No próximo final de semana, dias 7 e 8 de dezembro, a capital paulista sediará o maior festival oriental de rua do Brasil em comemoração ao aniversário de 114 anos do bairro da Liberdade: o tradicional Toyo Matsuri. O evento chega à sua 51ª edição em configuração ainda maior, com capacidade para receber mais de 200 mil pessoas em dois dias de programação cultural gratuita. Outra novidade será um bolo inédito, com mais de 200 quilos e confeccionado em plena Praça da Liberdade-Japão para ser compartilhado gratuitamente com milhares de visitantes durante a cerimônia de abertura.

“Será a primeira ação emblemática com o bolo. E o objetivo é que a partir de 2019

tenhamos todos os anos, marcando o início da nova era Reiwa (Bela Harmonia) com a entronização do Imperador Naruhito no Japão durante o aniversário do bairro. Afinal, o Brasil concentra a maior colônia japonesa do mundo, principalmente em São Paulo”, comenta Hirofumi Ikesaki, presidente da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade-ACAL, entidade responsável pela organização do Toyo Matsuri e outras festividades realizadas na capital paulista.

A programação para o evento é composta por apresentações de danças orientais, como a tradicional japonesa Odori; Jya Odori –dança do dragão-; Balé Copélia; grupo de Taikô (tambores); shows musicais, entre outras atrações gratuitas para o visitante. Além das atividades, o visitante encontrará a Feira de Artesanato da Liberdade e as barracas de alimentação típica, que já se preparam especialmente para atender o público e aos turistas que passeiam pelas ruas da região nesse período.

O Toyo Matsuri também é referência pela decoração tradicional com mensagens de Boas Festas em bandeiras típicas chamadas “Nobori”, espalhadas pelas principais ruas do bairro da Liberdade. Elas compõem a ornamentação das festividades e permanecem na cidade até dia 25 de janeiro, quando é celebrado o aniversário de São Paulo. O evento ainda simboliza “agradecimento” aos visitantes pelo prestígio ao bairro da Liberdade durante o ano inteiro, fortalecendo e engrandecendo a região.

Toyo Matsuri é organizado pela ACAL, entidade internacionalmente reconhecida, cuja finalidade é proporcionar a integração dos interesses dos comerciantes e moradores, visando seu aprimoramento cultural, socioambiental e ecológico, a prestação de serviços assistenciais, bem como a melhoria das condições de vida de sua comunidade.


 

Serviço

  • Toyo Matsuri – Festival Oriental
  • Data:  7 e 8 de dezembro de 2019 (sábado e domingo)
  • Programação: Gratuita
  • Horário: a partir das 10h
  • Endereço: Praça da Liberdade-Japão
  • Transporte: Metrô Linha Azul – Estação Liberdade
  • Especial: Acesso a portadores de necessidades especiais
  • Facebook e Instagram: @toyomatsuri
  • Mais informaçõeswww.acalliberdade.org.br

=== <<<Com apoio de informações/fonte:  >>InFato Assessoria de Imprensa/Leila Peres e Daiana Oliveira == DiárioZonaNorte é o único veículo jornalístico que reconhece e dá crédito aos profissionais de Assessoria de Imprensa / Relações Públicas / Agências —que muito trabalham nos bastidores da notícia >>>

ObraFácil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora