Movimentação de idosos no posto da 612 Sul para Vacinação contra Influenza

A Prefeitura de São Paulo irá realizar neste sábado (22ago2020), uma ação especial de vacinação contra Sarampo e Influenza. A imunização, no segundo caso, previne a gripe e auxilia diretamente no diagnóstico médico para identificar possível contaminação por Covid-19.

A iniciativa faz parte do Dia Nacional de Mobilização da Campanha de Sarampo e acontecerá em mais de 300 postos volantes espalhados na Capital.

No caso do sarampo, a vacina é indicada para a população de 1 e 2 anos e 15 a 49 anos, de maneira indiscriminada. Para 6 meses a 11 meses e 3 a 14 anos, a vacinação é seletiva e varia de acordo com a situação vacinal de cada indivíduo. É válido ressaltar que a vacina para Sarampo é a tríplice viral, que previne ainda Caxumba e Rubéola.

Já para contribuir com o distanciamento social, os postos volantes serão distribuídos em locais estratégicos, como supermercados, praças, shoppings, drogarias, associações de bairro, igrejas, estações de trem e metrô, entre outros (veja endereços e horários abaixo). Além disso, todas as unidades de saúde do município estarão abertas para vacinação. É sempre válido lembrar que o uso de máscaras é obrigatório e essencial para evitar a contaminação.

Neste ano, mais de 5 milhões de doses de vacinas contra a Influenza A foram aplicadas na capital e a cobertura dos grupos prioritários já soma 92,4%. A Campanha contra o Sarampo começou em 15 de julho já vacinou 405.656 pessoas de 6 meses a 49 anos. Em 2019, para crianças de 1 ano de idade, a cobertura vacinal do Sarampo foi de 98,65%. Neste ano, no primeiro semestre, a cobertura foi de 88,97%.


Encontre o posto de saúde/UBS mais próximo de sua residência – CLIQUE AQUI

Se você tem a carteirinha de vacinação, lembre-se de levá-la. O mesmo é válido para as crianças.


VACINA CONTRA INFLUENZA

Informações do Ministério da Saúde:  A vacinação da Influenza não protege contra o coronavírus, mas vai auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico para a Covid 19, ao descartarem os vários tipos de gripe na triagem da população vacinada.

A influenza é uma doença infecciosa febril aguda com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis e evoluir para formas mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e até a morte, motivo pelo qual a vacina será oferecida inicialmente para idosos e profissionais da saúde, e será disponibilizada, gradativamente para os demais grupos de maior vulnerabilidade.

A vacina influenza trivalente que será utilizada na campanha tem a seguinte composição:

  •  A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09
  •  A/South Austrália/34/2019 (H3N2)
  •  B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria)
VACINA CONTRA SARAMPO

O Ministério da Saúde tem alertado a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo, mesmo com a pandemia da Covid-19 em evidência no país. O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada. A vacinação contra o sarampo é uma estratégia do Ministério da Saúde para interromper a transmissão e eliminar a circulação do vírus no Brasil.  Saiba mais sobre o Sarampo – clique: https://is.gd/N3xL46

SAIBA MAIS:
Triplice viralsarampocaxumba e rubéola
Tetra viral: sarampocaxumba e rubéola + varicela

  • Endereços dos postos volantes: https://is.gd/l9qCS5
  • Endereços escolas da Z.Norte: https://is.gd/wacbBv

<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Saúde / Luciana Giaffone >>


Guarulhos também participa do Dia D da Vacinação

Todas as UBS abrem neste sábado para vacinar contra o sarampo == O Brasil todo promove neste sábado (22ago2020) o Dia D de Mobilização Nacional contra o Sarampo.

A meta é vacinar indiscriminadamente todas as pessoas de 30 a 49 anos, mesmo que já tenham tomado as doses anteriormente, e seletivamente a população de seis meses até 29 anos, ou seja, mediante avaliação da carteirinha para colocar em dia o esquema vacinal. Em Guarulhos, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também o Ambulatório da Criança (Centro) vão abrir das 8 às 17 horas para intensificar a imunização desse público-alvo contra a doença.

Além disso, as UBS Marcos Freire e Nova Cidade também vão oferecer consultas médicas e exames para pacientes que agendaram previamente, bem como atenderão demanda espontânea para atualização de cadastros e dispensação de medicamentos nas farmácias.

Dia D contra o Sarampo

A Mobilização Nacional contra o Sarampo tem por objetivo ampliar a cobertura vacinal da população-alvo como forma de interromper sua disseminação no país. Depois de duas décadas sem circulação endêmica, a doença foi reintroduzida no estado de São Paulo no ano passado.

Atualmente, 29 municípios paulistas mantêm a circulação ativa do vírus, incluindo Guarulhos, onde foram registrados 1.058 casos no ano passado e 34 neste ano. As demais cidades que estão neste ranking são São Paulo, Guarujá, Santos, Ribeirão Preto, Campinas, Bauru, Mogi das Cruzes, Pirassununga, Santo André, Barueri, Bertioga, Bragança Paulista, Cotia, Franca, Francisco Morato, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Jacareí, Mauá, Mogi Guaçu, Mongaguá, Osasco, Pontal, Rio Claro, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo, São Vicente e Taubaté.

Por isso, a Secretaria da Saúde de Guarulhos faz um apelo para que os pais ou responsáveis levem seus filhos maiores de seis meses de idade aos postos, munidos da carteirinha de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se o esquema vacinal está completo. A mesma recomendação vale para os jovens até 29 anos, faixa etária mais acometida pela doença.

Além disso, para que a cidade possa ampliar a cobertura vacinal e atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, devem ser vacinadas todas as pessoas de 30 a 49 anos, mesmo que já tenham tomado as doses anteriormente.

A campanha se estende até o próximo dia 31 e a vacina pode ser encontrada em todas as UBS e também no Ambulatório da Criança (Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, inclusive para a vacinação de rotina das demais faixas etárias. As únicas contraindicações são as mulheres grávidas e crianças menores de seis meses de idade. <<Com apoio de informações/fonte: Comunicação da Prefeitura de Guarulhos >>


 

dzn