da Redação DiárioZonaNorte ===

A TOTVS lançou em junho de 2017,  Carol – sua plataforma de dados de qualidade e Inteligência Artificial (IA).  A plataforma foi idealizada pela TOTVS  Labs – laboratório de inovação da empresa no Vale do Silício  (EUA),  que coordenou um time de  cientistas de dados e engenheiros de inteligência artificial com passagens em grandes empresas de outros setores, como aviação e educação, além de especialistas com PhD.   O nome Carol, segue a tendência de  batizar com nomes femininos assistentes de IA,  como a Siri,  Coltrana ou Alexa.

O “pulo do gato” da Carol é aprimorar a propriedade dos dados nas organizações e ampliar a capacidade de análise e a velocidade de tomada de decisões diante de um volume crescente de informações. Isto só é possível porque  uma equipe de  cientistas de dados atua juntamente a cada um dos segmentos da TOTVS com objetivo de desenvolver soluções verticalizadas  “powered by Carol” e, assim, resolver os problemas de cada setor e aumentar a capacidade dos clientes da empresa.

O segmento de supermercado é um dos grandes beneficiados das  vantagens da plataforma Carol, que disponibiliza aplicações voltadas a algumas das principais necessidades do varejo alimentar. Agora, toda empresa, independente de seu tamanho, poderá disponibilizar aos seus consumidores um aplicativo de fidelidade, o TOTVS Market,  com um carrossel de ofertas personalizadas, de acordo com os seus hábitos de compras.

A novidade e o uso do IoT (Internet das Coisas) nas lojas, com a plataforma bemaGo, que  foi apresentada aos supermercadistas  durante a APAS SHOW 2018 – a maior feira da América Latina voltada para o setor de Supermercados, realizada no Expo Center Norte, entre os dias 07 e 10 de maio de 2018.

O DiárioZonaNorte  entrevistou Ronan Maia, vice-presidente de Distribuição e Varejo da TOTVS, que explicou as aplicações da ferramenta para os supermercados, possibilidades reais do aumento do ticket médio de consumo,  fidelização e interação com  clientes oferecendo produtos e ofertas personalizados,  controle de estoques e rupturas, além da facilidade de integração da plataforma da TOTVS com o sistema do cliente e  a facilidade de uso, por meio de um aplicativo (App) para o cliente da rede.

Renan Maia  lembra que o  “.. o mundo mudou. O poder do consumidor mudou.  Criamos diferentes formas dos supermercadistas a praticarem a inovação nos seus negócios e resolver problemas nas suas operações, com o uso da Inteligência Artificial e da Internet das Coisas. E de forma acessível para qualquer tamanho de empresa, por meio de uma assinatura mensal e flexível, para acompanhar o crescimento das empresas”. E complementa: “Enquanto em um processo tradicional, a análise  de dados é em relação ao passado,  com a IA, a informação passa a estar disponível em tempo real, com velocidade e assertividade para a tomada de decisão” .

Aplicativo de fidelidade TOTVS Market ===   Voltada à experiência do consumidor, a solução leva o conceito de personalização do atendimento à prática supermercadista. O cliente que instalar o app no seu smartphone passa a contar com ofertas totalmente direcionadas ao seu perfil. Ele visualiza três carrosséis: das promoções gerais da rede, das ofertas dirigidas especificamente ao seu usuário e, ainda, um com sugestões de produtos que possa vir a gostar, com base no seu histórico de consumo e afinidade entre os itens. Basta ativar a oferta que deseja no seu celular, que o desconto será aplicado diretamente no caixa, assim que passar a compra.

Por trás de uma forma simples de interação, em um aplicativo totalmente intuitivo, está a Carol, a Inteligência Artificial da TOTVS. Ela é responsável por analisar o histórico de comportamento de cada usuário e, com base em informações preditivas, alimentar o app com campanhas direcionadas para aquele perfil, especificamente, com os produtos do seu interesse e fazer as sugestões do que ele poderia gostar. Depois disso, a IA estuda os resultados de todas essas ações e fornece dashboards para que o gestor possa medir a sua efetividade. Essa forma individualizada de olhar para o cliente eleva a sua satisfação e estreita o seu relacionamento com a marca, além de possibilitar o aumento do ticket médio e o fluxo de clientes na loja.

bemaGo – Internet das Coisas para as lojas ===   A oferta bemaGo vem para levar aos supermercadistas os benefícios da Internet das Coisas (IoT), com a qualificação do público e acompanhamento do fluxo de visitação da loja. Em tempo real, ela mostra indicadores de quantas pessoas estão no ambiente, as suas características de sexo, faixa etária, humor e se existe algum estímulo visual, como barba, óculos escuros, cabelo comprido ou chapéu. O gestor passa a ter em mãos uma combinação valiosa de informações sobre o perfil dos seus clientes e, com isso, consegue executar campanhas direcionadas mais assertivas e estratégicas.

Com a plataforma de IoT é possível entender, por exemplo, que existem muitas crianças na loja e fazer uma promoção de bolachas, exatamente naquele momento, potencializando as suas vendas. A oferta é comercializada em um kit com sensores e gateways e acesso na nuvem, por assinatura.

Sobre a TOTVS ==  Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com aproximadamente 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.  <<Com apoio de informaçõesfonte: RMA Comunicação >>

 

45 anos Andorinha

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