Com toda agitação por causa da pandemia do Covid-19/Coronavirus, mesmo com as várias restrições e o consequente isolamento social (#FiqueEmCasa), uma preocupação a mais pode criar um problema de saúde. Se a pessoa está em dúvida ou se demonstrar os sintomas que se assemelham muito a uma gripe comum (tosse seca, febre e cansaço) ou com mais sintomas em estágio mais avançado (dor de garganta, diarreia e dor no corpo), deve procurar ajuda médica ou um hospital. Ou pode buscar um teste rápido e autorizado para tirar a dúvida.

A rede de farmácias Pague Menos ampliou a realização de testes rápidos de Covid-19/Coronavirus em suas unidades, incluindo na Zona Norte a loja da Av. Tucuruvi, 448 — no horário de 10 às 16 horas, de 2ª a 6ª feira. Por medidas de segurança, o procedimento só é feito mediante agendamento prévio, por meio do telefone 0800 022 8282 — também no horário das 10 às 16 horas. O valor do teste será de R$199,00 em todas as unidades.

O cliente pode optar por fazer o teste em seu carro, no estacionamento da farmácia em um sistema drive-thru, ou no consultório farmacêutico — equipado para garantir completa segurança a todos os envolvidos no procedimento, além dos demais clientes e colaboradores da Pague Menos. É realizada nova entrevista prévia e rápida de confirmação com os interessados para saber sobre o tempo de aparecimento dos sintomas, além dos procedimentos de segurança.

No agendamento via telefone —  antes do exame presencial na rede de farmácias –, é indicado que o teste seja feito apenas após o 8º dia do aparecimento dos sintomas, quando os anticorpos podem ser detectados com melhor sensibilidade. Entretanto, não é uma regra excludente para a sua realização.

Ainda que os sintomas não apareçam, mas o cliente deseja fazer o teste por suspeita de contaminação anterior, ele tem total liberdade para isso. Caso esteja agendado e a pessoa não compareça, não haverá custos.

Como não se trata de um autoteste, o paciente sempre contará com a assistência de um profissional farmacêutico no local, que segue estritamente as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. O resultado do laudo, atestado por clínicas especializadas e notificado ao Ministério da Saúde, sai dentro de 30 minutos e será compartilhado no e-mail do paciente. Todos os testes também têm seus resultados notificados diariamente à Secretaria de Estado da Saúde / SP.  “É fundamental que o profissional farmacêutico siga as orientações do protocolo do teste, que é bem robusto e explicativo, a fim de ter segurança e confiança na hora do procedimento”, explica Albery Dias, Diretor de Serviços Farmacêuticos da Pague Menos. “Nós verificamos a ficha técnica de todos os testes que chegam para nós”, ressalta ainda.

A realização dos testes é de responsabilidade do setor de Serviços Farmacêuticos da Pague Menos e dos gerentes de operações de cada região. Consultada pelo DiárioZonaNorte,  a rede de farmácias informou que “por motivos estratégicos” não abre os números de procura de testes, assim como o de agendamentos e realizações, mas informa que o número de pessoas reagentes para anticorpos da Covid19 varia de região para região.

Exame detecta anticorpos no paciente ===  O teste identifica a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são produzidos pelas células de defesa pelo corpo humano contra a Covid-19 após o contato com vírus, por meio da coleta de uma gota de sangue. Os anticorpos podem ser detectados com melhor sensibilidade após o 7º dia de início dos principais sintomas, que são febre, tosse e dificuldade para respirar, de acordo com as indicações do Ministério da Saúde.

Os testes já estão disponíveis em unidades da Pague Menos de Fortaleza (CE), Salvador (BA), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG) e Uberlândia (MG), além de São Paulo, com previsão de início para o fim do mês também em Manaus (AM), Pernambuco (PE), Petrolina (PE), São Luís (MA) e Imperatriz (MA). A Rede Pague Menos estuda a possibilidade de abrir mais postos de testes na Zona Norte da capital paulista.

As unidades da Pague Menos com disponibilidade para os testes de Covid-19 na Grande São Paulo são:

São Paulo

  •  Tucuruvi – Av. Tucuruvi, 448
  •  Pinheiros – Av. Vital Brasil, 602
  •  Itaim – R. Clodomiro Amazonas, 1102
  •  Mooca – R. da Mooca, 2095
  •  Diadema – Praça Bom Jesus de Piraporinha, 357

Serviço

  • Serviço: Teste Covid-19 – somente com agendamento telefônico
  • Local: Farmácia Pague Menos
  • Endereço: Av. Tucuruvi, 448 – Tucuruvi (ao lado do Colégio Passionista )
  • Horário: 10 às 16 – 2ª a 6ª feira
  • Agendamento: 0800-022-8282 (das 10 às 16 horas – 2ª a 6ª feira)

Sobre as Farmácias Pague Menos  === Em 1981 foi aberta a primeira Farmácia Pague Menos em Fortaleza, capital do Ceará. As Farmácias Pague Menos são a primeira rede varejista presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, desde 2009. Hoje, a rede conta com 1.124 lojas, 822 unidades do Clinic Farma e mais de 20 mil colaboradores que atuam em 327 municípios.


<< Com apoio de informações/fonte: Máquina Cohn&Wolfe/ José Enrico Teixeira >>

.

ObraFácil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora