Início Cotidiano Telecentros da ZN retomam atendimento presencial com protocolos de segurança

Telecentros da ZN retomam atendimento presencial com protocolos de segurança

O atendimento presencial nas unidades do Programa Telecentro, da Prefeitura de São Paulo, está sendo retomado de forma gradual.

São equipamentos públicos que contribuem, por meio do acesso qualificado e de projetos de capacitação, para o desenvolvimento humano, econômico e social com o uso da linguagem digital no exercício da cidadania.

Até o momento, 48 das 130 unidades existentes na cidade retomaram o atendimento presencial. As regras para a volta da operação no Telecentro seguem determinações publicadas na portaria nº 747.

O funcionamento se dá de 2ª a 6ª feira, das 9h às 15h (seis horas diárias) e o atendimento está limitado a 35% da capacidade de usuários no espaço. É recomendável entrar em contato antecipado por telefone.

O acesso está restrito a atividades essenciais, como trabalho e/ou aulas a distância de instituições de ensino, emissão de boletos, currículos e acesso a serviços públicos.

Assim como o uso de máscaras, o agendamento prévio é obrigatório e deve ser feito presencialmente ou pelos telefones 156 ou das próprias unidades.

Como funcionam

Todas as unidades disponibilizam acesso a computador com internet para a população e agentes mediadores que auxiliam na navegação pela rede mundial de computadores e se dedicam ao letramento digital da população. São espaços para aprender, produzir, consumir e empreender.

Os principais serviços são o uso livre individual ou em grupo, atividades de capacitação com cursos, palestras e oficinas sobre ferramentas digitais, programação e empreendedorismo, atendimento e orientação aos usuários e usuárias dos equipamentos – somados à oferta de espaço de trabalho compartilhado (coworking).

Cada Telecentro é único

Algumas unidades possuem características próprias, de acordo com a região onde estão inseridas ou de outros equipamentos públicos próximos (como CEUs, Clubes Esportivos, Bibliotecas, etc).

Por isso, acabam reunindo uma gama de serviços que atendem públicos específicos como infantojuvenil, idosos, pessoas em situação de rua, imigrantes, pessoas com deficiência e adultos.

O levantamento da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia revelou, por exemplo, que mais de 30 unidades atendem crianças com mais frequência, enquanto 28 são mais frequentadas por adolescentes. No centro da cidade de São Paulo, há três unidades em que o fluxo de imigrantes é maior.

Mais informações, clique aqui.


Regras de utilização:

• Medição de temperatura dos usuários antes do acesso à unidade;

• Uso obrigatório de máscara pelos agentes de inclusão digital e usuários;

• Levar itens pessoais (caneta para assinar lista de presença, por exemplo), garrafa de água abastecida e fones de ouvido para assistir às aulas;

• Entrada permitida apenas por pessoas usando máscara;

• Limite de uso máximo de 1 (uma) hora por pessoa com justificativa prévia (passível de extensão em caso de não haver lotação ou agendamentos em horários posteriores); e

• Distância mínima de 1,5 metro entre os usuários.


Zona Norte-Nordeste

(*) Telecentro Alegria de Viver =  Rua Fragata da Constituição nº 199, Parada de Taipas = Telefone para contato: 3928-1293

(*) Digilab Livre SP – Acessa SAVIC = Av. Jardim Japão n° 1587, Vila Constança = Telefone para contato: 2949-9612

(*) Telecentro Biblioteca Álvares de Azevedo =  Pça. Joaquim José da Nova, s/n – Vila Maria/Vila Guilherme = Telefone para contato: 2967-2396

(*) Telecentro Biblioteca José Mauro de Vasconcelos = Pça Com. Eduardo de Oliveira, 100 – Jaçanã/Tremembé = Telefone para contato: 2242-5813

(*) Telecentro Biblioteca Nuto Sant’Anna = Praça Tenório Aguiar, 32 – Santana/Tucuruvi = Telefone para contato: 2971-0138

(*) Telecentro Biblioteca Pedro Nava =  Rua Helena do Sacramento, 1000 – Santana/Tucuruvi = Telefone para contato: 2971-2938

(*) Telecentro Jardim Filhos da Terra =Rua Filhos da Terra nº 634, Jardim Filhos da Terra = Telefone para contato: 2206-6760

(*) Telecentro CEU UAB Jaçanã =  Rua Francisca Espósito Tonetti, 105 – Jardim Guapira = Telefone para contato: 3397-3974

(*) Telecentro Vila Medeiros = = Rua Ataliba Vieira nº 1.034, Vila Medeiros = Telefone para contato: 2209-4514


 

<<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação-Secom/PMSP >>

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