da Redação DiárioZonaNorte ===

Por que alguém começa a fumar? Por brincadeira, por  influência de amigos, geralmente na adolescência.  Alguns usam o cigarro como uma muleta emocional, contra a timidez, insegurança, para ser aceito em um grupo. Os meninos, como forma de reforçar a masculinidade. A nicotina contida no tabaco vicia de forma rápida, levando o fumante a aumentar o consumo significativamente.

Doenças === Aproximadamente cinqüenta doenças estão ligadas ao uso do cigarro, como doenças do coração e circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias, dependência química e psíquica, dores de cabeça, cáries, mau hálito, gengivite, alteração no olfato e no paladar, aumento da pressão arterial e AVC e muitas outras doenças.

O cigarro contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas e nicotina, que causa dependência física ou psíquica. Não existem níveis seguros para consumo.  O fumo, de acordo com especialistas em saúde, é a maior causa evitável de morte. Para não ser vitima dele, basta não fumar.  Simples assim.

Impacto econômico global === Os números são alarmantes.  Estudo publicado recentemente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, afirma que o  tabagismo custa à economia global mais de 1 trilhão de dólares por ano.  O número de mortes relacionadas ao tabaco saltará de  6 milhões de mortes por ano  para cerca de 8 milhões, até 2030, sendo que mais de 80% vão ocorrer em países de baixa e média renda.

Tributação === Mesmo sendo pesadamente tributada,  o que a indústria de tabaco paga mundialmente em tributos não ultrapassa 269 bilhões de dólares, bem menos do que serão gastos com tratamentos de doenças decorrentes do tabaco.

Fumante Passivo === Aquele que fica próximo ao fumante é considerado pela medicina um fumante passivo .Sua saúde também é prejudicada,  principalmente as crianças. Mesmo não acendendo o cigarro, ele inala a fumaça e pode apresentar tosse, irritação nos olhos, dores de cabeça, coriza, náuseas, agravamento de doenças respiratórias, cânceres por inalação (vias aéreas, fígado e bexiga).

Benefícios de abandonar o vício === Ao parar de fumar, os benefícios começam imediatamente. Após vinte minutos  a pressão e a pulsação normalizam. Passadas duas horas não há mais nicotina circulando no sangue. Depois de oito horas, o  nível de oxigênio se normaliza no sangue. Entre doze e vinte e quatro horas, os  pulmões já funcionam melhor.  Depois de três  semanas: respiração melhora e a circulação melhora ainda mais. Passado um ano, o  risco de morte por infarto reduz pela metade. Após cinco e dez anos,  o risco de infarto volta a ser o mesmo de um não fumante.

Síndrome da Abstinência === Infelizmente, abandonar o cigarro é muito difícil.  A maioria dos pacientes apresenta a chamada Síndrome de Abstinência: apresentam dor de cabeça, cansaço, tristeza, dificuldade de concentração, aumento do apetite, tremores, sudorese fria nas mãos, modificação do hábito intestinal, insônia ou hipersônia, agressividade comportamental (sintomas que começam a diminuir após 3 dias).  As alterações de humor (raiva, ansiedade e apatia) também são normais.

Tratamento Gratuito === O tratamento contra o tabaco é oferecido pelo SUS e tem como objetivo auxiliar o fumante a desenvolver habilidades que o auxiliarão a permanecer sem fumar. O apoio medicamentoso, quando necessário, também é oferecido pelo SUS gratuitamente.

< com apoio de informações/fonte: Inca

IBCC Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora