Quem diria, convidar amigos, namorada ou família para um passeio dentro do cemitério! É o que está programando o Sesc Avenida Paulista na visita ao Cemitério da Consolação, no próximo domingo (17/02/2019). O roteiro geoturístico tem como objetivo conhecer a história das rochas que compõem as construções, túmulos e mausoléus do local centenário.

Partindo da unidade, o grupo se desloca por transporte público/metrô (valor incluso) até a necrópole, lá profissionais do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas) orientam a visita. As vagas são limitadas e para participar é necessário retirar ingressos com uma hora de antecedência, às 10 horas. O passeio é gratuito e o encerramento da atividade é no local.

O passeio ===  Roteiro geoturístico com foco nas rochas das construções, túmulos e mausoléus do Cemitério da Consolação. Passeio a pé e por transporte público (metrô) em que serão exploradas as características geológicas das rochas utilizadas na construção de mausoléus e monumentos existentes no Cemitério da Consolação. Será compartilhada com o público a origem das rochas e sua relação com a arquitetura e desenvolvimento da cidade de São Paulo no início do século XX.

O trajeto elaborado por membros do GeoHereditas, que tem como objetivos fomentar e promover atividades de pesquisa, de debate e de extensão nas áreas de Patrimônio Geológico, Geoturismo, Geoconservação e Educação Ambiental. É recomendado aos participantes que utilizem sapato confortável ou tênis, que tragam sua água para hidratação e utilizem protetor solar. Não recomendado para pessoas com mobilidade reduzida.

Cemitério da Consolação === Mais antiga necrópole da cidade, o Cemitério da Consolação é um museu a céu aberto. Com o maior número de jazigos de pessoas públicas, o local abriga túmulos de artistas, políticos e figuras históricas. Com 160 anos, nele estão enterrados Washington Luís (ex-presidente da República), Tarsila do Amaral (pintora), Marquesa de Santos (amante de Dom Pedro I) e Líbero Badaró (médico e jornalista). Entre os jazigos algumas estruturas chamam atenção como a escultura “O Grande Anjo” (Victor Brecheret), e o mausoléu de três andares da família Matarazzo, o maior da América do Sul.

Saiba maisclique aqui:  A Prefeitura de São Paulo publicou um livreto ilustrado de 20 páginas, com o título “História e Arte no Cemitério da Consolação” – texto: José de Sousa Martins.


SERVIÇO

GEOLOGIA NO CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO

  • Quando: 17 de fevereiro de 2019
  • Horário: saída às 11 horas
  • Local (início): Térreo da Unidade
  • Ingressos: Grátis* – retirada com uma hora de antecedência na Central de Relacionamento (2º andar) == *incluso valor do transporte público (metrô)
  • Classificação: 12 anos

SESC AVENIDA PAULISTA

  • Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
  • Fone: (11) 3170-0800
  • Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
  • Horário de funcionamento da unidade:
  • Terça a sábado, das 10h às 22h.
  • Domingos e feriados, das 10h às 19h.
  • Site: sescsp.org.br/avenidapaulista

<< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa do Sesc Av.Paulista/ Gean Carlo Seno >>


 

sicredi_institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora