da Redação DiárioZonaNorte ==

Uma região que traduz a imigração europeia na cidade de São Paulo, que é a Zona Leste, com destaque ao bairro do Tatuapé, hoje por volta de 150 mil habitantes. Ali nas terras de Tatuapé – que é a tradução indígena para “o caminho do tatú” – as enormes e produtivas parreiras trouxeram os primeiros vinhos do país nas mãos dos italianos. E teve contribuição de Brás Cubas, já no século 15. Os tempos mudam e no centro do bairro há hoje a Praça Silvio Romero, o encurtamento de seu nome pomposo no registro oficial: Silvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero. Um grande intelectual sergipano, que atuou como  advogado, jornalista, crítico literário, ensaísta, poeta, historiador, filósofo, cientista político, sociólogo, escritor, professor e político brasileiro.

Um local de negócios e amizades === Atrás da história, vem o progresso de um lugar. E justamente na histórica e famosa Praça Silvio Romero – que, na verdade, fica no subdistrito Cidade Mãe do Céu — , onde é o centro comercial e financeiro do bairro, ergue-se a 11ª agencia na cidade da primeira instituição financeira cooperativa do país, o Sicredi. Ali justamente no nº 66 está um amplo espaço como mais um ponto relacionamento entre o Sicredi e seus associados. Um espaço moderno, que nem parece uma agência de negócios e de cooperativa, onde pode-se tirar  dúvidas com gerentes e colaboradores, realizar todo tipo de serviço oferecido pela instituição e  conhecer todo o portfólio de produtos e serviços financeiros cooperativos para empresas e pessoas físicas.

A prece pelo futuro === Na noite de 4ª feira (05/12/2018) houve a solenidade de inauguração. O gerente de Comunicação e Marketing, Daniel Barbuglio, foi o  mestre de cerimônias, e fez as apresentações. Antes, como acontece sempre houve a benção inicial ao local – independentemente de credo religioso — , que foi realizado pelo Padre José Mário Ribeiro, da Igreja Nossa Senhora da Conceição – que está na praça, bem em frente à agencia do Sicredi.

Os destaques === Imediatamente foram convocados à frente da solenidade: Jaime Basso, presidente do Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR-SP; Moacir Niehues, diretor executivo Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR-SP Diego Schanoski, gerente regional de Desenvolvimento de São Paulo do Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR-SP; César Garbus, conselheiro da Admistração do Sicredi  Vale do Piquiri Abcd PR-SP; Jefferson Natal Vieira dos Santos, gerente regional Agência Sicredi-Tatuapé; Aramis Moutinho, Superintendente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP); José de Paiva, Diretor superintendente da Distrital Tatuapé da Associação Comercial de São Paulo; Ana Carolina de Oliveira, gerente do Sebrae Capital-Leste-Tatuapé; Jurandir Junqueira Júnior, Subprefeito de Aricanduva/Formosa/Carrão – da região do Tatuapé – representado pela Assessora de Gabinete, Michele; Elaine Bueno, Superintendente do Lar Sírio (instituição que dá assistência a refugiados de guerra); Pedro Abarca ( historiador e escritor); e Sargento Fabiano e Capitão Lima, do 8º Batalhão da Policia Militar. E fechando os convidados especiais, foram convocados:  João Trevisan Zambianco (1º associado Pessoa Física da agência Tatuapé) e Drogaria Giltan (representada por  Gilson Antônio de Souza e Alan Rodrigo Montilha de Souza). Na plateia, destaque para Fábio Mourão (advogado da OAB-Santana), Duda Jr. (jornalista / radialista Rádio Trianon) e representantes de outras entidades, além de gerentes e outros colaboradores do Sicredi VP PR-SP.

A história revivida == Uma presença simpática e ilustre nesta inauguração é a história viva do bairro do Tatuapé, com o historiador, teólogo e escritor Pedro Abarca. Ele foi o primeiro convidado a falar e pode dar algumas pequenas pinceladas na história dos 23 anos de pesquisa de seu livro “História do Tatuapé” — que complementa dois outros livros sobre o mesmo enfoque, que mostram a importância dos 350 anos do Tatuapé. Abarca, com seus 87 anos de idade, elegantemente com seu terno, fez algumas referências e reminiscências ao bairro e ao sucesso da agência Sicredi. “Tivemos um grande progresso da região e agora temos a chegada do Sicredi, com uma agencia moderna, que fico feliz. Desejo um grande sucesso para vocês”, ressaltou.  E presenteou o presidente Jaime Basso, do Sicredi, com um exemplar do livro.

O gerente confiante === Bastante emocionado, o novo gerente regional do Sicredi, Jefferson Natal Vieira dos Santos, centrou sua fala na grande perspectiva em sua agencia Tatuapé, “que será um modelo de negócios, inclusivo e moderno na Zona Leste de São Paulo” e apresentou sua equipe de colaboradores: Odair Pontes (Gerente de Negócios/Pessoa Física); Deidynara Noleto (Auxiliar Administrativa);  Ligia Ferreira (Gerente de Negócios / Pessoa Física);  Dalila Scapolan ( Gerente de Negócios / Pessoa Jurídica); e Thais da Costa (Gerente Administrativa). E, na retaguarda, a “segurança” do Douglas e o “bom cafezinho” da Dona Eunice.

Um bom serviço === Já o diretor executivo do Sicredi  Vale do Piquiri Abcd PR-SP, Moacir Niehues, pontuou pela economia compartilhada, onde os associados participam dos resultados, “pois todos são sócios”. Além deste detalhe importante, Niehues lembrou dos serviços modernos dentro do modelo secular e consolidado do cooperativismo trazendo o pacote de serviços e dos preços competitivos. E encerrou: “Tatuapé recebe um serviço com muitos benefícios de relacionamento,  proximidade e a qualidade nos atendimentos”.

Um exemplo vivo no bairro === O Superintendente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP), Aramis Moutinho, foi logo avisando que “mora há 35 anos no Tatuapé, mas que nasceu na Mooca” e que o Sicredi só veio somar ao que há de bom. E lembrou suas façanhas como estudante, trabalhador e morador. Segundo disse, o bairro tem a escola de samba que foi campeã neste ano e que anteriormente foi a única agremiação que teve como enredo “o Cooperativismo”, em 2006. “Olha quanto tempo, o cooperativismo tem muito com o Tatuapé. E agora vamos ter um exemplo vivo do que é uma cooperativa aqui no bairro”, afirmou ele.  E lembrou que o Sicredi com um pouco mais de 20 pessoas  e agora tem mais de 100 mil parceiros em 35 anos. “Mas, infelizmente, o Brasil não conhece o cooperativismo já que tem 14 milhões sócios em uma país que tem mais de 200 milhões. Tem muito para crescer e aqui no Tatuapé essa agência tem muito a crescer oferecendo importantes serviços aos moradores”, encerrou.

“A casa é de vocês!” ===  Chegando à parte final do solenidade, o presidente do Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR-SP,  Jaime Basso, fixou-se também na importância do cooperativismo que atinge em grandes proporções no exterior e caminha no Brasil. Mesmo assim, Basso lembrou, que em algumas áreas do país está sendo forte, lembrando o cooperativismo no sul do país. Fez referência a um Relatório do Banco Central que faz um diagnóstico específico do setor no país. E falou também de novos projetos e das parcerias com entidades como a Fetcesp, OAB, ACESP, Sebrae e outras  — acrescentando: “Unidos é melhor do que individualmente!”. Quanto à comunicação, Basso disse que o Sicredi investe no bairro, na região, junto às mídias locais. E os bancos fazem na mídia nacional e de grande penetração, esquecendo os regionais. Ele reafirmou que Sicredi valoriza os regionais, os bairros, levando o que há de melhor para o associado e os investimentos ficam na mesma região. E, consequentemente,  as pessoas são valorizadas.  E finalizou com um convite aos moradores e associados do Tatuapé, que podem usufruir das modernas instalações da agência no bairro, com locais de espera ou de reuniões, até um espaço aberto para recreação e lazer no subsolo do prédio, Um ambiente agradável não só para os negócios. “Isto porque preservamos e oferecemos respeito a gente, e gente é gente, que precisa de gente para ser atendido”, observou. E ainda acrescentou a importância do relacionamento, com um ajudando o outro, que é a métrica do cooperativismo. “Sintam-se à vontade, a casa é de vocês. Sejam bem-vindos e sucesso para todos”, finalizou.

A chave do sucesso === Quebrando a sequência, foi chamado o conselheiro da Admistração do Sicredi  Vale do Piquiri Abcd PR-SP, César Garbus, que representa a região do ABCD, que falou rapidamente sobre o surgimento do Sicredi no ABCD e em São Paulo. E o crescimento do cooperativismo da união que foi feito com o Sicredi. E, logo em seguida, foi feita a solenidade de entrega da chave da Sicredi das mãos do presidente Jaime Basso ao gerente Jefferson Natal Vieira dos Santos. Alegria geral e muitas palmas com as fotos, selfies e confraternização.

Sobre o Sicredi ===  O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,9 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br

 *Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito  ===  O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) dá respaldo aos associados ao garantir os depósitos das pessoas físicas e jurídicas integrantes do quadro social  das suas cooperativas em até R$ 250.000, por associado.  Além do FGCoop, as cooperativas filiadas ao Sicredi têm acesso ao sistema de garantia solidária do Sistema, que está alicerçado em cinco pilares: estrutura estatutária, políticas operacionais e procedimentos padronizados, governança corporativa, gestão  centralizada dos recursos e fundos garantidores.

Soluções financeiras ===  A instituição financeira cooperativa tem um relacionamento próximo com seus associados. Oferece mais de 300 produtos e serviços.   São soluções financeiras responsáveis – o produto certo na hora certa – para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade. Tem um portfólio completo de produtos e serviços financeiros para todos os segmentos. Entre eles estão câmbio, cartões, conta-corrente, consórcios, crédito, investimentos, pagamentos, previdência, recebimentos e seguros.

Índice de Basileia ==   O  Sicredi apresenta o Índice Basileia (IB)  em 24,03%, uma situação patrimonial bastante confortável, bem acima do estipulado pelo Banco Central que gira em torno de 9,25%. O IB estabelece uma exigência mínima de capital para as instituições financeiras, válida internacionalmente, por meio de uma análise gerencial que compara o patrimônio de referência de todas as entidades do Sistema com os riscos de suas atividades.   Criado na Suíça em 1988, pelo  Comitê de Supervisão Bancária da Basileia,  órgão ligado ao Banco de Compensações Internacionais (BIS), tem como função  promover a cooperação internacional entre os bancos centrais e agências reguladoras, visando um sistema financeiro global estável.


Números Gerais Sicredi  (fevereiro 2018):

3,7 milhões de associados
1.582 agências em 21 estados brasileiros
116 cooperativas de crédito
5 centrais
22,8 mil colaboradores em 1.214 cidades
Mais de 300 soluções financeiras
Modelo sustentável R$ 80,3 bilhões em ativos
R$ 13,1 bilhões em patrimônio líquido
R$ 51,3 bilhões em depósitos totais
R$ 45,3 bilhões em operações de crédito total
Resultado de R$ 367,9 milhões em 2018
Ratings da Fitch e da Moody’s atribuídos ao Banco Cooperativo
Em 201 cidades é a única instituição financeira cooperativa


11ª agencia/SP – Sicredi Tatuapé: 

Praça Sílvio Romero, 66  – Tatuapé – SP – Telefone: (11) 2890-4600


Sicredi em São Paulo – Zona Norte/SP – Mooca – Tatuapé – Av.Paulista:

  • Agência Vila Maria – Avenida Guilherme Cotching, 985 – Fone: 2930.8250
  • Agência Vila Maria/Setcesp –  Rua Orlando Monteiro, 01 – Fone: 2632.1004
  • Agência Santana –  Rua Voluntários da Pátria, 1.540 – Fone: 2984.2900
  • Agência Mooca –  Av. Paes de Barros, 1845 – Fone: 2021.2147
  • Agência Tatuapé – Pça Sílvio Romero, 66  – Tatuapé – Fone: (11) 2890-4600
  • Agência Av. Paulista – Paulista, 923 (frente à Fundação C. Líbero) –  Fone: 3053-4200

Mais informações: www.sicredi.com.br

 


Mais fotos == Clique aqui para acessar a fanpage do DiárioZonaNorte, com mais fotos da solenidade de inauguração e dos bastidores/convidados.


 

artevet_comtelefone

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora