Como em toda a história da humanidade, a água foi um fator preponderante de desenvolvimento das civilizações. Em São Paulo isso não foi diferente. Muitos paulistanos não sabem, mas embaixo da Av. 9 de Julho corre canalizado o Rio Saracura. Esta e muitas outras histórias serão contadas no Tour Guiado Rios e Córregos na Construção da Cidade de São Paulo, atividade realizada pelo Pátio Metrô São Bento, em parceria com a Caminhos do Triângulo, durante todos os sábados do mês de junho. A atividade é um lembrete ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho e que no Brasil se estende a Semana Nacional do Meio Ambiente.

O tour tem como enfoque a história da Capital Paulista e sua relação com as águas e a população local. No passeio, que é conduzido por um guia de turismo, será explicada a importância dos rios e córregos na formação e desenvolvimento da cidade. Ainda entre os aspectos considerados estarão questões como a evolução dos sistemas de abastecimento, como funcionavam e como a cidade se utilizou do recurso da água.

O tour também terá um importante lembrete ambiental, já que os guias comentarão sobre como a forte atividade econômica e o crescimento populacional desenfreado acabou destruindo nascentes e leitos dos rios de São Paulo. Apesar dos benefícios sociais, como o aumento do número de empregos e renda dos paulistanos, a atividade industrial acabou transformando o território com retificações e canalizações dos principais rios, alterando suas áreas de drenagem e várzeas. Essas alterações no aspecto visual e da saúde das águas são sentidas até hoje pela população.

O Tour Guiado Rios e Córregos na Construção da Cidade de São Paulo é gratuito, voltado para toda a família e tem duração de cerca de 2 horas e 30 minutos. Desde janeiro o Pátio Metrô São Bento oferece tours guiados e a atividade já é um sucesso de público. O passeio em junho será temático pela segunda vez, já que em março o tema foi os grandes nomes femininos na história de São Paulo, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres (8 de março).

Conheça o Trajeto:

  • – Vale do Anhangabaú com a Av. São João
  • – Monumento a Carlos Gomes
  • – Ladeira da memória
  • – Viaduto Jacareí
  • – Passarela sobre a Av. 23 de Maio
  • – Praça do Ouvidor Pacheco e Silva (em frente à           Igreja São Francisco)
  • – Largo da Misericórdia (Esquina da Rua Direita com     a Rua Alvarez Penteado)
  • – Praça Antônio Prado (Edifício Martinelli)
  • – Largo São Bento

Serviço:

  • Local: Pátio Metrô São Bento
  • Endereço: Largo São Bento, s/n – Centro, São Paulo – SP, 01029-010
  • Quando: A partir de 1º de junho, saídas em todos os sábados de junho, às 11 horas
  • Ponto de Encontro: Praça da Colmeia do Pátio Metrô São Bento
  • Quanto: Gratuito – *retirada de fichas às 10h30. Máximo de 20 participantes por tour

Sobre o Pátio Metrô São Bento ===  Localizado aos pés do Mosteiro, dentro da Estação São Bento do Metrô, o Pátio Metrô São Bento é o mais novo centro de compras e gastronomia da cidade. Com opções de alimentação, serviços e varejo, o Pátio Metrô São Bento busca simplificar o dia a dia das pessoas que frequentam o Centro de São Paulo. Desenvolvido pelo consórcio Scopus Ita Shopping, o empreendimento de 5,7 mil m2 é composto por praça de alimentação, deck a céu aberto e praça de eventos, que recebe atrações culturais regularmente. O Pátio atende as mais de 4 milhões de pessoas que circulam pela região, como uma opção agradável, prática e segura de aproveitar o melhor do Centro. << Com apoio de informações/fonte: Comunicação Conectada – Thais Cipollari e Gaya Machado >>

sicredi_institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora