da Redação DiárioZonaNorte ==

Para os clientes da operadora TIM, o horário de verão começou na virada de domingo para 2ª feira (15/10/2018), levando vários clientes que usam o celular como despertador a levantarem uma hora mais cedo. O problema não atingiu clientes da Vivo, da Nextel, da Oi e  Claro. 

Por uma falha, o sistema da TIM antecipou o horário de verão em 21  dias e adiantou em uma hora os relógios dos celulares.

A data em que o problema aconteceu  bate com a da mudança de horário do ano passado, o que pode explicar a ocorrência.   Tradicionalmente o horário de verão começa em outubro.  Porém, o  Governo Federal havia determinado que  o início do horário de verão seria no dia 18 de novembro, levando em conta o segundo turno das eleições e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), para não prejudicar os candidatos. A mudança atenderia um pedido do Ministério da Educação.

Na tarde desta 3ª feira, após um estudo de viabilidade,  o Palácio do Planalto cancelou o adiamento e manteve o início do no dia 4 de novembro, primeiro domingo do ENEN.    O término foi mantido no terceiro  domingo de fevereiro de 2019.   Veja a matéria completa aqui

Em sua página no Facebook, a TIM postou a  seguinte mensagem, no meio de muitas,  em reposta a questionamento de alguns clientes: “Os aparelhos vinculados a operadora estão programados para a mudança que sempre ocorre referente ao horário de verão no mês de outubro, porém houve uma alteração na data devido as eleições, assim o novo horário só entrará em vigor no mês de novembro. Pedimos desculpas se causamos algum desconforto e, orientamos que você configure seu aparelho para o horário de Brasília”.

A grita nas redes sociais foi geral. Mesmo diante das reclamações, o serviço de atendimento ao cliente da TIM não tinha conhecimento do problema até as primeiras horas da manhã.  A orientação que os consumidores receberam foi  tirar a atualização de horário do modo automático.

Como acertar o horário de seu celular ===  Caso o problema não tenha se resolvido sozinho, se o seu aparelho for um Android, acesse as configurações e na opção “Data e Hora”, desative a opção “Data e hora automáticas” e ajuste o horário manualmente.

Para quem tiver um iPhones, acesse  “Ajustes”, vá em “Geral” e depois  em “Data e Hora”. Desative a opção “Automaticamente” e procure pela sua cidade em “Fuso Horário”.

 

CenterNorte Institucional Maio2019

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora