SVB lança Guia Alimentar para Crianças Vegetarianas

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) lançará Guia Alimentar especial para ajudar no desenvolvimento nutricional de crianças com até dois anos de idade. Com a iniciativa, a entidade busca eliminar mitos e promover informação de qualidade que contribua com a formação de hábitos saudáveis desde a infância.

Durante o evento, está previsto um coquetel vegano, além de brincadeiras com as crianças presentes e uma roda de conversa com a Dra. Aline Vieira, nutricionista com pós graduação em nutrição materno infantil e responsável pelo Departamento Nutrição Materno Infantil da SVB .

Também é aguardada a presença de famílias que seguem essa alimentação, como Flávia Melissa.  Muitos pais são desencorajadas a oferecer alimentação vegetariana aos seus filhos por falta de informação. Este guia é importante para empoderar as famílias a seguirem seus valores, suas escolhas de forma segura, diz a psicóloga fundadora Portal Despertar.

Formada em 2005, Aline Vieira trabalha como conselheira em amamentação e possui experiência  clínica em alimentação vegetariana e vegana para adultos e crianças. Também atua como palestrante em temas sobre nutrição e saúde materno infantil. “Tudo começa com a  amamentação. Portanto, é extremamente importante que a mãe fique atenta às necessidades nutricionais exigidas para cada fase do aleitamento”, observa a nutricionista. O leite materno é considerado o alimento perfeito para bebês até o sexto mês de idade, sendo aconselhado até os dois anos de idade.

O guia foi elaborado com conteúdo e ilustrações de linguagem fácil e acessível, o que facilita a  compreensão temas técnicos. Separado em sete capítulos, aborda temas que vão desde a  viabilidade da alimentação vegana na infância e passam por questões importantes como o  aleitamento materno, introdução da alimentação sólida, alimentos alergênicos, cuidados médicos e suplementação. Há ainda um espaço dedicado a receitas, com dicas culinárias para refeições veganas.

Amamentação:  O guia informa que, ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, a amamentação é muito mais um mecanismo aprendido do que um ato instintivo. Portanto, buscar apoio e  informação em grupos de apoio à amamentação é essencial. “Para aquelas mães que não conseguem amamentar os bebês, existe a necessidade do uso das fórmulas infantis. A oferta de outros alimentos antes dos seis meses de vida pode provocar desnutrição, deficiência de micronutrientes e obesidade”, alerta Aline. Ela explica que, embora a Sociedade Brasileira de Pediatria não recomende o uso de fórmulas à base de soja, a Academia Americana de Pediatria reconhece esse tipo de produto como alternativa ao leite materno. “As fórmulas infantis à base de soja são usadas há mais de 60 anos e são consideradas seguras e eficientes na substituição ao leite materno”, analisa.

Vitamina  B12 == Ainda de acordo com o guia, a nutrição é essencial para o desenvolvimento e crescimento dos bebês e crianças, e o acesso a uma alimentação saudável é fator essencial para prevenir  doenças e promover a saúde. Vale ressaltar que é preciso atenção redobrada em relação à presença da Vitamina B12 no leite materno, para o caso de mães vegetarianas estritas.

A quantidade deste tipo de vitamina no leite, presente apenas em produtos de origem animal, depende dos níveis encontrados na mãe. Nestes casos, recomenda-se a suplementação da Vitamina B12. Por outro lado, a alimentação da mãe não interfere nos níveis de cálcio, ferro, zinco e cobre que fazem parte da composição do leite materno.

SERVIÇO

  • Brunch de Lançamento do Guia de Alimentação para crianças vegetarianas
  • Dia e horário: 19 de janeiro, sábado, das 10h ao meio dia;
  • Endereço: Casa Convida – Travessa Dona Paula, 11, Higienópolis (São Paulo/SP);

Para baixar gratuitamente:

http://svb.org.br/images/livros/alimentacao-para-bebes-vegetarianos.pdf

Para comprar:

https://loja.svb.org.br/guia-alimenta%C3%A7%C3%A3o-para-beb%C3%AAs-e-crian%C3%A7as-at%C3%A9-2-anos

< com apoio de informações/fonte: Valle da Mídia >

CenterNorte Institucional Maio2019

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora