Entre os dias 16 de janeiro e 27 de fevereiro, das 15 às 17 horas, o Sesc Santana (Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd.São Paulo/Santana – Informações: (11) 2971.8700 ) oferece aulas gratuitas e abertas de tear, com Sarah Lopes.

A tecelagem é uma das técnicas mais antigas de tecimento e, através da trama do urdume, é possível criar diversos tipos de tecido. Nesta atividade são ensinadas as primeiras técnicas da tecelagem plana, estruturada pela trama e pelo urdume.

Ao longo das aulas, diversas formas, pontos, amarrações e padronagens do tecimento são utilizados com o emprego do tear de pente e liço. Os pontos a serem trabalhados em aula são: ponto tela, listrado regular e irregular, xadrez, duite, mexicano, casinha de abelha, peruano, interlace, borboleta e acabamentos.

O urdume ou urdidura é conjunto de fios de mesmo tamanho posicionados longitudinalmente ao longo do tear. A trama é o fio que corre por cima e por baixo, sempre entre o conjunto de fios de urdidura. Ela percorre as mais variadas posições para formar o tecido e é formada pelas linhas dispostas transversalmente, que transitam com liberdade por entre os fios da urdidura através de uma agulha, compondo  o tecido de forma simples ou com gravuras, conforme a criatividade do tecelão.

Sarah Lopes é artista têxtil formada em design de moda e tecelagem industrial. Trabalhou em confecção de roupas e atualmente dedica-se ao trabalho manual. Atua como professora de tear manual, bordado, ressignificação de roupas e intervenções têxteis. << Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação Sesc Santana / Fotos: Amanda Prado >>

SERVIÇO

  • De 16/01 a 27/02.  às 5ª.feiras, das 15 às 17 horas. Livre.
  • Vagas: 30. Sem retirada de ingressos. Gratuito. Sujeito à lotação.
  • Local: ETA (Espaço de Tecnologias e Artes).
  • Acesso para deficientes – estacionamento – ar condicionado.
  • Estacionamento – R$12,00 a primeira hora e R$ 3,00 a hora adicional – desconto para credenciados.

CenterNorte Institucional Maio2019

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora