24.8 C
São Paulo
sexta-feira, 22 maio, 2020
ObraFácil
Home Notícias Meio Ambiente Você sabe (mesmo) como reciclar? Aprenda a fazer uma composteira

Você sabe (mesmo) como reciclar? Aprenda a fazer uma composteira

A definição de reciclar, de maneira simplificada, é aproveitar um objeto sem utilidade para transformá-lo em matéria-prima novamente. Um exemplo disso é a garrafa PET, sigla para Polietileno tereftalato, um polímero termoplástico desenvolvido em 1941 por dois químicos britânicos. O PET dos refrigerantes pode virar sacolinhas plásticas, embalagens e até roupas!

Já a definição de reutilizar significa dar nova destinação a um material. Pegando o mesmo exemplo da garrafa feita de PET, pessoas criativas podem transformá-las em vasos, enfeites e objetos decorativos em geral. Infelizmente, algumas pessoas não reciclam ou reutilizam: simplesmente jogam fora. E o que é pior: nem colocam à disposição da coleta de lixo, despejando esse e outros materiais diretamente nos rios e córregos da cidade.

Mas o que você pode fazer para contribuir com a reciclagem? A resposta é bem mais simples do que você imagina. O primeiro passo é separar o lixo orgânico (os restos de comida e até os materiais reciclados que já foram contaminados por ela). Esse lixo vai para a coleta municipal ou para composteiras caseiras (veja abaixo).  Já os plásticos, vidros, metais e papéis devem ser colocados em sacos de lixo separados, sempre secos e, no caso das embalagens de comida (leite, garrafas e potes em geral), lave antes de colocar para a reciclagem.

Os papéis e papelões devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados. Para economizar espaço, desmonte as caixas. Outra dica importante: vidros quebrados e outros materiais cortantes precisam ser embrulhados em papel grosso, como jornal, ou colocados em uma caixa, para evitar acidentes. Separar esse material e até identificar é um grande serviço para nossos coletores.

Para ajudar você nessa missão, clique aqui e conheça a tabela de materiais recicláveis e tire suas dúvidas!


         Aprenda a fazer uma composteira

 Clique aqui e receba uma cartilha com o passo a passo da Composteira.

Compostagem ===  A compostagem é um processo que envolve a transformação de materiais orgânicos em adubos a serem utilizados na agricultura.

Cerca de 50% do resíduo que é gerado em nossas casas é de origem orgânica. Os resíduos orgânicos são todos aqueles que possuem origem vegetal: ser restos de comida, cascas de frutas, folhas, ou seja, todo alimento que não é consumido.

A principal função da compostagem é reduzir o volume resíduo orgânico destinado aos aterros sanitários, lixões em algumas regiões do Brasil, além evitar diversos tipos de doenças e contaminações causadas pela disposição incorreta dos resíduos. Esta prática está prevista no Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS), definido pela Lei 22.305 de 2010 – Política NAcional de Resíduos Sólidos – PNRS.

adubo orgânico é o principal produto de uma composteira e serve para a fertilização do solo, o resíduo orgânico é transformado em adubo a partir da ação de microorganismos que utilizam esse material como fonte de alimento, principalmente carbono, para a transformação de adubo.

Este processo é realizado em uma composteira, local onde é feito a compostagem, podendo ser construído dentro das residências de maneira bem simples em pequenos espaços, como em baldes, potes e caixas, recipientes que podem encontrar dentro de sua própria casa, basta ser uma área úmida e parcialmente sombreada.


 

<< Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação-Secom e Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente>>

credito_sicredi

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora