Início Cultura Você se julga um gênio criativo; ou quer ser um? Desperte todo...

Você se julga um gênio criativo; ou quer ser um? Desperte todo o seu potencial interno

gênio criativo
Tempo de Leitura: 4 minutos

gênio criativo

  • Checklist do gênio chega ao Brasil pela SENAI-SP Editora em parceria com MIT – Massachusetts Institute of Technology
  • Nova obra reflete sobre genialidade por meio de dicas paradoxais que testam o talento criativo e da apresentação de facetas de personalidades brilhantes – os gênios.

GÊNIO –  s.m.• Indivíduo que possui uma extraordinária capacidade intelectual.• Talento; cuja aptidão ou extraordinária capacidade intelectual pode ser observada em pessoas, em várias áreas.

Você é um gênio! Não deixa de ser um elogio a uma pessoa que executa algo que ultrapassa à normalidade. Mas nas experiências de um psicólogo e estudioso das ações sociais, o professor norteamericano Dean Keith Simonton, de 73 anos,  traduz no livro nas mais de 300 páginas do Checklist do gênio – Dicas paradoxais para testar o talento criativo”  os caminhos para os leitores curiosos e pretendentes.

Em anos de estudos da mente humana e das peripécias das pessoas, o autor  focou os vários modos das genialidades e dos comportamentos. Escreveu muitos artigos e proporcionou 13 livros aos seus seguidores e leitores, sempre no mesmo caminho e nas observações dos gênios e suas criatividades.

“Mesmo com o fato da palavra gênio ser utilizada com frequência, na maioria das vezes igonora-se, por completo, a extensa pesquisa científica sobre o assunto”.  A editora ainda acrescenta que  “por esse motivio o lançamento do livro, o qual torna tais descobertas mais próximas do público”. O objetivo desta obra, portanto, é tornar tais descobertas, que ocorrem há mais de 150 anos.

Desta forma, o livro transporta o leitor nos exemplos concretos e  até pelo lado divertido retirado da vida de gênios criativos bem conhecidos, como Shakespeare, Galieu Galilei, Pablo Picasso, MIchelângelo, Leonardo da Vinci, Beethoven, Einstein, Darwin, Freud – e mais filosófos, historiadores, cientistas, escritores, músicos, entre outros.

gênio criativo

” O processo mais importante subjacente aos golpes do gênio criativo é a tendência de prestar atenção a coisas que normalmente deveriam ser ignoradas ou filtradas”.

Esse novo livro acaba de ser lançado pela SENAI-SP Editora, com sua nova parceira editorial, a Massachusetts Institute of Tecnonology-MIT, uma das melhores universidades do mundo nos seus 160 anos  e que abre as portas de um acordo editorial para uma série de importantes obras de autores e pesquisadores de várias áreas.

Na mesma linha, esse livro não deixa o leitor na mão. A obra reflete sobre genialidades por meio de nove aconselhamentos, que  foram selecionadas e nomeadas para testar o talento criativo e da apresentação de personalidades brilhantes como Einstein, Darwin, Freud e Picasso.

A inteligência excepcional por si só produz ideias úteis, mas não originais e não surpreendentes”.

E a pergunta fatal vem logo no começo: a pessoa nasce um gênio ou se torna genial? Justamente neste questionamento é a essência do “Checklist do gênio”, com o intuito de proporcionar a reflexão sobre genialidade e testar o talento criativo.

Cada página do livro é um desafio para ler mais, com mais informações e conhecimentos,  e chegar ao fim. São exemplos concretos da vida de gênios criativos bem conhecidos com suas histórias reais. Sem apresentar dados históricos e biográficos, o livro enfatiza e documenta as pesquisas originais sobre as produções dos gênios.

Quase no meio do livro, há a passagem e citações dos fracassos do gênio norteamericano Thomas Edison — considerado o maior inventor que já existiu, com 1.093 patentes — nos seus 64 anos de sucessos espetaculares e erros catastróficos. Ele ficou famoso e ganhou milhões com o invento da lâmpada elétrica. Já o único gênio brasileiro citado no livro é o  arquiteto Oscar Niemeyer |(1907/2012).

Como surge o gênio?

Afinal, a pessoa nasce um gênio ou se torna genial? A resposta que o leitor encontrará neste novo livro é a de que: a pessoa nasce e se torna.

Empenhado em evitar simplificações excessivas, o autor Simonton traduziu nesta publicação os resultados científicos para paradoxos, que representam ambos os lados da questão. Por mais contraditório que pareçam, os dois argumentos contêm um tanto de verdade.

“Deixe-me acrescentar a esperança de nossa checklist do gênio possa oferecer alguma contribuição, mesmo que pequena, para algum florescimento criativo, seja ele em nosso tempo, seja em um futuro remoto! Minhas palavras em si podem ser esquecidas, mas um residual potente dessas dicas paradoxais pode, de algum modo, persistir”, escreve o autor em um dos trechos deste lançamento.


Serviço

FICHA TÉCNICA:

  • Título: Checklist do gênio: dicas paradoxais para testar o talento criativo
  • Autor: Dean Keith Simonton
  • Editora: SENAI-SP Editora
  • Página: 336
  • Mais informações: clique aqui     
  • Ano: 2021 – Lançamento

    SOBRE O AUTOR: 

    Dean Keith Simonton é especialista em criatividade e gênio, é professor emérito do Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia, Davis. Ele é o autor de Origins of genius, Creativity in science, Genius 101, entre outros.

    SOBRE A EDITORA:  A SENAI-SP Editora tem o objetivo a construção de um caminho sólido para promover o conhecimento e fomentar a educação. A SENAI-SP Editora presta um amplo serviço à comunidade, seguindo a missão de educar para o futuro.

  • Saiba mais: www.senaispeditora.com.br e as redes sociais @senaispeditora (Instagram) e @editorasenaisp (Facebook).

<<Com apoio de informações/fonte: Comunicação e Marketing/Editora Sesi-Senai / Jéssica Momentel >>

 

d