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Brasil tem cinco empresas entre as 250 maiores varejistas do mundo. É a primeira vez

Tempo de Leitura: 4 minutos

 

  • São elas: Sendas (Assaí), Magazine Luiza, Raia Drogasil, Grupo Casas Bahia e Natura;
  • Estudo destaca que bens de consumo essenciais contribuíram com 65,5% da receita total do Top 250, demonstrando a resiliência do setor; e
  • Apesar do destaque do Brasil e do crescimento da Ásia no setor de varejo, a América do Norte e a Europa continuam dominando o ranking em número de empresas e receita, representando 83% do total. 

O Brasil demonstra sua força no cenário do varejo global com a presença de cinco empresas no estudo “Os Poderosos do Varejo Global 2025 (“Global Powers of Retailing”, em inglês), da Deloitte, organização com o portfólio de serviços profissionais mais diversificado do mundo.

Na análise de dados que leva às 250 maiores varejistas do mundo, destaque para Sendas (Assaí) na 92ª posição, seguida por Magazine Luiza (156ª), Raia Drogasil (169ª), Grupo Casas Bahia (205ª) e Natura (214ª).

Paulo de Tarso, da Deloite

O aumento da representatividade brasileira no ranking é um reflexo do potencial do nosso mercado e da capacidade das empresas em se adaptarem às novas demandas dos consumidores”, afirma Paulo de Tarso, sócio-líder da Deloitte para a indústria de Consumer.

E conclui: “A busca por eficiência operacional, da inovação por meio da tecnologia e a crescente preocupação com a sustentabilidade são fatores que impulsionam o varejo brasileiro e o coloca em destaque no cenário global”.

O estudo da Deloitte aponta que, em um contexto global de incertezas econômicas, as varejistas que se destacam são aquelas que investem em:

  • Eficiência operacional: otimização de processos, gestão de custos e uso de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e automação.
  • Transformação digital: adoção de soluções digitais para aprimorar a experiência do cliente, personalizar ofertas e otimizar a gestão de estoque.
  • Sustentabilidade: implementação de práticas sustentáveis em toda a cadeia de valor, desde a escolha de fornecedores até a gestão de resíduos.
  • Novas fontes de receita: exploração de novos modelos de negócio, como a oferta de serviços personalizados, a criação de marketplaces e a expansão para novos mercados.

O setor de bens de consumo essenciais contribuiu com 65,5% para da receita total dos Top 250, demonstrando a solidez e a importância de um segmento que se mantém resiliente mesmo em cenários econômicos desafiadores, segundo o relatório da Deloitte que apoia o ranking.

O documento revela que o setor de vestuário e acessórios se destacou como o mais dinâmico em termos de crescimento, com alta de 6%, impulsionado por mudanças nas preferências dos consumidores e pela busca por produtos que expressam individualidade e estilo.

Considerando a perspectiva de cautela por parte dos consumidores, a ascensão do varejo de desconto ganha relevância, impulsionando o crescimento do setor. Segundo o relatório, essa tendência reflete a busca por valor e preços competitivos, sem comprometer a qualidade.

A eficiência e a resiliência da cadeia de suprimentos são fatores cruciais para garantir a disponibilidade de produtos e a satisfação do cliente, especialmente em um contexto de possíveis interrupções e volatilidade, enfatiza o documento.

Liderança

Apesar do domínio global de empresas norte-americanas e europeias, representando 83% do total das empresas no ranking, a região Ásia-Pacífico demonstra um forte potencial de crescimento, impulsionada por mercados como Índia, Indonésia e Filipinas.

Segundo o estudo, esses mercados apresentam um ambiente favorável para o varejo, com um aumento da renda disponível, uma população jovem e conectada e um crescente interesse por marcas globais. A China, apesar de um crescimento mais moderado, continua sendo um mercado estratégico para as varejistas globais, com um enorme potencial de consumo e uma crescente classe média.

 

Metodologia ===  Esta é a 28ª edição da pesquisa Global Powers of Retailing, que é realizada anualmente pela Deloitte e lista as 250 maiores varejistas do mundo com base em dados públicos disponíveis. O estudo analisa o desempenho das empresas em diferentes regiões e setores de produtos, além de apresentar uma perspectiva econômica global e destaca as tendências que estão moldando o futuro do varejo.


É a organização com o portfólio de serviços profissionais mais diversificado do mundo, com cerca de 457 mil profissionais em todo o mundo, gerando impactos que realmente importam em mais de 150 países e territórios. Com base nos seus mais de 175 anos de história, fornece serviços de auditoria e asseguração, consultoria tributária, consultoria empresarial, assessoria financeira e consultoria em gestão de riscos


<<Com apoio de informações/fonte: Jeffrey Group/Alessandro da Mata>>