma coincidência ao extremo, insinua o momento atual com as eleições com o debate de Lula e Bolsonaro – sem citá-los ou fazer referências  ou com imagens.

debate

“O Debate”, na definição dos autores do livro e roteiristas do filme, surgiu “na urgência dos acontecimentos políticos do Brasil”, no ano passado e abrindo para outubro deste ano – chegando no último debate do segundo turno dos candidatos à presidência da República. Ainda se vive os momentos da pandemia e até de uma nova onda mais contagiosa.

A história se passa no dia do último debate da eleição. No terraço-fumódromo de uma estação de tevê, no Rio de Janeiro, Marcos ( Paulo Betti ), que é o jornalista-editor do telejornal da noite, e Paula ( Débora Bloch ), a jornalista-apresentadora do telejornal, se encontram – antes, durante e depois do debate – , para fumar, debater o debate, sua relação e seus planos.

Os dois jornalistas foram casados por 20 anos, separaram-se há seis meses. Eles ainda tentam entender o que aconteceu e o que vai acontecer, como será a relação de velhos amigos, companheiros de trabalho e, agora, ex-amantes. É possível transformar a relação em amizade? É possível seguir trabalhando juntos, todo dia?

Marcos e Paula também tentam entender as paixões políticas dos brasileiros. Como os argumentos de cada um dos candidatos reverbera na opinião pública, define o rumo das eleições e o destino do país.

debate

A jornalista Paula defende que o jornal tome partido, escolha e apoie um candidato. Já Marcos defende que o jornal não tome um partido, apresente os argumentos e os pontos de vista dos dois lados e deixe que o espectador/eleitor decida por si mesmo. Há referências aos métodos e de isenção da Imprensa, além do respeito à democracia.

Um debate sobre paixões privadas e ideias públicas.

Ficha técnica
  • Título original: O DEBATE
  • Direção: Caio Blat
  • Elenco: Paulo Betti,Débora Bloch,Caio Blat,Elias Gabriel,Luisa Arraes,Tainá Neves
  • Duração: 110 minutos
  • Distribuidora: Paris Filmes
  • País: Brasil
  • Estreia: 25/08/2022

d