13.6 C
Sao Paulo
sábado, 20 julho, 2019
artevet_comtelefone
Home Cultura e Lazer Teatro e Cinema Um nova adaptação de “Romeu e Julieta 80”, de Shakespeare, com atores...
Romeu e Julieta Texto: William Shakespeare Tradução: Christine Rohrig Direção: Marcelo Lazzaratto Elenco: Renato Borghi, Miriam Mehler, Elcio Nogueira e Carolina Fabri. Fotos: Roberto Setton | Divulgação Janeiro de 2018

Um nova adaptação de “Romeu e Julieta 80”, de Shakespeare, com atores idosos.

O drama “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, tornou-se um clássico mundial por ser protagonizado por dois adolescentes que, apaixonados, morrem devido à proibição familiar. Seria impossível pensar que, em vez de jovens, esses enamorados inocentes fossem interpretados por atores idosos? Provar isso é o que propõe “Romeu e Julieta 80!”, espetáculo do início de 2018 que volta aos palcos dia 3 de maio, no Teatro João Caetano.

Para viver os personagens centrais, o diretor Marcelo Lazzaratto convidou dois atores veteranos das artes cênicas brasileiras: Miriam Mehler e Renato Borghi. Com idade superior a 80 anos, ambos têm mais de seis décadas de carreira artística e já viveram outros casais apaixonados em cena, como na famosa montagem de “Andorra”, peça de Max Frisch encenada pelo Teatro Oficina em 1964.

A história mantém o mesmo argumento daquele concebido por Shakespeare. Na cidade de Verona (Itália) dos anos 1600, Romeu Montecchio conhece Julieta Capuleto durante um baile de máscaras. Apaixonados, casam-se às escondidas, já que as famílias de ambos desaprovam a união por serem inimigas, e acabam mortos por um erro, após um fracassado plano de fuga.

Nesta adaptação, os demais personagens da peça são distribuídos entre os atores Elcio Nogueira e Carolina Fabri. Já Miriam e Borghi reforçam a intolerância por que pode passar um casal de idosos que se apaixona. Para consolidar essa escolha, Lazzaratto afirma que ambos são “nossos” inusitados Romeu e Julieta do século 21. “Devemos ser reverentes a eles e à sua geração; as marcas de seus corpos nascidos nas primeiras décadas dos anos 1900 dão testemunho de seus sacrifícios e paixões, inclusive aquelas vividas pelos casais enamorados que interpretaram nos palcos”. 

Segundo o diretor, “esse afeto permanece intacto”. Quando foram convidados para esse projeto, os atores riram como duas crianças. “Renato e Miriam aceitaram no mesmo instante. Imaginaram o que poderia vir à tona, quantas sutilezas da alma humana poderiam se manifestar se os intérpretes de Romeu e Julieta já conhecem a vida há 80 anos!”, finaliza.


Serviço

Teatro João Caetano
Endereço: R. Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino – Zona Sul.
Datas: De 03 a 19 de maio
Horários: 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 30.
Dia 18/5 (sábado), 21h00 – Entrada gratuita (Virada Cultural)
Duração: 80 min.
Classificação: 12 anos.

 


 

Center Norte Youtube

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora