por Aguinaldo Gabarrão (*)

Casamentos arranjados sempre foram estratégias comuns entre nações para apaziguar reinos, fortalecer alianças e ampliar o domínio de um Estado sobre os demais. Outras razões podem ser nomeadas, mas, certamente, em sua grande maioria, a felicidade e o amor dos casais envolvidos nestas negociatas, nunca estiveram na pauta das preocupações diplomáticas de seus articuladores. Este é mote para o filme “Troca de rainhas”.

Casamentos entre nobres ===  Em 1721, após doze anos de guerra, Espanha e França estão retomando relações. Para estreitar seus laços, o regente francês duque de Orléans (Olivier Goumert) arranja um casamento duplo: do rei francês Luis XV (Igor van Dessel), de onze anos, com a princesinha espanhola de quatro anos Ana Maria Vitória (Juliane Lepoureau).

Porém, para assegurar o futuro da filha, o duque resolve casar sua própria filha adolescente, Louise (Anamaria Vartolomei), com o herdeiro espanhol, o garoto Luis (Kacey Mottet Klein). Mas os arranjos desses casamentos não funcionam tão bem quanto o imaginado.

O romancista diretor ===  O diretor, roteirista e romancista francês Marc Dugain, baseou o seu filme no livro L’echange des Princesses, da escritora Chantal Thomas. O ponto de interesse do cineasta é contar o fato verídico e absurdo do casamento arranjado entre crianças da nobreza francesa e espanhola.

Mas, se por um lado o fato real gerou o bom livro de Chantal – ela divide o roteiro com o diretor – não há o mesmo resultado na tela.  A trama demora a engatar e o tédio da corte e suas excentricidades são aspectos mais interessantes do ponto de vista histórico do que para a história, sem grandes sobressaltos e emoções, narrada no filme.

Atores mirins ===  A produção impecável e o casting de atores dão robustez a esta produção que recebeu indicação ao César 2018 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Dugain tem especial talento na condução dos ótimos atores mirins, o ponto alto desta produção.

O filme “Troca de Rainhas”, é o retrato ficcional de uma época de excessos e frivolidades da nobreza, esta sempre decadente em qualquer época, e de suas atitudes desumanas para manter o status quo em detrimento da felicidade dos seus próprios pares.

Assista ao trailer do filme:

FICHA TÉCNICA

TROCA DE RAINHAS –  Distribuição: Pandora Filmes

(Título original: L’echange des Princesses)

Direção: Marc Dugain / Roteiro: Marc Dugain, Chantal Thomas/ Direção de Fotografia: Gilles Porte / Designer de Produção: Patrick Dechesne, Alain Pascal Housiaux / Figurino: Fabio Perrone / Trilha Sonora: Fabrice Smadja, Pierre Mertens / Montagem: Monica Coleman / Coprodução: France 3 Cinéma / Produção: Charles Gillibert, Genevieve Lemal, Patrick André

Elenco: Lambert Wilson, Olivier Goumert, Anamaria Vartolomei, Juliane Lepoureau, Catherine Mouchet, Kacey Mottet Klein, Igor Van Dessel, Andrea Ferréol, Maya Sansa

Gênero: drama histórico / Duração: 1 hora e 40 minutos / Cor: colorido

Classificação indicativa: 12 anos / País: França, Bélgica / Ano de Produção: 2017

Lançamento: 16 de agosto de 2018


(*) Aguinaldo Gabarrão, ator. Trabalhou com diretores de diferentes estilos e gerações. Adora cinema. Atua também no segmento corporativo por meio de cursos, treinamentos e palestras com as técnicas do teatro.


Nota da Redação: As críticas publicadas neste espaço são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões nelas emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do “DiárioZonaNorte” e nem de sua direção.


Inauguração loja

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora