da Redação DiárioZonaNorte ===

O convite do grupo: vamos brincar de aprender gramática de uma maneira diferente? Vamos brincar de aprender a nossa gramática com música? É o que se propõe com muito profissionalismo e brincadeiras o show do projeto “Gramaticanto“, onde todos brincam juntos de cantar gramática. E aí o o grupo vai rodando por São Paulo e outras paragens, enchendo salas de aulas ou auditórios, divertindo e ensinando um pouco de português — direta ou indiretamente no subconsciente do público.

Uma experiência nova, que o público poderá assistir nesta 6a. feira (13/09/2019, às 15 horas, no Casa de Cultura Municipal da Brasilândia, que está localizada na Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº, no Jardim Maristela (Brasilândia/Freguesia do Ó). Evento gratuito para crianças, jovens e adultos.

O que é o projeto === O Projeto Cultural Gramaticanto — “cantando e brincando de ensinar gramática” ––– é um trabalho artístico, cultural, pedagógico e de entretenimento, que consiste em poder possibilitar para as crianças, jovens, adultos e outras tantas pessoas interessadas nessa mistura de música e a língua portuguesa, sabendo que é possível juntar aprendizagem e cultura.

Sendo assim, por meio de brincadeiras com sonoridades musicais com o público, o grupo  pretende passar alguns conceitos básicos e simplificados de gramática da Língua Portuguesa, desenvolvendo a proposta de uma maneira artística, cultural, lúdica, bastante descontraída, tendo apoio da música como pano de fundo, sem que precise ser um processo de conhecimento ou aprendizagem gessados.

Um bom caminho === O “Gramaticanto” não vislumbra querer vir forçar o ensino de regras gramaticais, mas sim apresentar um caminho artístico e cultural sobre tratados da teoria, juntando com o lúdico, com muitas  brincadeiras, com entretenimento e o principalmente com o envolvimento do público presente ao evento. Tudo desenvolvido e realizado com a especificidade da sonoridade da Música Popular Brasileira (MPB)  e com ritmos essencialmente do Brasil.

A proposta ===  Define-se a proposta específica e principal do projeto “Gramaticanto ” em que consiste o trabalho de poder fomentar e realizar atividades lúdicas, culturais, pedagógicas e de entretenimento, dentro de um formato de aula-show-musical  com a presença de uma banda “ao vivo”,  ou até mesmo definido como um aulão-show-lúdico. Ou seja, trata-se de um musical pedagógico em que a música domina totalmente a cena.

Desta forma, a proposta objetiva é desvendar em show de interação com públicos, os caminhos de músicas compostas exclusivamente com regras de gramática, e trabalhadas com ritmos essencialmente brasileiros. No palco,a banda no palco interagindo com as crianças, e o público presente ao evento. Tudo isso sendo realizado com brincadeiras, mas  objetivamente sendo apresentando com marcas da simplicidade, dentro de um  projeto educativo. “Estamos brincando de ensinar. Nós fornecemos um material de apoio”, declara com alegria o cantor e compositor Beto Santos.

Assista um clipe com os melhores momentos de shows:

A produção ===  Apresentação do projeto “Gramaticanto” em palco, tem apresentação de até  45  minutos de duração para o público alvo infantil,  crianças, jovens e adultos interessados por eventos com música e sonoridade.   A principal formação da banda Gramaticanto: Beto Santos (vocal principal e contador de histórias),  José Ricardo (violão, vozes e viola caipira), Fabricio Dias (violão, vozes e baixo) e Elias Gaju Gomes ( percuteria, percussão e efeitos). São todos músicos de formação e com o grupo há 15 anos, com o espírito de voluntário e sem cachê.  Beto Santos sobressai por ser formado em Letras e Pedagogia, a atuações em ações culturais, inclusive participando de festivais desde 1976. Todos são de Guarulhos, por onde já participaram com os shows em várias escolas. Fora do “Gramaticando” tem um grupo de forró, “Cajureno“. Já lançaram dois CD´s, um deles com músicas do folclore.

Apoio ===  Um grupo de músicos que sobrevive com as atividades paralelas, sem ganhar nada nos shows do “Gramaticanto“. Eles são professores de músicas e gostam de levar o projeto para as crianças. “Nós temos esse projeto por amor”, declaram. E contam as dificuldades para atender os convites, já que, às vezes, não há condições financeiras para chegar ao local. “Não recebemos ajuda de ninguém”, lembram. E ficam no aguardo de algum patrocínio que possa dar maior divulgação e visibilidade para o projeto “Gramaticando“. Alguma empresa ou marca que possa dar apoio para o projeto, “nem pensamos em nós, com pagamento, mas no desenvolvimento do projeto”, alegam.


Serviço

Gramaticanto na Zona Norte

  • Local: Casa de Cultura Brasilândia
  • Endereço: Praça Benedicta Cavalheiro – Jardim Maristela
  • Informações: (11) 3922.9123
  • Apresentação: 13/09/2019 (6a. feira) – Horário: 15 horas
  • Formato: Show de 45 minutos
  • Ingresso: Evento gratuito
  • Contato Gramaticando: (11) 9-8514.8812 –  betosantos2006@gmail.com

 

ProntVet

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora